Aug
23

O consumidor só vira cliente após a segunda compra

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: E-Commerce Brasil
22 de agosto de 2017 - 18:07

O-consumidor-so-vira-cliente-apos-segunda-compra-televendas-cobranca

O que sua loja tem de mais importante? Para Alexandre Bessa, Professor de Comportamento de Consumo E-Commerce Brasil, é o consumidor, pois tudo começa pelo cliente, afinal, é ele quem manda.

“Existe estímulo, sazonalidades e tráfego orgânico. Na questão orgânica e sazonalidade não podemos interferir, mas o estímulo conseguimos controlar. Por isso eu desafio você medir o small data, ao invés do big data”. Bessa explica que todo estímulo é uma promessa para o consumidor, pois gera ansiedade suficiente para tirar o consumidor da zona de conforto.

Segundo o professor existe quatro ciclos virtuosos do consumidor que precisam ser cumpridos: faça sua promessa, cumpra sua promessa, surpreenda, faça-o retornar.  Bessa comenta que as mídias estão cada vez mais co-dependentes uma das outras, isso força ainda mais entender os diferentes tipos de mídia e quais devemos usar dentro do seu negócio.

Os três tipos de mídia

1. Mídia Comprada: transferência de tráfego para alavancar um canal; links patrocinados, display media e remarketing; catalisador que ajuda a transformar; baixa credibilidade e o efeito cai com o tempo.

2. Mídia Própria: é um canal que a marca controla e alimenta; website, mobile, site, blog; controle de custo eficiente; leva tempo para escalar e é a voz da corporação.

3. Mídia Ganha: os consumidores se tornam um canal; mídia ganha é resultado de uma boa mídia própria coordenada com uma boa mídia comprada; baixo controle e difícil escalabilidade.

Depois de investir nas mídias é necessário entender o funil do consumidor

1. Conhecer: dirigir-se ao seu público

Muitos clientes entram na sua loja, cadastram os e-mails e não compra nada. Se você olhar o small data você vai saber o que fazer com ele. O que oferecer de produto e promoção.

2. Aceitar/Gostar: receber seu público para o primeiro encontro e dar razão para voltarem

O primeiro passo é prometer e cumprir. O segundo, e muito importante, é cumprir e surpreender. O segredo é transformar o cliente no consumidor.

3. Amor: amar é voltar e consumir novamente. Sua moeda é a confiança

Os consumidores precisam confiar em você, afinal, é no seu site que ele vai colocar os dados pessoais e até os dados do cartão de crédito.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: