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11 de março de 2018 - 14:08

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Por: Jeniffer Elaina

O relacionamento com o cliente nas vendas online deve começar muito antes dele comprar um produto ou serviço. É preciso que ele se sinta acolhido e tenha confiança em quem está atendendo.

Pode parecer estranho, mas, muitos dos consumidores que optam por uma compra online, esperam ter um suporte de um vendedor e, nessas horas, é preciso cativá-lo.

Chegar ao comprador é difícil, por isso, o investimento em marketing online é grande e, quando se consegue o primeiro contato, é preciso preservá-lo. Entenda os motivos.

Atuar em tempo real

Os consumidores esperam conseguir uma resposta em tempo real. Por exemplo, se ele está pesquisando um seguro e, antes de fazer uma cotação de seguro ficou uma dúvida em relação a alguma cobertura, fará um questionamento sobre ela.

Se em pouco minutos não obtiver nenhuma resposta, a tendência é que ele busque a informação na internet e com um concorrente. Logo perde-se esse cliente.

Trabalhar as mídias sociais

Pode ser que o consumidor já possua um produto da empresa e goste de se manter atualizado sobre as promoções ou novidades. Ter uma rede social permite fazer a troca de informações, apresentando o que seja de interesse do cliente e ouvindo a sua opinião.

Ter um conteúdo relevante e informativo

Quer ser lembrado pelo cliente e se tornar referência? Produza um bom conteúdo que possa esclarecer as principais dúvidas.

Se o seu cliente tem dúvida em relação à carência de um plano de saúde, produza um artigo explicando como ela funciona. Ele não sabe como contratar um seguro viagem? Informe quais são os passos.

Quando se tem conteúdo relevante, ele acaba buscando a sua página para esclarecer as questões e você se torna uma referência.

Ouça os clientes

Os clientes têm muito a dizer e querem que as suas solicitações sejam atendidas. Faça promoções ou trabalhe com estratégias que eles possam se expressar.

Por exemplo, faça uma campanha nas redes sociais para que os clientes digam como seria o seguro de carro do sonho deles. Acompanhe os resultados e faça uma promoção que inclua o item mais solicitado pela maioria com um custo diferenciado.

Personalize o atendimento

Cliente não é tudo igual, mesmo quando se trata de vendas online. Cada um possui um perfil e esse deve ser respeitado.

Sempre seja atencioso e gentil, mas adéque a linguagem de acordo com o grau de conhecimento do cliente. Você pode conhecer todos os termos técnicos, mas ele não.

Além disso, sempre busque tratar o cliente pelo nome, pois isso faz com que ele se sinta mais próximo.

Resolva os problemas rapidamente

Se a venda já foi realizada, o relacionamento com o cliente nas vendas online não pode terminar.

Se ele apresentar algum problema, como divergência de valores, dificuldade para utilizar o serviço adquirido ou qualquer outra, auxilie-o.

Porém, não basta apenas ajudar o cliente. Isso deve ser feito rapidamente e de forma eficaz. Se, por exemplo, ele teve o veículo roubado e não sabe o que fazer, informe-o imediatamente após ser comunicado do ocorrido e acompanhe o caso.

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