
A tecnologia VoIP é uma maneira mais econômica de obter uma linha telefônica comercial em comparação com as linhas tradicionais. Mas, antes de decidir se você deve implementá-la ou não, é preciso entender exatamente o que é VoIP.
O que é VoIP e como funciona?
VoIP é uma tecnologia que possibilita a transmissão de chamadas de voz pela internet em vez das redes telefônicas tradicionais, funcionando por meio de um áudio convertido em pacotes de dados. Essa solução econômica e flexível traz recursos avançados, como gravações e integração com outras ferramentas de comunicação.
Parece bastante inovadora, não é mesmo?
Na verdade, a tecnologia VoIP foi criada na década de 90, mas somente nos últimos anos ela ganhou popularidade e se tornou uma escolha amplamente adotada por empresas e usuários em todo o mundo.
Afinal, com o acelerado avanço da internet e o aumento da velocidade das conexões, foi preciso encontrar uma forma mais eficiente para estabelecer a comunicação de voz e, para isso, o VoIP se apresentou como a opção mais viável e assertiva.
Como utilizar o VoIP?
Agora que você já sabe o que é VoIP e como funciona, vale conhecer os diferentes formatos para aplicar essa tecnologia. São os seguintes:
ferramentas e aplicativos de VoIP: ferramentas de VoIP como Skype e WhatsApp permitem chamadas de voz e vídeo pela internet, ideais para comunicações pessoais ou equipes menores;
provedores de serviço VoIP: são soluções mais abrangentes, com planos que envolvem suporte técnico e recursos mais avançados, perfeitos para empresas;
PABX virtual: soluções que disponibilizam recursos de gerenciamento de uma rede interna de telefonia com ramais e funcionalidades avançadas, sendo uma escolha mais robusta para empresas ou equipes maiores;
telefone IP: dispositivos dedicados especialmente projetados para o uso com VoIP que possuem conectores RJ-45 para conexão direta à rede de internet e são equipados com o software apropriado para realizar chamadas VoIP;
adaptadores VoIP (ATA – Analog Telephone Adapters): aplicações de conversão de telefones analógicos tradicionais em dispositivos VoIP.
Quais as vantagens das ferramentas VoIP?
As ferramentas VoIP propiciam uma série de benefícios que desburocratizam processos internos, melhoram a satisfação do cliente e elevam os resultados globais de uma empresa.
Entenda, com mais detalhes, quais são as principais vantagens do VoIP:
Economia de recursos
Como falamos no início, o VoIP utiliza a tecnologia IP para transmitir chamadas de voz pela internet, o que elimina a necessidade de linhas telefônicas analógicas.
A conversão do áudio em pacotes de dados otimiza a utilização da largura de banda, resultando em chamadas mais econômicas. Além disso, o VoIP permite o uso de codecs de compressão eficientes, o que reduz o consumo de dados em tempo real.
Escalabilidade
O VoIP possui arquitetura baseada em protocolos IP, tornando-o altamente escalável. No caso, a adição de novas linhas telefônicas é simples, dispensando instalações físicas adicionais.
Assim, as centrais telefônicas IP ajustam a capacidade do sistema conforme a demanda, permitindo atender novos clientes e lidar com picos de demanda sazonal. A comunicação permanece eficiente e sem interrupções, tanto para equipes de vendas quanto para o atendimento ao cliente.
Flexibilidade
Sabendo o que é VoIP, fica claro que as chamadas de voz podem ser realizadas por intermédio de diversos dispositivos, o que é possível devido à compatibilidade com softwares e aplicativos VoIP, que têm funcionalidades completas de telefonia.
Com isso, o VoIP proporciona alta flexibilidade, uma vez que as equipes de vendas e atendimento ao cliente podem utilizá-lo aonde quer que estejam, podendo realizar chamadas para clientes e oferecer suporte a qualquer momento.
Facilidade de instalação
A implantação é mais simples do que a instalação de sistemas telefônicos tradicionais, possibilitando que as equipes se concentrem em suas atividades principais, como a comunicação com o cliente, sem atrasos ou barreiras.
Segurança
A segurança dos dados dos clientes é primordial. Para garantir a privacidade das interações, o VoIP conta com criptografia de chamadas, o que ajuda a proteger as informações confidenciais durante as ligações.
Melhoria no atendimento ao cliente
O VoIP dispõe de recursos avançados que facilitam a gravação de chamadas em históricos acessíveis e viabilizam a transferência de conversas para outros membros da equipe, dois aspectos extremamente úteis para melhorar o atendimento ao cliente.
A propósito, a transferência de chamadas ajuda a:
acelerar o atendimento ao cliente;
oferecer contatos mais personalizados;
reduzir o tempo de espera;
facilitar a colaboração interna.
Os aplicativos VoIP são muito importantes para tornar a comunicação com o cliente mais eficiente e os processos internos otimizados.
Integração com outras ferramentas
Os provedores de serviços VoIP geralmente oferecem APIs que permitem a integração com outras ferramentas e aplicativos, sendo possível incorporá-los a sistemas de CRM, plataformas de atendimento ao cliente, softwares de colaboração e muito mais.
Nesse sentido, a integração entre VoIP e CRM é especialmente relevante para equipes de vendas e atendimento, visto que podem acessar os dados dos clientes durante as chamadas e interagir de modo mais personalizado.
Como efeito, a satisfação do cliente é elevada, os resultados das vendas e atendimento são aprimorados e a equipe se torna mais produtiva.
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