
Um bom texto pode ser o maior diferencial da sua apresentação e representar o sucesso, ou não, do seu objetivo. Veja estas dicas!
Por: Luis Gaspar
O texto é a composição visual do que você quer dizer, a união de palavras que contém sua mensagem. Um bom texto pode ser o maior diferencial da sua apresentação e representar o sucesso, ou não, do seu objetivo.
Muito falamos sobre conteúdo e assertividade na comunicação de uma mensagem e curadoria de conteúdo é fundamental para criar uma apresentação profissional, mas às vezes esquecemos do básico e costumamos não pensar no que nossas professoras de colegial nos ensinaram sobre criar boas frases. Ter bons argumentos ou contar uma boa história é ótimo, fazê-lo de forma eficiente é uma necessidade.
O texto é o que as pessoas vão ver, é o que você decidiu transformar em tangível, é a palavra que as pessoas podem escrever e levar para suas casas, mesas de escritório e situações de vida. O texto deve ser considerado estratégico na criação de uma boa apresentação profissional. Por isso separamos três dicas textuais para deixar o seu texto mais poderoso e sua apresentação muito mais eficiente:
1 . O texto deve ser o resumo da mensagem.
Escreva o seu discurso em uma folha de papel, resuma cada parágrafo em uma frase. Essa frase é o texto que você deve colocar no slide.
2 . Escreva da direita para esquerda.
Calma, não estou sugerindo que alguém consiga escrever ao contrário na língua portuguesa. Estou falando da ordem das palavras. Comece sempre com um sujeito e um verbo, adicione as informações depois. Por exemplo:
A . “A vendas aumentaram, nossa estratégia de vendas funcionou quase perfeitamente”.
B . “Nossa estratégia de vendas funcionou perfeitamente, as vendas aumentaram”.
Na frase “a” a ênfase está no resultado “as vendas aumentaram” é a informação importante, verbo e sujeito juntos, no início da frase formam uma importante ferramenta de memorização para o público. Na frase “b” o foco é a estratégia, deixando o resultado em segundo plano, como uma consequência pouco importante do funcionamento da estratégia. Pense na seguinte situação para entender isso: você está treinando uma equipe de vendas, alguém está anotando em um caderno o que você está falando, a pessoa não consegue anotar todo o seu discurso, então ela se baseia no slide, copiando o texto de cada tela. Caso não dê tempo de copiar em seu caderno a frase inteira, provavelmente o que ficará em seu caderno serão as primeiras palavras: “as vendas aumentaram” ou “nossa estratégia de vendas funcionou”. Qual das frases irá ter mais impacto quando a pessoa voltar para ler suas anotações dois meses depois?
3 . Menos é mais.
Tente manter as frases curtas, evite frases com mais de duas orações ou parágrafos com mais de 2 ou 3 frases por slide. Pense, sempre, que alguém poderá anotar o que você está apresentando (mesmo que não seja real) e que quanto menor forem as mensagens, maior as chances de serem anotadas, seja manualmente ou mentalmente.
Para terminar: o texto é resultado da mensagem. A regra número 1 é a mais importante dica para a construção de um texto eficiente para uma apresentação profissional.
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Muito obrigado pela matéria