Sep
24
23 de setembro de 2025 - 17:01

Mailing-B2B-melhores-ferramentas-para-facilitar-a-prospecção-televendas-cobranca-1

Você sabia que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) determinou que usar o e-mail de uma pessoa sem sua autorização pode causar uma multa de 2% do faturamento do negócio ou de até R$50 milhões? Por isso, é necessário ter cuidado ao montar seu mailing B2B! Aprenda como conseguir e-mails das empresas de forma legal e eficiente.

O que é mailing B2B?

O mailing B2B é uma lista de informações sobre empresas (pessoas jurídicas) que inclui dados como e-mail, telefone, endereço, perfis nas redes sociais, site, entre outros. Ele pode ser montado com prospecção ativa e passiva, comprado ou então gerado a partir de ferramentas que usam inteligência artificial e Big Data.

Como funciona o mailing B2B?

O mailing B2B funciona com a coleta de dados de empresas e a segmentação dos clientes em listas para personalizar o contato com o lead. Como o objetivo é vender para uma pessoa jurídica, essa prática visa os profissionais com poder de decisão, como gestores e executivos.

Saiba que a ideia não é entrar em contato com todos e sair oferecendo seus produtos/serviços. Invista na qualificação de leads, conheça melhor seus potenciais clientes, prepare uma abordagem impactante e foque na geração de valor para sua marca.

Quando falamos sobre mailing B2B, tenha em mente que qualidade é melhor do que quantidade. Principalmente quando falamos sobre prospecção de clientes B2B.

Ao contratar uma ferramenta de mailing e filtrar leads que possuam o perfil do cliente ideal do seu negócio, não se esqueça de que apenas a fase da prospecção foi facilitada, e, por isso, há ainda muito trabalho pela frente: nutrição, preparação, acompanhamento, negociação, conversão e fidelização.

Além disso, o mailing é algo construído ao longo dos anos, logo, ele deve incluir não apenas novas oportunidades, mas também clientes atuais e antigos.

Como conseguir e-mail das empresas?

Para conseguir e-mail das empresas é fundamental, antes de tudo, encontrar uma ferramenta de mailing confiável e que siga as determinações da LGPD. E, claro, ela precisa entregar contatos qualificados e atualizados, que condizem com as soluções do seu negócio.

Porém, quando há compra de listas prontas de mailing de clientes os dados, geralmente, não estão 100% atualizadas. Ainda mais no mundo em que vivemos, que muda a cada instante.

Logo, uma das melhores formas de conseguir e-mails de clientes jurídicos é por meio de ferramentas que usem a tecnologia para buscar, em tempo real, quais prospects são os ideais. Assim, sua prospecção ativa fica mais assertiva e eficiente.

Vale a pena investir em uma ferramenta de mailing?

Pelo o que já dissemos até aqui, a resposta é: sim, vale a pena investir em ferramentas de mailing B2B, mas apenas naquelas que oferecem inteligência artificial e Big Data para encontrar dados atualizados sem infringir a lei.

O mailing, quando bem-feito, é uma excelente oportunidade de construir e estreitar o relacionamento com leads e clientes. Isso porque, ao escolher o conteúdo certo para cada canal de comunicação, o consumidor é impactado pela marca e a vê como parceira e facilitadora do crescimento da sua empresa.

Veja os principais benefícios de adotar estratégias de mailing de clientes B2B:

tornar-se autoridade no seu setor de atuação;

melhorar o relacionamento com o cliente;

gerar valor para sua empresa e soluções oferecidas;

aumentar o engajamento do público;

elevar as vendas;

reduzir o ciclo de vendas;

manter a primeira etapa do funil de vendas sempre cheia;

aumentar a produtividade da equipe de prospecção.

Quais são as principais ferramentas de mailing B2B?

As ferramentas de mailing B2B mais usadas são:

automação de e-mail marketing: que cria e dispara e-mails de forma automática para listas segmentadas de leads e clientes;

redes sociais e aplicativos: o mailing pode ser enviado de forma automática para contatos de redes sociais, como Linkedin, ou de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. Basta iniciar uma lista de transmissão e nutrir seus prospects e clientes com informações de qualidade, guiando pela jornada de compra;

SMS: engana-se quem pensa que o SMS morreu. Ele ainda é lido e bastante usado por empresas de diversos portes e segmentos. Uma boa ferramenta de mailing via SMS dispara mensagens de forma automática;

ligação telefônica: a técnica do cold calling 2.0, aplicada na prospecção ativa por telefone, permite gravação das ligações e dos dados gerados durante a conversa.

Como usar as listas de e-mail de empresas?

A boa notícia é que dá para combinar diversas formas de usar as listas de e-mails de empresas. Contudo, antes de criar estratégias e conteúdos para cada canal, segmente sua base de contatos para personalizar ainda mais a mensagem.

Outro ponto essencial é determinar um objetivo para cada ação de mailing: é atrair o lead? Educar o público? Reforçar a autoridade e a reputação da marca? Avisar de lançamento de produtos/serviços? Oferecer condições especiais por tempo limitado?

Depois de segmentar os clientes e definir uma ou mais metas para uso do mailing, saiba como essa lista de clientes B2B pode ser usada nas empresas!

Newsletter e e-mail marketing

Classifique seus conteúdos por etapas do funil de vendas e envie-os de acordo com o estágio que o lead se encontra. Dessa forma, há maior possibilidade do potencial cliente abrir e ler o e-mail enviado.

Cuidado com a frequência de envios e a repetição de assuntos em e-mails seguidos. Isso pode afastar as pessoas da sua marca, gerando bloqueios e spams.

Entre os conteúdos para envio de e-mail, podem ser:

novidades da marca;

promoções;

agradecimentos;

notícias do setor;

textos do blog;

vídeos;

etc.

WhatsApp e Telegram

Crie listas de transmissão de acordo com a etapa que o lead se encontra no funil. Se o contato já for cliente, inclua-o em uma lista voltada a seu setor de atuação ou produtos/serviços comprados.

O ideal é segmentar bastante seus contatos no WhatsApp, enviar conteúdos de forma periódica e analisar no CRM as interações com a empresa, as respostas recebidas, as conversas que continuaram no modo privado etc.

Ligação telefônica

Estude seu lead antes de realizar o primeiro contato com ele. Quais são suas necessidades? Seus maiores desafios? O que pode ser melhorado na empresa dele? Como suas soluções vão agregar valor?

Mala direta

Muitas empresas ainda trabalham com mala direta, que é uma correspondência física enviada de forma periódica aos clientes e leads. Ela pode incluir revistas corporativas, catálogos, folders etc.

Para garantir um uso eficaz do mailing B2B, não se esqueça de contar com boas ferramentas e treinamentos adequados do time de vendedores. Atrair e conquistar clientes não é fácil, por isso, utilizar a tecnologia a seu favor é um dos primeiros passos para potencializar seus processos e resultados!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: