O atendimento ao cliente é um dos pilares para o sucesso de qualquer modelo de negócio.
A maneira com que a empresa se comunica e se relaciona com o seu público faz toda a diferença não só no momento da compra, mas também na fidelização, que é o que vai garantir que o cliente volte a comprar e traga novas oportunidades de negócio.
Com a competição cada vez mais acirrada nos mais diferentes mercados, um atendimento de qualidade acaba sendo um importante diferencial competitivo, capaz de fazer a sua empresa se destacar entre os concorrentes.
A partir de agora, você vai conferir um guia com tudo o que você precisa saber o tema:
Continue a leitura e veja:
Qual é o objetivo do atendimento ao cliente?
Qual é a importância do atendimento ao cliente?
Quais são as etapas do processo de atendimento ao cliente?
Como deve ser um atendimento ao cliente?
Como melhorar o atendimento ao cliente?
O que não fazer no atendimento ao cliente?
Qual é o objetivo do atendimento ao cliente?
O atendimento ao cliente é um processo que tem como principal objetivo receber e solucionar as demandas e solicitações apresentadas pelos clientes atuais e futuros da empresa.
Além disso, o atendimento também é uma forma de desenvolver um relacionamento duradouro com o público-alvo da organização, buscando mantê-los satisfeitos.
Qual é a importância do atendimento ao cliente?
O atendimento é importante porque ele interfere diretamente na percepção que o público-alvo tem sobre a empresa. Ele é, por muitos, considerado o rosto da empresa.
É a equipe de atendimento que tem um contato mais próximo com os clientes. Tendo isso em vista, é de extrema importância dedicar-se em atender os clientes da melhor maneira possível.
O atendimento é importante não somente nas etapas de prospecção, qualificação, negociação e fechamento do processo de vendas. Após a finalização de uma compra, o atendimento desempenha um papel essencial para fidelizar os clientes e garantir que eles voltem a fechar negócio.
Sua importância também reside no fato de que clientes bem atendidos tendem a fazer uma propaganda positiva da empresa, se tornando verdadeiros promotores da marca. E, em geral, leads que chegam via indicação possuem uma melhor taxa de conversão.
Por outro lado, se o atendimento não for de qualidade, o cliente vai expressar sua insatisfação para outras pessoas. E com as redes sociais, essa propaganda negativa pode tomar proporções ainda maiores.
Quais são as etapas do processo de atendimento ao cliente?
O processo de atendimento ao cliente é composto por algumas etapas básicas. Para cada uma delas existem práticas a serem adotadas para garantir um atendimento de qualidade.
As principais etapas do fluxo de atendimento são:
Cliente faz a solicitação de atendimento;
Primeira resposta: entendendo a solicitação do cliente;
O atendente faz a primeira tentativa de solucionar a demanda apresentada
Se for necessário, a solicitação é encaminhada para um nível mais especializado;
Após a solução, o atendente confirma com o cliente se o problema foi realmente resolvido;
Pede-se para o cliente responder a uma pesquisa de satisfação sobre o atendimento;
O atendimento é registrado em uma base de conhecimento.
Como deve ser um atendimento ao cliente?
É crescente o nível de exigência dos clientes no que se refere à qualidade do atendimento, principalmente com o maior acesso à internet e, por conseguinte, a diferentes canais de contato e fóruns de reclamações.
Veja a seguir algumas dicas de como deve ser um atendimento ao cliente:
Mostre-se disposto a garantir o sucesso do cliente;
Ofereça respostas rápidas, mesmo que ainda não definitivas;
Supere as expectativas durante o atendimento;
Pense na construção de um relacionamento de longo prazo.
Como melhorar o atendimento ao cliente?
Para melhorar o atendimento que você oferece aos seu clientes, procure sempre:
Ter empatia e se colocar no lugar do cliente;
Reduzir a burocracia do processo de atendimento;
Ter agilidade para solucionar as demandas;
Fazer pesquisas de satisfação para entender a perspectiva do cliente;
Oferecer treinamento aos atendentes.
O que não fazer no atendimento ao cliente
E o que será que não se deve fazer durante o atendimento ao cliente. Os principais “don’ts” são:
Não se apresentar corretamente;
Não personalizar o atendimento;
Não deixar o cliente falar;
Não demonstrar interesse em ajudar o cliente;
Agir com grosseria;
Deixar o cliente esperando por muito tempo;
Não dar um feedback sobre o andamento da solicitação do cliente.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.