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18 de março de 2019 - 18:10

50-dicas-imperdiveis-de-quem-ja-atende-clientes-por-whatsapp-televendas-cobranca

Recentemente colocamos no ar uma pesquisa para entender como as empresas brasileiras usam o WhatsApp no atendimento ao cliente. Entre as perguntas, pedimos para os empreendedores deixarem uma dica para empresas que estão pensando em atender por este canal e selecionamos as respostas mais interessantes para este post. Aproveite!

Organize-se

1. Não deixe de registrar as decisões tomadas por WhatsApp de alguma maneira, já que muitos clientes ainda não dão credibilidade a estas conversas. Diego Mariano, Birmind

2. Organize-se para não se perder nas conversas. Diego Zupo, Sambassim

3. Seja dinâmico. Não esqueça de gerenciar o contato de novos clientes individualmente ou em grupos. Tem que ser na hora, se deixar pra depois já era! Arlei Santos, Attas Concursos

4. Evite usar o telefone pessoal. Denison Dutra, Fortuna Detectores

5. Use, pois dá certo, mas com celular da empresa e nunca com o celular pessoal dos funcionários. Guilherme, Kauthec Do Brasil

6. Para quem tem condições de manter um funcionário só para esse fim, será um bom investimento. Cia Toldos & Coberturas

7. Prepare-se. É o caminho de hoje, mas você terá muito trabalho pra controlar o desempenho de sua equipe. Paulo Camano, Golden Seguros

8. Mesmo de forma não estruturada, é fundamental haver ferramentas de controle para que as informações não se percam nos contatos diretos entre clientes e atendentes. Raphael, Linked Gourmet

9. Use um programa onde você tenha somente um número de WhatsApp e que te ajude a gerenciar todos os atendimentos. Luiz Moreira

10. Forneça celulares compatíveis com o app, pois o atendimento via WhatsApp é importante atualmente. Juliana, Eclética

11. Seja disciplinado e organizado para não perder tempo no WhatsApp. Leila, Leão Studio

12. Planeje o atendimento. Gleydson Souza, If Assessoria

13. Esteja preparado, dá trabalho. Stepside

Agilidade é a chave

15. O atendimento deve ser imediato! Felipe Amorim, Paladare

16. Seja pontual nas respostas. Master Congelados

17. Seja prático e objetivo, evite conversas muito formais. Lucas Tegon, Fiu Clothes

18. Responda rápido. Respostas curtas, porém, explicativas e transparentes ajudam a fidelizar e trazer novos clientes. Jean Gonçalves, Hepmax

19. Fique online e responda muito rápido. Robson, Brasil Cartões

20. Pronta resposta é o caminho. Cicero Deoclecio, Apaeco

21. Atenda o cliente de forma rápida e levemente informal. Quase como um(a) amigo(a). Isso torna a empresa mais próxima dele. Renan, Jou Lavanderia

Defina limites

22. Organize tempo e pessoas. Especifique o horário de atendimento. Felipe, Fastcommerce

23. Estipule um horário para atender seus clientes, senão você vai se pegar atendendo à 1 hora da manhã. Faça um controle dos clientes que você está atendendo pelo WhatsApp, porque algumas conversas podem se perder ou serem esquecidas no meio de tantas conversas pessoais. Doce Amora Fotografia

24. Não exclua nenhuma conversa, arquive. Além disso, sinalize no status seu horário de atendimento. Adriana Alves, Dress and Go

25. Coloque limites e não receba briefing pelo WhatsApp, ele serve apenas para tirar dúvidas rápidas e confirmar o recebimento de materiais ou pedir para que enviem por e-mail. Trópico Design

Qualidade acima de tudo

26. Utilize o WhatsApp para atender clientes de forma passiva, não mande mensagens a todo o momento. A ferramenta funciona melhor para atendimento receptivo. Pedro Póvoa, Portaria Prime

27. Foque em oferecer um atendimento personalizado. – Adriana Cypriano, GoTour

28. Seja profissional acima de tudo. O cliente quer a comodidade da intimidade e a cordialidade de um profissional. Fabio Rinaldi, Bandeirantes Net

29. Faça um atendimento personalizado e formal, como se fosse um atendimento por email. Dyonata Ramos, Igov

30. Escreva com um português correto sempre, isso traz confiança para o cliente na hora de falar com a sua empresa. Jezreel Augusto, Sennate Technologies

31. Escolha alguém que escreva corretamente e tenha boa retórica. Estúdio Fábrica

32. Vale muito a pena. Tome cuidado no modo de falar, mesmo utilizando o WhatsApp lembre-se que está numa empresa, portanto use o português correto, evite gírias e expressões desnecessárias. Refrijet

33. Atenda todas as pessoas da mesma forma, não atenda melhor porque a foto da pessoa é bonita. Não esqueça do pós-venda, tenha educação, paciência, não aja como um robô e jamais tente enrolar os clientes. Luiz Mario Ariello, Class Music

Está esperando o quê?

34. Use! Além de ser mais cool e menos burocrático, possibilita um atendimento mais rápido e objetivo. Bruno Monteiro, Planeta Digital

35. Comece o quanto antes. O atendimento por WhatsApp pode auxiliar na produtividade e afinar muito mais as técnicas de vendas. Gabriel Henrique, Build Montagens

36. Comece logo. O ICQ fazia no passado o mesmo que o WhatsApp, mas chegou no momento social e econômico errado. Agora, temos uma sociedade preparada e tecnologicamente receptiva. Ou começa logo ou vai congelar no mercado. Cassio Alvarenga, Urbnix

37. Uma empresa que não se atualiza fica para trás! Milhões de brasileiros usam o WhatsApp hoje e muitos só colocam crédito no celular para ter internet, não para ligar. Com esse tipo de atendimento, sua empresa terá um meio de comunicação para atender essas milhões de pessoas! Lennon Oliveira, Agência Yes

38. Comece o mais rápido possível, pois é uma ótima ferramenta de contato, além de possibilitar uma interação mais pessoal através dos emojis. Percebemos que o cliente expressa as emoções deles através dos emojis, e com isso o contato via WhatsApp fica tão pessoal quanto por telefone. Thais Guimarães, Mega Easy

39. Comece, terá mais agilidade para seus clientes, e sem custo direto para ambas partes. Junios Santos, Lojas Moda Mania

40. Usem e abusem do WhatsApp se sua atividade permitir. Cledinei Freitas, Melhor Streaming

41. Se não começou ainda, comece imediatamente – Igor, Plugae

42. Ótima ferramenta de interação com o cliente. Geovanni, GeoTec

43. É uma ótima forma de se aproximar do seu cliente. Tamarinda Store

44. É mais um recurso para estar mais próximo do cliente. Ana Nunes, Dipp Design

45. Se o seu público aceita… será valioso e barato. Rafael Thibes, Belle Software

46. Use! Você não vai se arrepender. Marcos Leandro Gomes, Batata Legal

47. Comece logo, quanto antes melhor. Marcio da Luz Santos, Central Eletro Refrigeração

48. Comece o mais rápido possível. Wagner Ribeiro, Guia Cidade Regional

Ou… não faça

49. É arriscado para o seu negócio, não é uma ferramenta confiável. Jonas Konig, EasyBurger

50. Eduque seu cliente a usar o Telegram. É bem melhor. Zambo Digital

E você, já atende por WhatsApp? Qual seria a sua dica para quem quer começar?

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