May
13
12 de maio de 2021 - 17:00

A-importancia-do-ambiente-digital-na-experiencia-do-cliente-televendas-cobranca-3

O cliente deve ser o foco na hora da apresentação de serviços

Nunca antes a relação entre consumidor e empresa mudou de forma tão brusca. Com a evolução dos processos digitais em geral, a exigência de que o ambiente digital do serviço fosse atualizado e dinâmico cresceu, mudando o foco das empresas quando o assunto é comunicação.

Customerexperience (CX), ou experiência do cliente, é um aspecto-base em empresas voltadas aos ramos de serviço e vendas, envolvendo muito mais do que o processo de compra em si, mas percepção e agregação de valor em torno daquilo que é oferecido. As etapas da experiência incluem a jornada do cliente, sua interação com a marca em diferentes ambientes e a manutenção e resolução da reação sobre o serviço.

Oferecer o básico durante a prestação de serviço já faz com que o cliente crie uma boa percepção em relação à marca, o que pode gerar um engajamento mais profundo no futuro. Quando a empresa visa facilitar o atendimento, seja online, por telefone ou no ambiente físico, a experiência do consumidor é impactada. Muito dessa facilidade acontece no ambiente digital — uma consequência da própria evolução dos clientes.

O ambiente digital na entrega de serviços

Existe uma área da experiência do cliente que se concentra em analisar e melhorar especificamente a experiência digital do consumidor, o que dá um bom exemplo sobre a importância desse aspecto dentro do serviço. A pesquisa “Evolução do Consumidor Digital no Brasil”, realizada pelo HubSpot em 2020, mostra como a atenção em relação aos hábitos digitais do consumidor é uma ferramenta para modificar a entrega em plataformas online.

O estudo analisou as respostas de 604 brasileiros, sendo a maioria entre 25 e 44 anos (58%), em relação a seus hábitos de compra, a importância das redes sociais e outros canais de mídia na entrega de serviços e os objetivos futuros das empresas de serviço no Brasil.

De acordo com os resultados, é possível notar como o atendimento ao cliente é valorizado, já que 88% dos entrevistados afirmaram que não comprariam de uma empresa que tem uma reputação de mau atendimento com o cliente. Além disso, os conteúdos sobre as marcas que os consumidores mais gostam de consumir são vídeos e outros conteúdos informativos, disponibilizados principalmente no site corporativo.

Apesar da importância das redes sociais na experiência geral do cliente, a relação por telefone ainda é uma das principais formas de conseguir novas vendas. Disponibilizar um primeiro contato online e depois estabelecer uma relação mais pessoal por telefone é uma estratégia que tem mostrado bons resultados.

A retenção e manutenção de clientes fiéis é outro aspecto da experiência que não deve ser deixado de lado. Muitas plataformas se concentram em conseguir engajamento, mas se esquecem de manter a saúde da relação. De acordo com o estudo, indicações de amigos e família contam muito na hora de conhecer uma empresa nova.

A experiência do consumidor precisa evoluir e se tornar mais informativa e dinâmica. Independentemente do tamanho ou da relevância da empresa, não se atualizar pode ser o começo de uma crise definitiva para muitos negócios.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: