Sep
17

5 dicas para gerar mais resultados em vendas por telefone

por: Afonso Bazolli
fonte: Novax Telecom
16 de setembro de 2019 - 17:05

5-dicas-para-gerar-mais-resultados-em-vendas-por-telefone-telvendas-cobranca

As vendas por telefone são um desafio para a área comercial. Afinal, ainda existe um certo receio por parte do consumidor em adquirir produtos ou serviços sem a garantia do atendimento presencial.

Além disso, há uma alta concorrência de empresas que utilizam os mais variados canais para vendas. Dessa forma, a oportunidade de contato com o cliente não pode, de forma alguma, ser desperdiçada com um atendimento mediano.

Para isso, é necessário grande empenho de toda a equipe de atendimento e um bom acompanhamento dos gestores, a fim de criar uma cultura de encantamento e fidelização do cliente no primeiro contato telefônico.

Dicas de vendas por telefone que vão impulsionar seus resultados

Entendemos o quanto esta tarefa é difícil, por isso, listamos algumas dicas essenciais para otimizar suas vendas por telefone:

1. Tenha todo o histórico de atendimento do cliente

Não há nada mais incômodo para o consumidor do que repetir informações passadas a outro atendente, como dados cadastrais ou o interesse por um produto ou serviço específico.

O histórico do atendimento possibilita que todas as etapas do atendimento sejam integradas e proporcionam um atendimento mais personalizado, o que é essencial para aumentar as vendas por telefone.

2. Fale a “língua” do cliente

O roteiro de atendimento é uma ferramenta importante para guiar o atendente em sua abordagem. No entanto, ele não deve ditar a condução da conversa. Utilizar sempre a mesma linguagem resulta em um atendimento robotizado e impessoal.

O atendente deve ter a sensibilidade de identificar a melhor forma de se comunicar com o possível cliente, a fim de gerar identificação e facilitar a conversão em venda.

3. Incentive o atendimento criativo

Para conquistar um atendimento de excelência, é necessário ter uma equipe motivada, treinada e criativa, que chame a atenção do cliente com um diálogo próximo e descontraído.

Os consumidores atuais valorizam esse tipo de abordagem. Dessa forma, quanto mais agradável for a conversa, maior será a chance de o cliente fechar negócio.

4. Conheça as necessidades do cliente

Evidenciar os benefícios e o valor que o produto ou serviço trará para a vida do cliente é regra básica para vendas por telefone. Porém, isso só é possível se o atendente conhecer, efetivamente, as necessidades do cliente.

Dessa forma, antes de ofertar qualquer solução, faça perguntas. Dê a oportunidade para o cliente compartilhar suas dores e expectativas. Essas informações são extremamente valiosas para o atendimento.

5. Utilize estrategicamente as métricas de vendas

Não existe uma forma mais efetiva de melhorar seus resultados de vendas por telefone do que mensurar o desempenho do que é feito por sua área comercial.

É necessário coletar dados para medir o trabalho da operação e saber quando e como melhorar os processos para atingir melhores resultados.

Indicadores como números de chamadas realizadas e rejeitadas, horários em que as ligações foram mais eficazes ou principais objeções dos clientes são indispensáveis para a gestão de telecom. Aproveite e saiba como usar as métricas de atendimento telefônico a favor de sua área comercial.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: