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12 de outubro de 2021 - 14:03 - atualizado às 14:37

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As datas comemorativas são uma oportunidade que as empresas possuem, para aumentar suas vendas e também fidelizar novos clientes a sua marca. Um dos fatores que impactam em sua fidelização, é a qualidade do atendimento recebido. E, para ter êxito nesse desafio, preparar o seu atendimento para datas comemorativas é essencial.

Afinal, um cliente bem atendido, fica “encantado” com a atenção recebida e, irá retornar a sua loja, além de poder indicar ela para amigos e conhecidos. Porém, sabemos que é bem difícil encantar o seu cliente, afinal, isso envolve muitas pessoas e é algo trabalhoso a se fazer.

Por isso, criamos esse artigo! Nele, trouxemos 4 dicas para te auxiliar a preparar o seu atendimento em datas comemorativas e que com certeza irão te auxiliar a ter sucesso nessas datas e também irão te ajudar a encantar o seu cliente. Confira!

4 DICAS PARA PREPARAR O SEU ATENDIMENTO EM DATAS COMEMORATIVAS

Como falamos acima, um cliente bem atendido fica encantado com essa atenção recebida e, tem mais possibilidade de retornar a sua loja. Além disso, um cliente contente e feliz, tem mais possibilidades de indicar a sua empresa para seus amigos e familiares.

Por isso, vamos conhecer as 4 Dicas para preparar o seu Atendimento em Datas Comemorativas. Elas são:

Conte com um Sistema de Atendimento que aguente a quantidade de tickets gerados;

Tenha um padrão de Comunicação;

Conheça seu Cliente;

Defina os principais KPIs de Atendimento para se monitorar nessas datas!

Abaixo, vamos entender melhor essas dicas!

CONTE COM UM SISTEMA DE ATENDIMENTO QUE AGUENTE A QUANTIDADE DE TICKETS GERADOS

Essa primeira dica é fundamental para que seu cliente não fique com uma má impressão da sua empresa durante o seu contato. Afinal, se ele não for bem atendido, com certeza ele irá procurar algum concorrente seu, não é mesmo?

Por isso, você deve contar com um Sistema de Atendimento que aguente o aumento dos tickets gerados sem cair e sem ter instabilidades. Além disso, com um sistema de atendimento, você consegue ter a visão geral de quem está atendendo quem, quais clientes estão sem atendimento e também, se o seu SLA está sendo respeitado.

Dessa forma, você consegue garantir que seu cliente seja bem atendido e também, ver se sua equipe precisa de reforço, evitando que seus colaboradores fiquem sobrecarregados.

TENHA UM PADRÃO DE COMUNICAÇÃO

Ter um padrão de comunicação é importantíssimo, afinal, se ao mudar de um atendente para outro, o seu cliente sente que está sendo atendido por outra empresa, a visão de qualidade dele, para o seu atendimento, será negativa.

Além disso, se ele precisa repetir em toda mudança de atendimento, o seu problema e o que ele quer solucionar, isso gera uma experiência negativa para ele, que com certeza não irá recomendar a sua empresa para seus amigos e familiares.

Por isso, alinhe com a sua equipe a comunicação e a maneira de atender da sua empresa. Isso com certeza irá fazer o seu cliente perceber a qualidade do suporte recebido.

Mas, lembre-se que esse processo é demorado, afinal, criar um padrão de comunicação é algo que demanda tempo. Por isso, quanto antes você se preparar para as datas comemorativas, melhor!

CONHEÇA SEU CLIENTE

Além de padronizar a sua comunicação, outro ponto importante para que você ofereça um atendimento surpreendentemente positivo para o seu cliente, é o de conhecer ele.

Afinal, essa é uma das primeiras ações que você deve ter para personalizar o seu atendimento. Afinal, quando a empresa realiza esse passo muito bem feito, fica muito mais fácil encontrar as estratégias certas para encantá-lo e fidelizá-lo. Para isso, você pode contar com o seu CRM e com o seu Software de B.I. para te ajudar a conhecer melhor o seu consumidor.

Porém, o primeiro passo, antes de partir para a personalização, é o da criação do seu Público-Alvo. E, para realizar ele da melhor maneira, uma grande aliada sua são as perguntas! Alguns exemplos que podemos utilizar são:

Quem são as personas que terão contato com o seu negócio?

Quais são seus costumes e hábitos de consumo?

Qual problema elas querem resolver com a sua solução?

Quais são as principais objeções que elas podem te dar?

Esses são alguns exemplos de perguntas que você consegue fazer, para aprofundar o seu conhecimento sobre o seu cliente. Além disso, outra maneira de conhecer o seu cliente ideal, é criando a sua persona.

A Persona é um tipo de representação fictícia de um consumidor ideal para o seu produto ou serviço. No entanto, para a criação dela, tudo deve ser baseada em dados reais relacionados a observação de comportamentos e características demográficas dos clientes, assim como motivações, preocupações, objetivos e desafios.

Vale destacar que, dentro das estratégias de marketing, a Persona de uma empresa não precisa ser, obrigatoriamente, única, é possível criar mais de um tipo de cliente ideal para o mesmo empreendimento.

DEFINA OS PRINCIPAIS KPIS DE ATENDIMENTO PARA SE MONITORAR NESSAS DATAS!

Conhecer e monitorar seus KPIs de atendimento é fundamental para saber como melhorar a performance do seu atendimento, não é mesmo? E, em datas comemorativas, ter o monitoramento desses indicadores é importantíssimo para que você aja rápido para melhorar alguma parte do seu atendimento que possa estar com problema.

Afinal, eles são os indicadores de desempenho que nos mostram se a qualidade do atendimento e a performance de seus atendentes está de acordo com o estabelecido.

Os principais KPIs de atendimento que destacamos para as datas comemorativas, são:

Tempo de Atendimento médio;

Índice de FirstCallResolution;

NPS Médio;

Esses são os principais KPIs que destacamos quando falamos sobre medir a qualidade do atendimento e o desempenho de nossos atendentes em datas comemorativas.

Porém, vale destacar que esses índices que destacamos só serão efetivos se estiverem alinhados com o que você espera do seu atendimento. Afinal, cada empresa possui a sua realidade.

CONCLUSÃO

Espero que essas dicas para preparar o seu atendimento ao cliente em datas comemorativas, te auxiliem a obter melhores resultados no longo prazo. Por isso, tenha sempre em mente a importância de se comunicar melhor com o seu consumidor, além de conhecer ele.

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