
James Hunter em seu livro O monge e o executivo escreve “Líder é aquele que direciona, constrói equipes e inspira outras pessoas por meio de exemplos e palavras. O administrador só é considerado líder até sua personalidade, caráter, seu conhecimento e sua habilidade nas funções de liderança serem reconhecidos e aceitos pelos outros envolvidos”. Os líderes bem sucedidos aprendem a lidar com o poder inerente ao seu cargo e que a liderança está ligada à capacidade de estabelecer objetivos comuns com seus liderados. Descobrem bem cedo que o poder formal do cargo de liderança pode gerar obediência, mas o comprometimento precisa ser conquistado.
Liderar na era da informação requer muito mais do que um chefe pode proporcionar, por isso costumo usar uma frase em meus treinamentos … “aquele que acha que lidera, mas não tem ninguém que o siga, está apenas dando um passeio.” John C. Maxwell – Você nasceu para liderar.
Que tipo de líder as empresas procuram? Com certeza aquele que não pensa pelas pessoas, mas as ajuda a pensarem e que tem impulso e desejo de mudar, fazer o melhor. Acredita em si e em sua causa, não deseja ter apenas seguidores leais, mas busca arduamente desenvolver cada pessoa de sua equipe para estarem aptos para assumirem a liderança quando for necessário. “Liderar é comunicar às pessoas seu valor e seu potencial de forma tão clara que elas acabem por vê-los em si mesmas”. Stephen R. Covey – Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes.
Para liderar é preciso entender que nem todas as pessoas se motivam com desafios permanentes, mas a maioria delas se sente motivada se lhes forem apresentados os significados desses desafios. Muitos líderes destroem equipes fazendo com que profissionais talentosos saiam da empresa pois não valorizam a equipe mesmo quando há esforço máximo. Isto desmotiva e faz com que os profissionais insatisfeitos busquem novas perspectivas, porque não aguentam mais o ambiente de trabalho.
O que chama a atenção nos piores “chefes” é que tudo gira em torno deles. Agem como se todo mundo tivesse de trabalhar para eles. Acreditam que podem usar as pessoas e depois descartá-las. São o oposto do líder ideal, que está disposto a auxiliar os profissionais a serem bem sucedidos, a se qualificarem. Ajudar os profissionais para que melhorem suas deficiências e sensibilizá-los a verem a necessidade de mudar, a reconhecerem problemas estruturais que precisam ser corrigidos. Aliás todos, incluindo os gestores, precisam identificar características indesejáveis e corrigi-las.
Concluindo, para uma liderança efetiva, a chave é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos. Liderança para Peter Drucker “É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos. Um líder é alguém que identifica e satisfaz as legítimas necessidades de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir ao cliente”.
Lembrando que qualquer que seja o profissional ou a geração com a qual se relaciona, não existe um estilo de liderança ideal, é preciso conhecer as características pessoais ou do grupo que lidera para adotar o estilo adequado para aquele momento específico. Liderança também é uma questão de atitude.
Excelente trabalho a todos!!!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.
Excelente texto