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02 de outubro de 2022 - 12:03

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Os depoimentos de clientes satisfeitos são relatos de quem já teve experiências positivas com a sua solução. Coletar e divulgar essas declarações pode ser essencial para conseguir novas vendas. Afinal, a aprovação de outra pessoa ajuda a gerar confiança no valor do produto ou do serviço.

Contudo, conseguir relatos positivos não costuma ser algo fácil. Na verdade, conquistar feedbacks da experiência com o seu produto é algo que demanda planejamento.

Isso porque a grande maioria das pessoas não acha interessante parar para responder um questionário ou algo do tipo. Ainda mais se ele contar muitas perguntas e for tomar um bom tempo dela.

Qual é a importância dos depoimentos de clientes satisfeitos?

Disponibilizar depoimentos de clientes satisfeitos em seus canais de comunicação é uma ótima forma de transmitir confiança para pessoas que estão interessadas na sua solução.

Afinal, saber a experiência que alguém teve pode ser crucial para a decisão do lead, porque, assim, é possível ter uma ideia se o serviço ou o produto irá entregar o que é desejado.

Sendo assim, conquistar e divulgar o depoimento de clientes satisfeitos é uma ótima forma de aumentar a taxa de conversão.

Mas, como fazer para conseguir retornos dos clientes? Você aprenderá a seguir. Continue a leitura!

Como conseguir depoimentos de clientes satisfeitos?

Conseguir o depoimentos de clientes satisfeitos costuma ser uma tarefa um pouco complicada, porque muitas pessoas não têm tempo ou disposição para responder muitas perguntas sobre a sua experiência.

Por isso, é preciso planejamento e timing para conquistar mais feedbacks. Então, confira a seguir alguns meios de como conseguir depoimentos de clientes satisfeitos e como utilizá-los da forma correta.

1. Faça uma pesquisa de NPS

O Net Promoter Score (NPS) é um modelo de pesquisa de satisfação utilizado para avaliar a experiência que um cliente teve com a sua solução.

Este método pode ser uma ótima forma de coletar depoimentos e medir a satisfação dos clientes, visto que ele quantifica a satisfação de zero a dez.

A vantagem deste modelo é que basta uma única pergunta para que se tenha a avaliação, contornando o problema da falta de tempo ou disposição.

A pergunta é a seguinte: em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa (serviço ou produto) para um colega, parente ou amigo?

Mas como pegar um depoimento com uma pergunta fechada? É preciso fazer uma pequena modificação. Adicione mais uma pergunta bem simples: por quê?

Assim, a justificativa que a pessoa apresentar para a nota pode ser utilizada como um depoimento, mediante sua autorização.

E essa mudança pode não afetar a taxa de resposta significativamente, porque é muito pequena e não deixa o questionário extenso.

2. Ofereça alguma recompensa para ser avaliado

À primeira vista, oferecer algo em troca da avaliação pode parecer que o depoimento está sendo “comprado”, algo que é extremamente antiético.

Mas a ideia não é essa. O “oferecer algo” significa dar algum incentivo para que a pessoa se disponha a separar um tempo para avaliar a sua experiência com a solução, independentemente se ela foi boa ou ruim.

Isso pode ser feito, por exemplo, oferecendo um desconto, a participação em um sorteio ou algo semelhante que agregue valor à resposta.

Essa é uma boa forma de aumentar o número de respostas das suas pesquisas de satisfação e conseguir mais depoimentos de clientes satisfeitos.

3. Envie e-mails personalizados

A automatização do envio de e-mails realmente é uma ferramenta de grande utilidade nos dias atuais, tornando processos muito mais ágeis.

Mas quando se trata de conquistar depoimentos de clientes satisfeitos, um e-mail automático pode significar a perda de uma resposta.

Então, caso você queira conseguir mais declarações, pode ser uma boa ideia reservar um tempo para enviar e-mails personalizados e individuais.

Dessa forma, aumenta-se consideravelmente a taxa de respostas de e-mails, porque o consumidor sabe identificar que aquela mensagem foi enviada exclusivamente para ele.

4. Olhe as suas redes sociais

Hoje em dia, as redes sociais são um dos canais mais utilizados para comunicação entre a empresa e o consumidor. Sendo assim, diversos clientes relatam as suas experiências em postagens da organização.

E elas podem ser uma mina de ouro de depoimentos de clientes satisfeitos. Vale a pena, de tempos em tempos, reservar um momento para olhar as redes sociais e ver se há retornos positivos em postagens.

5. Utilize o SAC

O SAC não costuma ser visto como uma ferramenta para recebimento de feedbacks. Contudo, ele pode ser uma das melhores formas de conseguir depoimentos de clientes satisfeitos.

Isso acontece porque o cliente estará contente por ter recebido um atendimento personalizado e de qualidade, que tenha resolvido um problema ou uma dúvida.

Diante disso, ele estará mais inclinado a responder a sua experiência sobre a solução. Existe um conceito científico que explica isso: os vieses cognitivos.

O viés cognitivo é um padrão de julgamento que criamos inconscientemente diante certas situações. Esse contexto se enquadra no viés de reciprocidade, porque a pessoa se sente disposta a dar algo em troca por ter recebido a ajuda.

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