Sep
08

5 dicas de ouro para o atendimento nas Olimpíadas

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: Mundo do Marketing
07 de setembro de 2015 - 18:07

5-dicas-de-ouro-para-o-atendimento-nas-olimpiadas-televendas-cobranca

Personalização, experiência, consultoria, foco e simpatia devem guiar o relacionamento das marcas com os consumidores não apenas durante do período das competições

Segundo o Ministério do Turismo, o Brasil recebe cerca de 6 milhões de turistas estrangeiros anualmente. Graças aos Jogos Olímpicos do Rio no ano que vem, a estimativa é que o fluxo de pessoas aumente em pelo menos meio milhão. Por isso, os estabelecimentos que vão receber os visitantes – como hotéis, bares e restaurantes – precisam se atentar ao padrão de atendimento para deixar clientes satisfeitos, dispostos a indicarem o local e retornarem em outra oportunidade. Confira algumas dicas para um atendimento olímpico:

5-dicas-de-ouro-para-o-atendimento-nas-olimpiadas-televendas-cobranca-interna-1

Experiência

Não basta um atendimento eficiente para tornar a visita inesquecível. É necessário tornar a experiência do cliente especial e única, seja com cuidados com o ambiente (tornando-o acolhedor e impecável em questão de visual e higiene), seja no tratamento interpessoal. Vale investir em melhorias e detalhes que fazem a diferença para quem vem de longe e quer ser bem recebido.

Personalização

Há clientes que adoram conselhos do atendente, que muitas vezes conhece bem não apenas os produtos e serviços, mas também a cidade. É provável que o turista queira outras informações (por exemplo, uma indicação de passeio ou ponto turístico). O ideal é estar preparado para atender, anotando dicas. Essa atenção faz toda a diferença.

Foco

Ouvir com atenção cada pedido, principalmente se o cliente for de outro país e não falar a língua ou tiver um sotaque carregado, é essencial. Atender o consumidor exatamente em sua necessidade pode conquistá-lo – por exemplo, mesmo em um dia de grande movimento no estabelecimento, não deixá-lo esperando o chope por muito tempo.

Simpatia

A primeira impressão pode não ser a que fica, mas é a que prevalece. Sempre que um cliente novo chegar, é hora de mostrar o sorriso no rosto e o prazer em atendê-lo – uma característica famosa dos brasileiros – ou mesmo um mimo que o conquiste. Ele deve se sentir especial em sua visita ao estabelecimento – o que pode aumentar as chances de torná-lo um apaixonado pela atmosfera alegre da cidade maravilhosa

*Autor: José Worcman – sócio-diretor e fundador da OnYou, empresa de cliente oculto no Brasil, e presidente da MSPA-LA, divisão latino-americana da Mystery Shopping Providers Association.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: