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Conheça os seis hábitos de palestrantes profissionais

por: Afonso Bazolli
em: Notícias
fonte: Monkey Business
18 de janeiro de 2015 - 14:07

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Susan Greco escreveu um artigo muito bacana na Inc, com diversos insights de palestrantes profissionais a respeito de seus hábitos quando precisam planejar uma apresentação, e o foco dessas dicas de hábitos servem muito bem para empreendedores que estão começando a corrida empresarial e precisam se apresentar com sucesso e postura profissional.

Palavra por palavra

Conhecendo o objetivo de sua apresentação, certifique-se de que você equilibrará todas as informações do primeiro ao último slide. Informações como oportunidades de mercado, projeção de rentabilidade e o que o investidor terá de benefícios devem ser claros para evitar dúvidas no final.

Prove

Ao apresentar um projeto, as principais características que investidores procuram (e avaliam) são qualidade, agilidade e preço. Não preciso dizer que eles querem, na respectiva ordem, que um projeto seja ótimo, rápido e barato. Para isso, precisa estar em seu DNA o seguinte pensamento: É bom que as pessoas precisem (de seu projeto), melhor ainda se elas não conseguirem viver sem (ele). Portanto, faça uma projeção financeira do retorno que eles teriam de investimento, ou então quais benefícios os consumidores terão.

Pense grande

Investidores não baixam suas expectativas por estarem ouvindo empreendedores que estão começando do zero, eles possuem visão e querem saber até onde você projetou sua ideia, se você também tem visão sobre o que está apresentando. Pense não apenas na história que irá apresentar, mas também no retorno a curto e longo prazo.

Eleve-se

Mesmo que você não seja o CEO, se você está no palco para apresentar você representa toda a equipe e possui grande atenção de quem irá te assistir – aproveite este momento em que os investidores estarão te ouvindo e não se esqueça de falar sobre as realizações que endossam seus valores profissionais e lembre-se, também, de elevar os valores de sua equipe.

Justifique cada centavo

Os detalhes importam e mostram que você é um bom profissional. Pessoas que especificam o investimento necessário geralmente conquistam adesão (e confiança) de investidores.

Planeje (e compartilhe) futuras contratações

Nem todo profissional com um bom projeto possui uma equipe completa para realiza-lo, e isso não é uma barreira. Portanto inclua em seu planejamento, assim como em sua apresentação, quais tipos de profissionais você precisará contratar e conte os detalhes, do perfil ao investimento necessário para cada um. Investidores apreciam ajudar a encontrar profissionais que serão úteis para lhes gerar retorno financeiro, e quem sabe ele mesmo não tenha alguém para indicar?

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