Aug
31

Texto: escreva o quer que as pessoas escutem

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Monkey Business
30 de agosto de 2017 - 18:00

Texto-para-comunicacao-televendas-cobranca

Um bom texto pode ser o maior diferencial da sua apresentação e representar o sucesso, ou não, do seu objetivo. Veja estas dicas!

Por: Luis Gaspar

O texto é a composição visual do que você quer dizer, a união de palavras que contém sua mensagem. Um bom texto pode ser o maior diferencial da sua apresentação e representar o sucesso, ou não, do seu objetivo.

Muito falamos sobre conteúdo e assertividade na comunicação de uma mensagem e curadoria de conteúdo é fundamental para criar uma apresentação profissional, mas às vezes esquecemos do básico e costumamos não pensar no que nossas professoras de colegial nos ensinaram sobre criar boas frases. Ter bons argumentos ou contar uma boa história é ótimo, fazê-lo de forma eficiente é uma necessidade.

O texto é o que as pessoas vão ver, é o que você decidiu transformar em tangível, é a palavra que as pessoas podem escrever e levar para suas casas, mesas de escritório e situações de vida. O texto deve ser considerado estratégico na criação de uma boa apresentação profissional. Por isso separamos três dicas textuais para deixar o seu texto mais poderoso e sua apresentação muito mais eficiente:

1 . O texto deve ser o resumo da mensagem.

Escreva o seu discurso em uma folha de papel, resuma cada parágrafo em uma frase. Essa frase é o texto que você deve colocar no slide.

2 . Escreva da direita para esquerda.

Calma, não estou sugerindo que alguém consiga escrever ao contrário na língua portuguesa. Estou falando da ordem das palavras. Comece sempre com um sujeito e um verbo, adicione as informações depois. Por exemplo:

A .  “A vendas aumentaram, nossa estratégia de vendas funcionou quase perfeitamente”.

B . “Nossa estratégia de vendas funcionou perfeitamente, as vendas aumentaram”.

Na frase “a” a ênfase está no resultado “as vendas aumentaram” é a informação importante, verbo e sujeito juntos, no início da frase formam uma importante ferramenta de memorização para o público. Na frase “b” o foco é a estratégia, deixando o resultado em segundo plano, como uma consequência pouco importante do funcionamento da estratégia. Pense na seguinte situação para entender isso: você está treinando uma equipe de vendas, alguém está anotando em um caderno o que você está falando, a pessoa não consegue anotar todo o seu discurso, então ela se baseia no slide, copiando o texto de cada tela. Caso não dê tempo de copiar em seu caderno a frase inteira, provavelmente o que ficará em seu caderno serão as primeiras palavras: “as vendas aumentaram” ou “nossa estratégia de vendas funcionou”. Qual das frases irá ter mais impacto quando a pessoa voltar para ler suas anotações dois meses depois?

3 . Menos é mais.

Tente manter as frases curtas, evite frases com mais de duas orações ou parágrafos com mais de 2 ou 3 frases por slide. Pense, sempre, que alguém poderá anotar o que você está apresentando (mesmo que não seja real) e que quanto menor forem as mensagens, maior as chances de serem anotadas, seja manualmente ou mentalmente.

Para terminar: o texto é resultado da mensagem. A regra número 1 é a mais importante dica para a construção de um texto eficiente para uma apresentação profissional.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Muito obrigado pela matéria

    Bijunativa em 30 de agosto de 2017 - 21:48

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: