Aug
05
04 de agosto de 2021 - 17:03

10-casos-em-que-o-chat-online-impacta-bem-no-seu-customer-experience-televendas-cobranca-1

Uma das melhores e mais atuais plataformas de comunicação com os clientes é o chat online, com amplo impacto na experiência do cliente. Vamos entender melhor porque ele é tão relevante e como pode ser usado em diversas operações dentro de uma empresa.

Oi pessoal! Aqui é o Anderson Radiske, atuo como New Business Sales Executive na Hi Platform, muito prazer! No meu primeiro conteúdo para o blog, vou mostrar alguns usos de um canal de comunicação que vem crescendo bastante ao longo dos anos, o chat online, e deixando o cliente cada vez mais próximo das empresas. Vem comigo!

Casos em que o Chat online impacta no CX das empresas

Nessa nova era que vivemos, a troca de mensagens é uma das poucas coisas que as pessoas fazem mais do que usar as redes sociais (quando não estão trocando mensagens por elas, né?).

Já se foi o tempo em que o chat online era apenas uma ferramenta de atendimento ao cliente, afinal, hoje ele é muito mais versátil e pode ser usado em empresas de todos os segmentos, em setores diferentes e variadas finalidades. Confira 10 desses casos a seguir:

1. Bancos e Mercado Financeiro:

Com a vinda dos bancos digitais, a forma de comunicação antiga pelo 0800 está perdendo cada vez mais espaço e o atendimento online vem sendo a forma mais procurada pelos clientes.

Tirar dúvidas, renegociar dívidas, solicitar serviços ou falar diretamente com o gerente são alguns dos vários usos do chat online atualmente neste segmento. Isso faz com que o cliente tenha mais facilidade para entrar em contato com seu banco, sem precisar sair de casa ou do seu trabalho, obtendo praticidade para resolver suas urgências em questão de minutos.

2. Logística:

O chat online trouxe mais agilidade quando o assunto é rastreio, nos ajudando a saber onde exatamente está um produto que compramos. Com uma comunicação mais rápida, os centros de distribuição conseguem dar informações ao seu cliente sempre que ele entrar em contato, como mudanças na entrega ou devolução de produto danificado, por exemplo, sendo apenas alguns dos serviços que podem ser feitos por essa ferramenta.

3. Pré-venda em lojas virtuais:

No e-commerce, um dos melhores usos do chat online é deixá-lo como atendente online, disponível full time para tirar dúvidas sobre produtos, sugerir o melhor pacote de assinatura, ou até mesmo auxiliar na compra do produto certo que o cliente está procurando.

4. Pós-venda:

Sabemos bem que o bom relacionamento com o público vai além do momento em que a venda é finalizada. Muitas vezes, o atendimento pós-venda é ainda mais importante que a venda em si para ganhar o cliente e fidelizá-lo. Desta forma, é muito mais provável que ele volte e indique para seu círculo de amizades. Qual é a loja que não quer um resultado desses?

O chat online, além de ajudar o cliente no processo de decisão de compra, também deve estar presente para qualquer eventualidade após uma compra, colaborando com processos financeiros, devolução, status do pedido, reclamações, dentre outros pontos.

5. Suporte:

Após vender um serviço ao seu cliente, é muito importante que você disponibilize uma equipe especialista para ajudar com dúvidas ou erros que ele não consiga resolver. O chat online ajuda com uma comunicação rápida com a equipe de suporte, resolvendo o problema ou dúvida com rapidez, garantindo a satisfação do cliente pelo serviço pago.

6. Ouvidoria:

Por definição, a ouvidoria é a área do negócio que tem seu foco na solução de problemas que não foram resolvidos pelos meios mais tradicionais, como também um espaço para receber sugestões, reivindicações e elogios dos compradores. Com o chat online, você pode centralizar essas informações e dar escala para sua equipe resolver possíveis demandas que surgirem.

7. Comunicação interna:

As empresas estão crescendo muito, avançando com novas sedes e maior presença em outros estados e países. Muitas vezes fica difícil se comunicar com todos os departamentos, ainda mais se ficam em lugares distantes. E para melhorar essa comunicação interna, o chat online é uma ferramenta indicada para aproximar os funcionários e melhorar o processo de comunicação.

8. Relacionamento com o cliente nas redes sociais:

Hoje, todos utilizam alguma rede social, e muitas empresas também estão presentes nesses meios. Esse cenário faz com que o consumidor também converse com as marcas em ambiente digital.

Por isso é necessário que as marcas tenham uma comunicação ativa nas redes para se aproximarem mais do consumidor, como também mostrar produtos, serviços e diferenciais. Imagine, como consumidor, resolver um problema com a sua compra apenas conversando com a empresa no Facebook Messenger? O chat online facilita isso.

9. Educação à distância (EAD):

Com a vinda dos cursos EAD para encaixar os estudos no dia dia corrido das pessoas, o setor de educação traz o chat online como um caminho para que o aluno possa ter um contato com o seu professor, ter auxílio no seu aprendizado e, principalmente, tirar as dúvidas após longas horas de estudo. Assim, o chat online colabora para o aluno ter um melhor aprendizado.

10. Área da saúde:

Na saúde, a utilização do chat online vem para melhorar a experiência do cliente no momento em que ele precisa agendar uma consulta médica, verificar horários ou locais mais próximos para ser atendido, tirar dúvidas com os médicos, remarcar exames e consultas, dentre muitas outras demandas que normalmente eram feitas por telefone, quase sempre com atendimento demorado.

Como você pode ver, não importa seu segmento ou demanda. O chat online pode se encaixar perfeitamente em diversas situações, sendo um meio de comunicação seguro, fácil e rápido, tanto para o consumidor quanto para a empresa que investe.

Em qual dessas situações citadas o seu negócio se encaixa? Lembrando que são apenas 10 casos, pois certamente existem muitas outras situações em que o chat online colabora com as pessoas. Se tiver algum caso específico do seu negócio, compartilhe com a Hi aqui nos comentários, vamos adorar saber!

Até a próxima!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: