set
14
14 de setembro de 2012 - 0:02 - atualizado às 0:07

Redes-sociais-influenciam-metade-dos-paulistanos-a-comprar-pela-web-televendas-cobranca

Pesquisa da Fecomercio SP com mil internautas foi feita em maio de 2012. Na capital, 87,94% dos internautas fazem parte de alguma rede social.

Pesquisa com cerca de mil internautas de São Paulo revelou que informações veiculadas nas chamadas redes sociais, como Orkut, Facebook e Twitter, influenciam as decisões de compra, pela internet ou não, de 48,64% dos consultados. O estudo foi feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio SP), em maio.

A grande maioria dos internautas paulistanos participa de redes sociais. Na capital, 87,94% dos internautas fazem parte de alguma destas redes, índice que aumenta para 92,08% na faixa entre 18 e 35 anos. Deste total de internautas, cerca de um quatro (25,17%) fazem compras por meio das redes sociais. Dos que ainda não o fizeram, 18,79% se mostraram propensos a aderir a este tipo de compra, segundo a pesquisa.

A pesquisa sobre o comportamento dos usuários da internet tem por objetivo identificar hábitos de consumo na rede mundial de computadores, uso de redes sociais e questões relacionadas aos crimes eletrônicos.

O Facebook é a rede social mais popular entre os internautas, com a preferência de 90,02% dos paulistanos em 2012, aumento de 35,98% em relação ao ano passado. O Twitter também teve um aumento expressivo, de 11,89 pontos percentuais, e agora é utilizado por 30,95% dos internautas, conforme apontou o estudo.

Além disso, os pesquisadores constataram que mais da metade dos paulistanos utilizam a internet para fazer compras, o chamado e-commerce: 62,71% do total de internautas consultados, o que representa um crescimento de 11,21% em relação a 2011. A praticidade no momento de efetuar a compra é o principal motivo apontado, seguido por preço e confiança na empresa. Além disso, citaram variedade de produtos e o marketing como vantagens em relação à compra presencial.

Em contrapartida, o medo de fraudes é o que mais afasta o internauta das compras onlines, índice que subiu de 52,69% em 2011 para 61,04% em neste ano. O custo final da compra, com o valor do frete embutido, por outro lado, deixou de ser um empecilho para a maior parte dos usuários. Hoje, a questão é apontada somente por 2,16% dos internautas, uma taxa 15,5 pontos percentuais abaixo da registrada em 2011. Porém, também aumentou receio de não receber um produto, situação que agora aflige 10,39% dos paulistanos.

Em relação ao quesito segurança, cresceu o número de internautas que já foi vítima de algum crime eletrônico. Segundo a pesquisa, atualmente este total é de 12,76% contra 8,48% registrados no ano anterior. A não entrega do produto comprado é o crime mais comum, atingindo 28,13% dos internautas que afirmaram já terem sido vítimas de algum crime eletrônico. Em seguida, afetando 21,09% deste público, está a clonagem de cartão.

Em terceiro lugar, empatados com 10,16%, estão o uso de dados pessoais, compras indevidas realizadas por meio do cartão de crédito e o desvio de dinheiro da conta bancária, que até 2011 era o crime mais comumente praticado por meio eletrônico. Segundo a pesquisa, ao menos 27,34% dos internautas que foram vítimas de um crime eletrônico não voltam a realizar compras pela internet.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: