Apr
10
09 de abril de 2018 - 18:08

A-importancia-de-ter-um-servico-e-um-planejamento-de-geolocalizacao-para-equipe-tecnicas-em-campo-televendas-cobranca

Por: Ricardo Luiz Vicari

Os GPS são equipamentos desenvolvidos para uso militar e que foram popularizados com a ajuda de telefones e equipamentos portáteis. Para empresas, eles se tornaram uma das diversas ferramentas mobile que auxiliam no dia a dia corporativo.

O uso da geolocalização para equipes técnicas em campo permite a identificação de horários de chegada e de saída de atendimentos e o controle de rotas. Além disso, é possível verificar em tempo real paradas não autorizadas, desvios de trajetos e o tempo estimado de chegada em um local. Entretanto, a utilização dessa tecnologia de maneira inteligente deve ser feita com o auxílio de um software especializado.

Se você quer saber mais sobre como o GPS está auxiliando empresas e a importância dele para o melhor trabalho das equipes de campo, leia o nosso texto de hoje!

Como o GPS funciona

O serviço de geolocalização via satélite (ou simplesmente GPS) utiliza conexões de rede e via satélite para identificar a posição de um aparelho. Ao conectar-se com três pontos distintos, ele realiza cálculos de triangulação que permitem identificar a latitude e a longitude de alguém com alta precisão.

Assim, é possível utilizar serviços de mapas, rotas em tempo real e social media com mais precisão e praticidade.

Conexão com satélites que aumenta a qualidade da prestação de serviços

O GPS evoluiu rapidamente de uma tecnologia de uso restrito a militares e pesquisadores para algo acessível na palma das mãos para qualquer um que possuir acesso à internet. Para os usuários finais, os serviços de geolocalização revolucionaram a forma como lidamos com redes sociais e a comunicação interpessoal.

Já no mundo corporativo, o GPS é uma ferramenta de trabalho e de fiscalização de colaboradores. Das empresas de logística às que trabalham com prestação de serviços, as vantagens são inúmeras. Entre elas, podemos destacar:

Rastreamento de equipes de campo

Com o auxílio de um software especializado, é possível verificar a localização e a disponibilidade de um funcionário de campo em tempo real. Assim, gerentes podem planejar o agendamento de novas tarefas com mais eficiência e mais agilidade.

Estimativa de prazos de entrega mais precisas

Com o uso de serviços de GPS integrados ao sistema de trânsito de uma cidade, uma companhia pode calcular mais facilmente o tempo de entrega de um produto (ou o de chegada de um funcionário ao campo de trabalho). Isso auxilia a empresa a evitar atrasos e, dessa forma, melhora a experiência do consumidor.

Produtividade aumentada

A geolocalização pode ser utilizada para aumentar a produtividade de funcionários ao permitir a antecipação de rotas com trânsito ruim. Ao auxiliar times de campo a chegarem no local de trabalho mais rapidamente, o GPS acaba se tornando uma ferramenta de produtividade e de melhoria da qualidade do serviço prestado.

Implementação do GPS na sua empresa

Em todos esses cenários, o serviço de localização passa a ser útil graças ao sistema de gerenciamento de GPS. Ele deve ser capaz de se conectar a uma série de aparelhos. Assim, o gestor poderá ter acesso à localização dos seus times de campo em tempo real.

Da mesma forma que a computação em nuvem, ao ser aplicado ao lado de outras tecnologias mobile, o GPS pode revolucionar os processos corporativos de uma empresa.

E você, como já implementou a geolocalização para equipes técnicas em campo na sua empresa? Compartilhe seus desafios conosco, deixando seu comentário!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: