Dec
13
12 de dezembro de 2018 - 18:07 - atualizado às 18:58

5-dicas-para-integrar-marketing-vendas-e-atendimento-ao-cliente-televendas-cobranca

Marketing, vendas e atendimento ao cliente

Na hora de criar boas experiências para o seu cliente e incrementar o lucro da empresa, alguns departamentos destacam-se como de extrema importância. São eles: marketing, vendas e atendimento ao cliente. Separadamente, eles podem desenvolver um bom e satisfatório trabalho. Porém, sem bom alinhamento entre todos, os resultados podem ficar abaixo do esperado, além de render situações de conflito entre as equipes.

Quer saber como é possível mudar esse cenário e promover melhor colaboração? Então, leia nossas cinco dicas a seguir.

1.       Estruture e estimule uma boa comunicação entre as diferentes equipes

Certifique-se de que todos os departamentos estão na mesma página. Para isso, é preciso estimular e facilitar a comunicação entre as diferentes equipes. Pode ser interessante, também, esclarecer o significado de diversos termos, uma vez que algo que é dito pelo departamento de vendas pode ser entendido de uma diferente forma pelo atendimento ao cliente, enquanto que o marketing costuma usar termos desconhecidos pelos outros funcionários.

2.       Permita que a produção de documentos importantes seja compartilhada

Ao montar documentos importantes, um departamento pode ajudar o outro com informações importantes. Por exemplo: se a equipe de vendas for fazer um mapeamento sobre as buyer personas, o marketing precisa dar suporte, já que é o marketing quem melhor conhece as suas personas; ou então, para o departamento de vendas montar um relatório sobre os resultados das atividades de vendas, é preciso falar com o atendimento ao cliente, já que é ele quem acompanha a satisfação e a aceitação do cliente.

3.       Preocupe-se com a boa integração de dados na empresa

Sem um sistema integrado de dados na sua empresa, a comunicação e a cooperação entre vendas, marketing e atendimento não podem acontecer com tanta facilidade. O departamento de vendas não pode ver quais interações o marketing fez com um cliente, enquanto que quando o atendimento ao cliente está oferecendo suporte a um consumidor, ele geralmente não tem noção do que já aconteceu previamente. Diferentes soluções podem ajudar nesse caso, como um software de CRM, em alguns casos. O objetivo deve ser o de criar um fácil fluxo de informação que facilite o trabalho de todos.

4.       Use curtas e eficientes reuniões a favor das equipes

Reuniões geralmente são vistas como algo a se evitar, pelo tempo que demandam. Porém, é possível criar um cronograma com reuniões curtas e diretas, com duração que não deve passar dos 15 minutos. Por exemplo, uma vez por semana as equipes de vendas e marketing podem se reunir para revisar a qualidade dos leads da semana anterior. Ao final de cada reunião, todos devem saber exatamente a situação atual, o que houve anteriormente e quais devem ser os passos dos dias seguintes. E se, além disso, você também integrar o departamento de atendimento ao cliente, será possível ficar a par dos feedbacks recebidos em relação ao pós-venda, revelando insights que poderiam facilmente ser deixados de lado.

5.       Defina objetivos em comum

Para que tudo citado acima traga resultados reais e de qualidade, é preciso haver objetivos em comum. Quando todos os departamentos trabalham pelos mesmos objetivos e metas, é muito fácil mantê-los integrados e, mais importante, com disponibilidade para colaborarem uns com os outros, já que todos sabem que o bom desempenho de um se traduz no sucesso de todos.

Gostou do texto e ficou com alguma dúvida? Esperamos seu comentário

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: