Sep
11
10 de setembro de 2018 - 18:08

Como-o-voip-funciona-e-por-que-e-cada-vez-mais-popular-televendas-cobranca

Como o VoIP funciona?

Explicar o que é o VoIP e como o VoIP funciona pode seguir dois caminhos. Um deles é o mais preciso, e também mais complexo e técnico. Nesse caso, para explicarmos o que é o VoIP, primeiro é preciso apresentar o seu significado: VoIP significa Voz sobre Protocolos de Internet. Voz porque é um meio de comunicação que funciona como um telefone (isto é, uma comunicação que se baseia na voz), e Protocolos de Internet porque essa comunicação se faz possível ao utilizar os protocolos de comunicação, que todo device conectado à internet usa, para efetuar, justamente, as trocas de voz.

Ou então, podemos seguir o outro caminho para explicar como funciona o VoIP. Nesse caso, basta dizer que uma comunicação de VoIP é como uma chamada de telefone, que em vez de ser feita por uma linha telefônica, é feita pela internet.

O VoIP é mais popular do que parece

Quando falamos de VoIP, quase sempre nos referimos à comunicação empresarial. Porém, você provavelmente já faz uso dessa tecnologia no seu dia a dia e nem tem se dado conta disso. Por exemplo, há não muito tempo, o Whatsapp lançou seu serviço de ligações. Uma vez um aplicativo somente para troca de mensagens, o Whatsapp começou a permitir que chamadas de voz fossem realizadas a partir dele, evitando que o usuário tivesse que gastar com o uso da linha telefônica. Essa ligação, portanto, é feita pela internet. Ou seja, é feita a partir de uma tecnologia VoIP.

O Whatsapp não foi o primeiro a ter essa funcionalidade, até porque o VoIP não é uma novidade. Essa tecnologia já existe desde a década de 1990, sendo que recentemente começou a se popularizar com a massificação e melhora da qualidade da rede. Dessa forma, ela oferece uma opção mais barata, e com muito mais controle, do que a ligação convencional.

Vantagens do VoIP para a sua empresa

Se para as interações pessoais o VoIP é uma boa solução, para as empresas ele é um grande facilitador. Primeiramente, e este talvez sendo o seu principal benefício, o VoIP permite reduzir custos de telefonia. Cada ligação telefônica feita para fora do seu PABX possui um custo, muitas vezes elevado, que será cobrado a partir da linha, enquanto que com o VoIP as coisas acontecem de forma diferente.

Ligações internas, isto é, para todo e qualquer telefone com ramais que fazem parte do PABX IP da empresa, ocorrem de maneira gratuita. Como já acontece com um PABX, ligar para um ramal não possui nenhum tipo de cobrança. Além disso, uma vez que o VoIP faz uso da internet, ligar para outros dispositivos, mesmo os externos, que acessarão a ligação também pela internet não terá custo nenhum. É como a ligação feita pelo Whatsapp, que não possui nenhum tipo de cobrança por quantidade ou tempo de ligação – havendo, somente, o consumo de dados de internet.

Agora, quando for feita uma ligação para outro telefone comum, que não faz parte dos ramais da empresa, será feita uma cobrança, a qual costuma possuir valores menores dos cobrados pelas operadoras telefônicas. Dessa forma, reduzir custos de telefonia é algo (felizmente) inevitável quando adota-se o VoIP.

Que saber mais? Então clique no link para conhecer nossa opção de VoIP: http://bit.ly/NovaxTelecomVoIP

E, como sempre, deixe seu comentário e compartilhe conosco a sua opinião.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: