Sep
08

A experiência digital é para todos?

por: Afonso Bazolli
fonte: Revista Melhor
07 de setembro de 2021 - 17:03 - atualizado às 20:52

A-experiencia-digital-e-para-todos-televendas-cobranca-2

São muitos os desafios, quando se pensa em educação na tela. O primeiro é nos depararmos com as desigualdades

Nos últimos 30 anos, vivemos mais evoluções e avanços tecnológicos do que no último século por inteiro. Em meio a tanto, alguns vivem em um mar de informações diário e um verdadeiro bombardeamento de conteúdos no mundo digital.

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, a pauta sobre aprendizagem digital ganhou mais holofotes e discussões sobre suas capacidades, alcances e desafios.

Esse verdadeiro turbilhão de informações pode significar exatamente a desinformação e as famosas fake news são um reflexo disso. Na aprendizagem digital, a curadoria de informações e de conhecimento ganha um espaço pontualmente importante e que representa uma das maiores provocações nessa dinâmica.

Além da preocupação e cuidado sobre a informação em si, somos visitados por ofertas super fartas de conteúdos, cursos e oportunidades em que a escolha para o consumo se torna um labirinto, muitas vezes, de saída impossível ou bem desgastante.

Possibilidades do aprendizado digital

Uma série de questões nos perseguem aqui: quais os indicativos que norteiam nosso consumo de informações e, mais do que isso, que perguntas precisamos achar, antes das respostas, nesse universo da informação. Em meio a tantas cobranças, como nos libertamos das amarras do utilitarismo?

A premissa de que tudo o que se aprende e se consome deve ter um objetivo muito visível a ser aplicado. É quando a gente questiona ainda no ensino médio o motivo de se aprender vetores se nunca mais vai usar isso na vida.

O APRENDIZADO DIGITAL É UM BELO CONVITE PARA ENTENDER QUE NEM TUDO DO QUE SE APRENDE TEM ALGUM FIM ESPECÍFICO E MUITO PRÁTICO DETERMINADO — É UMA DESCONSTRUÇÃO À DITADURA DO PROPÓSITO; MAS QUE, AO MESMO TEMPO, HONRA AQUELES CONTEÚDOS QUE PRECISAMOS INVARIAVELMENTE CONSUMIR.

Tudo que se aprende é útil de alguma maneira, em alguma etapa ou experiência de vida que ainda não nos foi desvendada.

Nos falta viver um processo chamado de “infancialização”, em que nos colocamos como crianças aprendendo com tudo e todos em nossos universos infinitos. Um ser em constante aprendizado, que tira conhecimento em relação de igualdade com seu meio.

A era da informação pode ser um impulso para esse despertar, para estabelecer poli diálogos e potencializar habilidades em fontes tão diversas ou surpreendentes — ou seja, para (re)vivermos a condição de infância quando adultos em tantos meios que visitamos.

Os maiores desafios da educação digital

Há um grande problema, entretanto: esse processo bem bonito não é acessível para todos. O acesso à internet no Brasil, por exemplo, é bastante limitado e nessa construção, apenas 13% das pessoas pertencentes às classes D e E têm computadores em casa. Esse certamente é o desafio mais gritante do aprendizado digital — ele acaba deixando de fora parcelas expressivas da população.

Mas, ao mesmo tempo, consegue concorrer com preços mais atrativos do que universidades tradicionais, e com horários mais flexíveis, que possibilitam que classes menos favorecidas da pirâmide social encontrem algumas alternativas. Além disso, se pode aprender (muito) com as redes sociais e o YouTube, em grandes porções de conteúdos gratuitos. Isso representa oportunidades para algumas camadas, mas ainda marginaliza aquelas que não possuem acessos dos mais variados tipos.

A própria curadoria da informação e a condição autodidata são privilégios propriamente ditos. Não somos programados, em nossos modelos educacionais, a sermos autônomos no aprendizado, fica a condição de que precisamos sempre de um mediador do conhecimento, porque aprendemos que aprender é absorver conteúdos e tomar aquilo como regras.

Acessos e Conexões

As discussões mudam muito sobre aprendizagem digital nesses âmbitos. Para os que têm acesso, levantamos questões do tipo: como manter as pessoas realmente engajadas nos conteúdos, ou como traçar pelo virtual algum tipo de relação entre professor e estudante, até mesmo revisitando o papel do educador em sala.

Nos preocupamos com a falta da experiência coletiva e a ausência que as câmeras desligadas parecem trazer. Mas deslocando esse contexto para às margens da sociedade, as questões são pulsantemente outras. Por isso é difícil falar globalmente sobre os benefícios e desafios dos avanços tecnológicos na educação, encontramos diferenças muito cruciais nesses fatores quando encaixamos realidades do Brasil e do mundo.

A APRENDIZAGEM DIGITAL PERCORRE ALGUNS CAMINHOS DE APROFUNDAMENTO DAS DESIGUALDADES, ENQUANTO TAMBÉM PROVOCA ALGUNS ABALOS A SUAS BARREIRAS ESTRUTURAIS. É NESSE SENTIDO QUE PRECISAMOS DESCONSTRUIR A GENERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DIGITAL.

Precisamos de propostas que personalizem soluções e destinos, adequando os públicos. Não estamos no mesmo barco quando falamos de acesso. A tecnologia é um dos instrumentos para que se chegue a espaços mais igualitários. Resta que pensemos nas oportunidades a serem evidenciadas e possibilidades a serem despertadas.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: