Jun
30
29 de junho de 2025 - 12:02

Conversão-em-vendas-6-dicas-para-melhorar-o-desempenho-da-sua-empresa-televendas-cobranca-2

O que significa conversão?

Conversão significa mudar de um estado para outro; tomar uma decisão que vai te levar do ponto A ao ponto B. O ato de converter tem a ver com induzir comportamentos e ações que vão direcionar a pessoa a um propósito previamente estabelecido.

Para as empresas, a conversão pode significar levar o potencial cliente a preencher um formulário, se cadastrar na newsletter, baixar um e-book e adquirir um produto ou serviço.

O que significa conversão em vendas?

A conversão em vendas significa adotar estratégias de negócio que façam o cliente em potencial avançar pelas etapas do funil de vendas até que ele chegue à base e tome a sua decisão de compra, adquirindo o produto ou serviço oferecido pela empresa.

Sempre que uma venda é realizada, dizemos que o lead foi convertido em cliente. Quando, por exemplo, um usuário do Instagram se depara com um anúncio de uma loja de tênis, clica no anúncio que o leva para o site da loja, escolhe o modelo do tênis e finaliza a compra, temos aí uma conversão em vendas.

Da mesma forma, um lead B2B que entra em contato pelo site e pede um orçamento, ao fechar esse negócio, gera uma conversão em vendas – assim como tantos outros exemplos, que variam de acordo com o processo comercial de cada organização.

Ao passar de uma etapa para outra de seu processo comercial, o cliente converteu uma ação, passando de prospectos para lead, por exemplo.

O que é conversão no marketing digital?

A conversão no marketing digital se refere às estratégias voltadas para o ambiente online e que têm como objetivo fazer com que leads e prospects tomem certas decisões que os qualifiquem e os aproximem da decisão de compra. Um exemplo de conversão no marketing digital é quando um visitante do blog ou do site da empresa cai em uma landing page e fornece alguns dados cadastrais em troca de algum conteúdo rico, como um e-book ou um webinar.

Ou quando o seguidor da empresa assiste a um story no Instagram e “arrasta pra cima” para acessar um conteúdo no blog da empresa ou conseguir um cupom de desconto. Ações como essas podem ser consideradas como conversão no marketing digital.

6 dicas de como fazer conversão de vendas?

Para que você possa obter sucesso na conversão de vendas, é importante seguir algumas dicas fundamentais.

1 – Crie landing pages amigáveis e atraentes

As landing pages, ou páginas de captura, são capazes de aumentar consideravelmente as suas chances de conversão. Portanto, crie landing pages com visual atraente, com botões e campos de fácil visualização e layout amigável.

E, falando em estratégia de conversão, aproveite os recursos digitais disponíveis para testar títulos, benefícios e ofertas que possam levar ao melhor resultado.

2 – Otimizar conversão nos diferentes pontos de contato

Saiba quais são os principais pontos de contato com o seu potencial cliente ao longo da jornada e otimize as estratégias de conversão considerando os diferentes canais utilizados.

Para tanto, é essencial contar com ferramentas como sistema de CRM e plataforma de automação de marketing, que irão consolidar esses dados e possibilitar que você entenda a performance de cada fonte de aquisição.

3 – Mapeie a jornada de compra

Ao fazer o mapeamento da jornada de compra, você poderá adotar estratégias de conversão mais condizentes com o momento em que cada lead se encontra nela.

4- Faça uso de gatilhos mentais

A conversão em vendas também passa pelo uso de certos gatilhos mentais para persuadir os leads a acelerarem determinadas decisões. Alguns dos gatilhos são: escassez, urgência, reciprocidade, exclusividade e prova social.

5 – Invista na automação de marketing

Com a automação das estratégias de marketing, é possível ganhar escalabilidade e aumentar a produtividade. Os conteúdos certos chegam para os leads certos no momento mais adequado da jornada de compra.

6 – Envie leads qualificados para o time de vendas

Especialmente em estratégias Inbound, antes de encaminhar os leads para o time de vendas fazer a conversão, busque qualificá-los até que eles estejam maduros o suficiente para receber uma proposta comercial.

Leia mais: 5 dicas para escrever artigos com alta conversão de leads

Então, ficou claro o que significa conversão?

Incorpore esse conceito às suas estratégias de marketing e vendas e obtenha melhores resultados.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: