Apr
09
08 de abril de 2024 - 17:00

Analise-swot-sua-importancia-na-estrategia-empresarial-televendas-cobranca-2

O que é análise de SWOT?

SWOT se trata da representação dos quatro elementos que as organizações precisam para obter crescimento. Elas significam:

Forças;

Fraquezas;

Oportunidades

E ameaças.

O objetivo em fazer uma análise SWOT é identificar quais são os pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças que a empresa pode enfrentar. Então, com essa análise é possível criar estratégias para melhorar a visibilidade do seu negócio no mercado. É essencial olhar para o que está acontecendo dentro da organização, fazer uma análise a fundo sobre as atividades e processos que ocorrem.

Para que serve a análise SWOT?

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para avaliar a posição estratégica de uma empresa, produto ou projeto em relação ao ambiente interno e externo em que está inserido.

Com a análise SWOT é possível identificar:

O que está ameaçando o crescimento do seu negócio, assim é possível buscar meios que te protejam de prejuízos. Evitar que a produtividade da sua empresa caia e te faça perder clientes;

Motivos externos do mercado que possam trazer benefícios para a empresa crescer e obter mais oportunidades de negociações;

Aquilo que não está performando como o gestor deseja e pode trazer prejuízos são chamados de fraquezas. E assim evitar esses gargalos são essenciais;

Razões que promovam mais visibilidade da empresa entre os concorrentes e que apresentem mais chances de negociações maiores.

Quais os benefícios da análise SWOT?

A análise SWOT traz diversos benefícios para as empresas, tais como:

Identificação de pontos fortes e fracos da organização: A análise SWOT permite que a empresa identifique seus pontos fortes e fracos, ou seja, suas vantagens competitivas e suas limitações, ajudando a criar um planejamento estratégico mais eficiente.

Identificação de oportunidades e ameaças do mercado: A análise permite que a empresa identifique as oportunidades e ameaças do mercado em que está inserida, promovendo que a empresa aproveite as oportunidades e minimize os riscos.

Melhor tomada de decisão: Com a análise, a empresa tem uma visão mais ampla de sua posição estratégica, ajudando na tomada de decisão de forma mais assertiva.

Maior eficiência na alocação de recursos: A análise SWOT ajuda a identificar onde a empresa deve alocar seus recursos com mais eficiência, o que pode levar a uma redução de custos e a uma melhor utilização dos recursos disponíveis.

Melhoria contínua: Com essa estratégia, a empresa pode identificar áreas em que precisa melhorar continuamente, o que ajuda a manter a competitividade no mercado em constante mudança.

Em resumo, a análise SWOT é uma ferramenta valiosa para as empresas, pois permite uma visão mais clara da situação atual e futura do negócio, ajudando a planejar e implementar estratégias mais eficazes.

Como aplicar a análise SWOT, na prática?

Normalmente a análise de SWOT é feita pelos gestores da empresa, já que muitas vezes ela está atrelada às estratégias do negócio. Além disso, é importante envolver a equipe no processo de construção e análise dessas informações. Dessa forma, é possível obter diferentes perspectivas sobre os pontos analisados. A análise SWOT é dividida em duas partes:

Etapa 1: ambiente interno

Para iniciar esse processo é feito a análise do ambiente interno. Portanto, nesse primeiro momento identificamos os pontos fortes e as fraquezas que a empresa apresenta. Os pontos positivos para definir o que está projetando bem e os diferenciais que sua empresa oferece.

Já as fraquezas são os pontos fracos e as desvantagens que a empresa tem diante dos produtos e serviços. Portanto, podemos concluir que esses pontos devem estar bem alinhados para garantir a produtividade do negócio.

Etapa 2: ambiente externo

Já a segunda etapa está atrelada a análise do ambiente externo. Então, agora é o momento de avaliar as ameaças e oportunidades que surgem para a empresa.

Mas, para encontrar as oportunidades é preciso analisar o comportamento do mercado, elas são definidas pelas ocorrências externas sem previsão. Então, nesse caso, as ameaças são situações externas que atrapalham o desenvolvimento do negócio.

Conclusão

Como vimos neste texto, é muito importante que a empresa utilize a ferramenta de análise SWOT. Portanto, para conseguir prever futuras oportunidades e prever prejuízos que possam fazer com que a empresa diminua sua produtividade.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: