May
08
07 de maio de 2026 - 17:12

Desenrola-incentiva-reducao-do-vicio-em-jogos-diz-debora-freire-televendas-cobranca-1

O Desenrola 2.0, voltado para renegociação de dívidas e educação financeira, incentiva a redução do vício em apostas ao vedar o acesso de beneficiários a jogos online, afirmou Débora Freire, secretária de Política Econômica da Fazenda, no UOL News – 2ª edição, do Canal UOL.

Segundo a secretária, o programa busca aliviar o endividamento de famílias e pequenos negócios, mas coloca limite ao perdão de dívidas e aposta na negociação ativa com bancos.

“Esse é um ponto bem importante do programa. Estudos nossos e de várias outras outras instituições também têm mostrado uma correlação muito alta entre famílias endividadas e o acesso às plataformas de bets. Vimos a necessidade de fazer esse condicionamento da renegociação, ou seja, a pessoa foi beneficiada pelo programa não pode acessar sites de aposta por doze meses.”

“A partir do acesso ao programa, o que estamos fazendo é deixar essa pessoa fora do acesso a essas plataformas por doze meses. Consequentemente, entendemos que estamos gerando incentivos e auxiliando a redução do vício em jogos.”

- Débora Freire, secretária da Fazenda

Débora afirma que o foco do Desenrola é a renegociação, não o perdão amplo, e que o teto de R$ 100 para dívidas perdoadas serve para estimular acordos entre devedores e bancos.

“O programa todo foi pensado para trazer esse alívio às famílias para resolver um problema econômico e social. Ao mesmo tempo, entendemos que a questão do perdão de dívida deve ficar restrito mesmo só um valor que a gente considera como um teto baixo para um endividamento que consideramos que pode ser perdoado.”

“Por isso que temos esse teto de R$ 100 de perdão, visto que é preciso haver de fato um processo de renegociação para dívidas maiores.”

“O incentivo aqui é para a necessidade de as instituições financeiras destinarem recursos para programas de educação financeira. É um programa que pode ter efeitos estruturais.”

“As pessoas querem de fato se tornar parte desse processo de solução do problema. Por isso, o foco desse programa é a renegociação.”

- Débora Freire, secretária da Fazenda

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: