Sep
26

Acho que minha ideia pode virar franquia. Como fazer?

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Exame
25 de setembro de 2017 - 18:00

Acho-que-minha-ideia-pode-virar-franquia-como-fazer-televendas-cobranca

Uma notícia ruim: Ideias, produtos e marcas não são franqueáveis! Mas negócios são.

Por Mariana Desidério

Dúvida do internauta: Acredito que uma ideia tem potencial para ser franquia. Como entrar para o franchising?

Respondido por Marcus Rizzo, especialista em franquias

Uma notícia ruim: Ideias, produtos e marcas não são franqueáveis!

Uma ótima notícia: transforme sua ideia, marca ou mesmo produto em um negócio, pois negócios são franqueáveis.

E como fazer?

Coloque o negócio para funcionar, preferencialmente em vários locais diferentes. Teste exaustivamente a operação que contem sua ideia, marca e produto por um tempo consistente para firmar que você domina completamente todos os ciclos (alta e baixa de consumo e vendas).

Provoque um estresse em cada área do negócio de tal forma que você possa consistentemente dominar completamente o modelo de negócio e sua operação.

Esta é só uma primeira fase que estará completa com o negócio testado e aprovado e pronto para ser um sucesso! E mais ainda: é um sucesso consistente e não apenas momentâneo.

E aí, já posso entrar para o franchising?

Ainda não! O próximo passo é avaliar se possui um formato totalmente padronizado. Isto significa que terceiros (seus franqueados e gerentes de unidades próprias) consigam reproduzir e operar o negócio obedecendo fielmente os padrões que determinaram seu posicionamento junto ao cliente final.

E muita atenção: nem tente me convencer que você está nesta fase com vários modelos. Um para cidades (mercados) pequenas, outro para cidades grandes e outro para ….. Modelo é único, e por isso chama-se modelo!

Lembre-se que franquia não é canal de distribuição e como tal nenhuma franquia terá sustentação a longo prazo “vendendo produtos para franqueados”, ou mesmo “ganhando sobre compras feitas por franqueados”. Se você ainda está com dúvidas consulte a lista de franqueadores que desapareceram nos últimos 20 anos e verifique que 96% deles vendiam ou ganhavam na venda de produtos e serviços para seus franqueados e, muitos também vendiam para os concorrentes de suas franquias, puro canibalismo.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: