
O que é sondagem de vendas?
Podemos definir o que é sondagem de vendas como uma etapa do processo comercial em que o vendedor procura entender as atuais dores, problemas e necessidades de seus prospects.
Ao sondar os clientes em potencial, busca-se identificar oportunidades de negócio. A intenção da sondagem de vendas é conectar a solução que o vendedor oferece às demandas e características apresentadas pelo prospect.
As informações obtidas durante a sondagem são utilizadas na construção de uma estratégia argumentativa forte e convincente para despertar o interesse do prospect pelo produto ou serviço que, em um futuro momento, lhe será apresentado.
Por falar em apresentação, as características e as funções da solução a ser comercializada não são apresentadas na etapa de sondagem. O foco está em justamente entender e conhecer o prospect com mais profundidade e conquistar a confiança dele.
Ou seja, sondagem de vendas é uma prática que busca criar um vínculo entre seus produtos e serviços e as necessidades comerciais e até mesmo pessoais dos clientes em potencial.
Confira também estas dicas de abordagem de vendas:

5 boas práticas para a correta sondagem de vendas
Para conseguir concluir uma venda com sucesso, é imprescindível que o vendedor descubra, de fato, o que seu potencial cliente precisa.
Agora que você já sabe o que é sondagem de vendas, veja a seguir 5 dicas para sondar seus prospects de maneira mais eficaz.
1. Pesquise sobre o prospect antes de fazer o primeiro contato
Antes de entrar em contato pela primeira vez com o seu cliente em potencial para fazer as perguntas de sondagem, pesquise sobre ele. Busque saber mais sobre a empresa para a qual você quer vender uma solução e sobre o perfil do decisor de compra.
Pesquise sobre a história da empresa, estude a competitividade do mercado em que ela está inserida, o tipo de produto ou serviço que ela comercializa etc.
2. Saiba quem é a pessoa do outro lado da linha
Nas vendas no mercado B2B, as negociações são feitas entre empresas. No entanto, existe uma pessoa que vai decidir se compra ou não a solução que lhe está sendo apresentada.
Tendo isso em vista, procure entender com mais detalhes as características, necessidades e ambições da pessoa que “bate o martelo” na empresa com a qual você quer fechar negócio.
Dessa forma, será possível direcionar melhor as perguntas de sondagem.
3. Cuidado com as perguntas fechadas
Na sondagem de vendas, a intenção é conseguir extrair informações relevantes dos prospects e que vão ajudar o vendedor a entender melhor suas dores e necessidades.
Nesse sentido, as perguntas fechadas podem atrapalhar o vendedor nessa missão. Isso porque dificilmente é possível conectar a solução oferecida às demandas e características do potencial clientes com base em respostas de “sim”, “não” ou monossilábicas.
Portanto, faça perguntas que possam extrair dos prospects respostas mais descritivas.
4. Evite interromper o prospect
Quando o prospect estiver respondendo suas perguntas de sondagem, evite interromper o raciocínio dele.
Lembre-se de que é nas respostas que estarão informações valiosas sobre o perfil do prospect e suas atuais necessidades.
5. Saiba reconhecer caso a sua solução não for ideal para o prospect
Durante a sondagem, pode acontecer de o vendedor chegar à conclusão de que a solução oferecida não é ideal para o prospect.
E está tudo bem!
Evite forçar uma venda a qualquer custo, pois isso pode gerar insatisfação e comprometer a imagem da sua empresa.
Exemplos de sondagem de vendas: 7 perguntas que você pode fazer para os prospects
Confira a seguir alguns exemplos de sondagem de vendas com 7 perguntas que você pode fazer:
Quais são os maiores desafios que a sua empresa tem enfrentado ultimamente?
Como é a sua percepção sobre o mercado da sua empresa hoje?
Como você organiza e estrutura as equipes e os projetos da sua empresa?
O quão presente é a tecnologia nas rotinas da organização?
Que metas a sua empresa tem tentado realizar neste ano?
Como a sua empresa lida com a sazonalidade?
Como é feito o cadastro e a gestão de dados dos seus clientes?
Bom, ficou claro o que é sondagem de vendas? E o que achou das nossas dicas?
Lembre-se de que as perguntas vão depender do tipo de solução que você tem a oferecer.
Um bom software de CRM pode fazer toda a diferença na hora de sondar seus clientes.
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