
Os recrutadores descobrem quem é quem no mundo executivo pela internet, diz o caça-talentos Joseph Teperman, 34, que está no mercado de seleção de executivos desde 2005.
A busca por vagas pela web tem suas particularidades -ela facilita a checagem de dados, por exemplo, então, nem cogite mentir no currículo.
Veja abaixo quatro dicas dele para uma busca por colocação mais efetiva na internet.
Não atire para todos os lados
Não se candidate a todas as vagas, só para as que forem compatíveis como seu perfil. Se você entrar em uma disputa por um emprego que claramente não é para você, parecerá desesperado.
Atualize seu perfil
Os processos seletivos se iniciam, cada vez mais, com a consulta ao LinkedIn. Por isso, mantenha um perfil atualizado e bem trabalhado, com as informações essenciais sobre a trajetória profissional.
Não pressione
Por mais angustiante que seja esperar, não adianta pressionar o contratante com e-mails para que ele responda se você será chamado para a vaga ou não. A não ser que você seja próximo do recrutador.
Tempo e concisão
Em vez de escrever um e-mail padrão e enviar a muitos destinatários, pesquise quem é a pessoa que irá receber o texto e invista tempo em cada mensagem. Ao redigir, busque ser o mais conciso possível.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.