Marketing, vendas e atendimento ao cliente
Na hora de criar boas experiências para o seu cliente e incrementar o lucro da empresa, alguns departamentos destacam-se como de extrema importância. São eles: marketing, vendas e atendimento ao cliente. Separadamente, eles podem desenvolver um bom e satisfatório trabalho. Porém, sem bom alinhamento entre todos, os resultados podem ficar abaixo do esperado, além de render situações de conflito entre as equipes.
Quer saber como é possível mudar esse cenário e promover melhor colaboração? Então, leia nossas cinco dicas a seguir.
1. Estruture e estimule uma boa comunicação entre as diferentes equipes
Certifique-se de que todos os departamentos estão na mesma página. Para isso, é preciso estimular e facilitar a comunicação entre as diferentes equipes. Pode ser interessante, também, esclarecer o significado de diversos termos, uma vez que algo que é dito pelo departamento de vendas pode ser entendido de uma diferente forma pelo atendimento ao cliente, enquanto que o marketing costuma usar termos desconhecidos pelos outros funcionários.
2. Permita que a produção de documentos importantes seja compartilhada
Ao montar documentos importantes, um departamento pode ajudar o outro com informações importantes. Por exemplo: se a equipe de vendas for fazer um mapeamento sobre as buyer personas, o marketing precisa dar suporte, já que é o marketing quem melhor conhece as suas personas; ou então, para o departamento de vendas montar um relatório sobre os resultados das atividades de vendas, é preciso falar com o atendimento ao cliente, já que é ele quem acompanha a satisfação e a aceitação do cliente.
3. Preocupe-se com a boa integração de dados na empresa
Sem um sistema integrado de dados na sua empresa, a comunicação e a cooperação entre vendas, marketing e atendimento não podem acontecer com tanta facilidade. O departamento de vendas não pode ver quais interações o marketing fez com um cliente, enquanto que quando o atendimento ao cliente está oferecendo suporte a um consumidor, ele geralmente não tem noção do que já aconteceu previamente. Diferentes soluções podem ajudar nesse caso, como um software de CRM, em alguns casos. O objetivo deve ser o de criar um fácil fluxo de informação que facilite o trabalho de todos.
4. Use curtas e eficientes reuniões a favor das equipes
Reuniões geralmente são vistas como algo a se evitar, pelo tempo que demandam. Porém, é possível criar um cronograma com reuniões curtas e diretas, com duração que não deve passar dos 15 minutos. Por exemplo, uma vez por semana as equipes de vendas e marketing podem se reunir para revisar a qualidade dos leads da semana anterior. Ao final de cada reunião, todos devem saber exatamente a situação atual, o que houve anteriormente e quais devem ser os passos dos dias seguintes. E se, além disso, você também integrar o departamento de atendimento ao cliente, será possível ficar a par dos feedbacks recebidos em relação ao pós-venda, revelando insights que poderiam facilmente ser deixados de lado.
5. Defina objetivos em comum
Para que tudo citado acima traga resultados reais e de qualidade, é preciso haver objetivos em comum. Quando todos os departamentos trabalham pelos mesmos objetivos e metas, é muito fácil mantê-los integrados e, mais importante, com disponibilidade para colaborarem uns com os outros, já que todos sabem que o bom desempenho de um se traduz no sucesso de todos.
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