
Clientes mais conscientes estão usando a internet para ter seus direitos reconhecidos
Por: Stephanie Tondo
A internet ganha destaque, após ter se tornado a principal aliada dos clientes na luta por seus direitos. Se antigamente os problemas que não eram resolvidos diretamente com a empresa precisavam ir à Justiça para ter fim, hoje os consumidores reclamam nas redes sociais e, em um clique, conseguem uma solução por parte das companhias. Pensando nisso, o Procon-RJ vai lançar na próxima semana um aplicativo em tablets e smartphones para registrar queixas.
Para Marcos Antônio de Sousa, diretor da Superação Treinamentos e Consultoria, o cliente hoje está mais exigente e bem informado. “O consumidor não aceita mais qualquer coisa. Se ele é mal atendido na loja, vai para a casa e compra na internet, com todo o conforto”, diz.
Isso influenciou também as reclamações, que com as redes sociais ganham mais repercussão, já que as pessoas comentam e até compartilham as críticas publicadas. “As empresas perceberam isso, o que é muito positivo para o consumidor, que ganhou mais um canal de comunicação com as companhias, além de conseguir soluções mais rápidas e menos traumáticas”, explica.
É o caso da estudante de Publicidade Carina Vianna Derschum, 24 anos, que depois de tentar os canais próprios de atendimento ao cliente e não obter resposta — ou solução satisfatória — recorre sempre às redes sociais. “Já tive problemas com um site de compras coletivas. Tentei resolver por e-mail e nada. Coloquei no Twitter e resolveram rapidinho. A mesma coisa com uma fabricante de celulares”, conta. Segundo ela, empresas menores são as que costumam ter o melhor atendimento nas redes sociais.
O técnico em informática João Baptista Alonso Alvares Neto, 26 anos, concorda que companhias maiores muitas vezes não dão tanta atenção às críticas na internet. “Geralmente, quando reclamo de empresas de telefonia no Facebook ou Twitter, não dá em nada. Eles simplesmente bloqueiam”, diz.
Apesar disso, ele já teve experiências positivas. “Uso as redes sociais só em último caso, mas se for uma empresa séria, funciona. Já tive problemas com um site de filmes online e só foi resolvido depois que mandei uma mensagem para o perfil deles no Facebook”, explica.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.