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02 de junho de 2019 - 12:03

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Previsibilidade de renda e fidelização de clientes são apenas alguns dos benefícios que uma receita recorrente pode oferecer à sua empresa.

A receita recorrente já se tornou um método de cobrança conhecido dos brasileiros, pois muitas empresas — Netflix e Spotify, por exemplo — o utilizam no fornecimento de seus serviços ao público e traz inúmeros benefícios, tanto para a empresa quanto ao consumidor.

Neste post, vamos falar sobre o que é a receita recorrente, qual a sua importância para as empresas e algumas dicas de como utilizá-la e fidelizar clientes. Então, relaxe e aproveite a leitura!

O que é receita recorrente?

A cobrança contínua e automática pela compra de bens ou prestação de serviços específicos, por um período determinado em contrato, é a definição básica de uma receita recorrente para uma empresa. Ou seja, qualquer transação comercial que se repita periodicamente (mensal, bimestral, anual etc.).

Esse método de cobrança já é conhecido, principalmente, no meio educacional, no qual pagam-se mensalidades para que um aluno possa estudar. Contudo, esse método não se restringe apenas a esse setor. Atualmente, temos empresas de TI que adotaram esse modelo para a utilização de seus serviços.

O SaaS (Software as a Service — Software como Serviço), é um exemplo de que a cobrança pela prestação de serviços também pode ser transformada em receitas recorrentes.

Além de serviços, podemos citar, ainda, casos de assinatura de produtos — como o Glambox e o Leiturinha —, nos quais a pessoa realiza pagamentos mensais e recebe produtos selecionados em sua casa. No caso do Glambox, são produtos de maquiagem e beleza, e do Leiturinha são livros infantis.

Basicamente, qualquer empresa pode criar um serviço de assinatura para oferecer seus produtos ou serviços e se destacar no mercado. Contudo, é preciso estruturá-lo de maneira correta e que, acima de tudo, traga algum tipo de valor agregado ao cliente.

Qual a sua importância para uma empresa?

Ter uma receita recorrente é fundamental para a tomada de decisões e para o planejamento financeiro de uma empresa pois, por meio dela, é possível alcançar um alto grau de estabilidade, permitindo que ela tenha uma capacidade de investimento superior e previsibilidade de renda.

Outro fator de grande importância ao se adotar esse método de cobrança é o baixo índice de inadimplência que ele proporciona, afinal, ela ocorre de maneira automática e, se o pagamento for via cartão de crédito, esse índice pode chegar a zero.

Para o cliente, é possível se programar para gastar um valor fixo mensal, evitando surpresas e, ainda, trazer mais praticidade, pois evita que diversas informações precisem ser repetidas durante o processo.

A recorrência permite a coleta e avaliação de diversas informações sobre o perfil do cliente, possibilitando a identificação de oportunidades de vendas de um pacote mais caro ou de serviços complementares que farão o valor do ticket médio subir.

Contudo, para que tudo funcione da melhor maneira o possível, é preciso alinhar todos os processos e a comunicação de sua empresa. Se um cliente entra em contato e não tem uma boa experiência, as chances de ele cancelar a assinatura aumentam, o que elevaria o churn.

Como incentivar a recompra e fidelizar clientes?

Agora que você já entendeu como funciona a receita recorrente para uma empresa e qual sua importância, veja algumas dicas para que os clientes permaneçam em sua carteira pelo maior tempo possível.

Gestão de relacionamento

Ao optar por uma estratégia de receita recorrente, é preciso criar um plano de relacionamento com o cliente, buscando atendê-lo de modo altamente personalizado e humano. Um dos maiores exemplos que podemos citar é o Nubank.

Todos os problemas são resolvidos de maneira simples e rápida, tratando os clientes como se fossem amigos de longa data. Além disso, sempre que há prejuízos eles enviam cartas manuscritas pedindo desculpas e alguns presentes para o cliente.

Essas ações geram um grande volume de compartilhamentos em redes sociais, conseguindo um tipo de marketing gratuito. O Nubank é apenas um dos vários exemplos que existem de uma excelente gestão de relacionamento com o cliente.

Mas, antes de criar ações, é preciso investir na satisfação e na motivação de sua equipe interna, proporcionando condições favoráveis para que eles possam transmitir os valores da empresa.

A adoção de canais de comunicação que auxiliem no relacionamento com o cliente, como a implementação de chats online e o uso de chatbots, pode fazer toda a diferença nesse processo, pois eles oferecem diversas possibilidades de agilizar um atendimento e avaliar o nível de satisfação deles.

Entregar um atendimento que supere as expectativas de seus consumidores é o principal objetivo de um plano de gestão de clientes de sucesso.

Customer success

O sucesso do cliente deve ser uma das maiores preocupações das empresas que prestam serviços de forma recorrente, principalmente para os SaaS. Demonstrar preocupação com os resultados obtidos e ajudar o cliente a crescer é essencial para um bom relacionamento.

Oferecer treinamentos, assistência técnica personalizada e disponibilizar diversos materiais que possam auxiliar aos seus clientes nesse processo — mesmo que não estejam diretamente relacionados aos serviços prestados — demonstra interesse da empresa por eles.

Se você trabalha com uma plataforma para o gerenciamento de clínicas médicas, por exemplo, pode disponibilizar conteúdos sobre marketing médico, administração de consultórios etc.

Programas de fidelidade

A criação de programas de fidelidade também é uma excelente maneira de reter os clientes e aumentar a receita recorrente. Como exemplo, podemos citar a concessão de descontos progressivos de acordo com o período de contrato. Quanto maior for esse tempo, menor será o valor mensal cobrado.

Muitas empresas já adotam essa estratégia, contudo, você deverá analisar o perfil de seu público e encontrar uma oferta de valor que faça sentido para ele. Caso a oferta seja pouco atrativa, dificilmente você conseguirá chamar a sua atenção.

Qualquer empresa pode criar um modelo de assinatura (até supermercados já o fazem). Tudo que você precisa é de uma boa dose de estudos, pesquisa, criatividade para identificar novas oportunidades de mercado e atitude para investir.

A criação de um sistema de receita recorrente pode ser muito benéfica, tanto para a empresa quanto para os clientes. Porém, é preciso entender as necessidades e a jornada de compra de seu público e criar uma oferta de valor consistente.

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