Dec
05
04 de dezembro de 2017 - 18:09

Importancia-do-autoatendimento-para-o-help-desk-televendas-cobranca

Por: Wilson Souza

Atualmente, uma das questões mais valorizadas pelos consumidores é a agilidade no atendimento e, nesse caso, nada consegue ser mais rápido do que o autoatendimento. Por esse motivo, é muito importante que as empresas criem em seus sites canais eficientes pelos quais os clientes possam sanar suas maiores dúvidas de forma ágil e fácil. Algumas das alternativas mais comuns são o FAQ (Frequently Asked Questions), que são as perguntas mais frequentes e a elaboração de vídeos em forma de tutorial explicando sobre como fazer determinada ação.

A seguir, seguem outras vantagens que um autoatendimento de qualidade pode trazer para uma empresa.

1. NÍVEL MAIS ELEVADO DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES

De acordo com um estudo elaborado recentemente pela Forrester Research, a grande maioria dos consumidores aprova o autoatendimento pelo fato deste ser mais rápido e dinâmico. Todavia, para conseguir essa aprovação dos clientes, é essencial que os canais de autoatendimento da empresa sejam completos e eficientes, pois se os mesmos fornecerem respostas vagas e superficiais, o cliente acabará impaciente e insatisfeito com a marca.

2. REDUÇÃO NO FLUXO DE MENSAGENS E LIGAÇÕES FEITAS AO HELP DESK

Dependendo da qualidade do autoatendimento oferecido pela empresa, a redução no volume de mensagens recebidas pode chegar a até 50%, segundo especialistas. Consequentemente, essa queda é capaz de gerar economias para a empresa, que poderá usar esse capital para permanecer investindo em sistemas de Help Desk mais eficazes.

3. REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE DESISTÊNCIA DA COMPRA ANTES DA MESMA SER FINALIZADA

Ainda segundo a pesquisa divulgada pela Forrester Research, os canais de autoatendimento possuem grande relevância para a tomada de decisão dos consumidores. A explicação para isso é o fato de que, antes de finalizar a compra, é muito comum os clientes apresentarem dúvidas sobre o produto ou a empresa. Nesse caso, um autoatendimento de qualidade e visível em pontos estratégicos do site é capaz de sanar essas dúvidas e convencer o consumidor a finalizar a compra.

4. PROPORCIONA MAIS AUTONOMIA AO CONSUMIDOR

Além dos benefícios já destacados, o autoatendimento garante mais autonomia e liberdade para que o cliente solucione suas dúvidas no momento que quiser, um fator muito importante para os consumidores nos últimos anos.

O Acelerato é uma ferramenta online que permite que a empresa realize um atendimento ao cliente de alta qualidade a partir de qualquer lugar e a qualquer momento. Além disso, o sistema conta com várias funcionalidades capazes de agilizar o processo e torná-lo ainda mais eficiente.

Gostou?

Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?

Por favor deixe seu comentário no final da página.

Até a próxima!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: