Oct
18
17 de outubro de 2016 - 18:09

Analise-de-contexto-e-de-tom-do-cliente-e-chave-para-sucesso-dos-bots-diz-ibm-televendas-cobranca

Por: Fernando Paiva

Construir um chatbot de qualidade não é fácil e requer entender não apenas o que o consumidor disse, mas o contexto em que foi dito e também o tom da conversa. Essas são algumas das recomendações de Thiago Rotta, líder de soluções para IBM Watson na América Latina, da IBM. O executivo participou do Bots Experience Day, evento organizado por Mobile Time, em São Paulo.

“Geralmente os bots usam árvores de decisão para se comunicarem. Mas se não perceberem o tom, podem errar na resposta”, comentou Rotta. É preciso identificar se o cliente está satisfeito ou raivoso, para não irritá-lo mais.

A análise do contexto também é fundamental. Quando o bot não compreende o consumidor e reinicia uma conversa, o cliente se frustra. “Se acontecer uma segunda vez, você perde o usuário”, alertou.

Futuro

Rotta não enxerga os bots substituindo completamente os humanos no futuro. Para ele, os humanos continuam sendo melhores no que diz respeito à capacidade de abstração e ao fato de terem senso moral. “Mas as máquinas são boas em acelerar o processamento matemático e para o reconhecimento de padrões. Isso pode ser portado para chatbots. Não se trata de substituir o ser humano, mas tirá-lo de atividades de rotina das quais não gosta, como o call center”, avalia.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Trabalho em uma Clínica Odontológica realizando a função de Consultoria de TI a Negócios e Relacionamento com o Cliente.

    Temos debatido bastante sobre como podemos entender melhor o paciente suas necessidades e decisões do que é mais importante do que o tratamento odontológico, já que a expectativa de vida a cada ano aumenta a ele vai precisar ter dentes saudáveis para se alimentar.
    Confesso que existem muitas entraves em analisar a necessidade de cada um dos pacientes, ja que você não vai infringir, em sua vida para dizer o que é mais importante para ele.

    Pode sim se munir do máximo de informações (como essa matéria) para ajuda-lo a tomar a sua decisão.

    Parabéns.

    Sueli Fornaziero em 19 de outubro de 2016 - 18:26

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: