Mar
26

Atendimento eficiente: Proativo e Reativo

por: Afonso Bazolli
fonte: JHome
25 de março de 2024 - 17:03

Atendimento-eficiente-proativo-e-reativo-televendas-cobranca-1

Você já parou para avaliar o tipo de atendimento que sua organização oferece ao cliente? Vamos mostrar dois modelos existentes que podem ajudar na produtividade do seu negócio, o atendimento reativo e proativo.

Mas, primeiro, para saber que tipo de atendimento usar é preciso entender qual seu público-alvo, considerando as necessidades do perfil do seu cliente, hábitos e expectativas. Com essas informações é possível criar estratégias eficazes para o engajamento do seu público.

Veja agora no texto as diferenças entre o atendimento proativo e reativo e saiba qual deles podem ser mais assertivos para seu negócio. Continue a leitura!

O que é atendimento reativo?

O atendimento reativo ocorre quando o cliente procura pela empresa para solucionar alguma dúvida ou pedir pelo suporte, podendo ser através do SAC ou chat. Assim o colaborador inicia interação “reagindo” ao atendimento. Mas vale lembrar que quem está direcionando o atendimento nesse caso é o cliente.

O que significa que nesse atendimento o cliente é quem lidera a interação conforme seus interesses, e a empresa precisa identificar com agilidade e trazer soluções que sejam eficientes para cada tipo de caso.

Para garantir uma otimização no atendimento reativo, muitas empresas passaram a investir em URAs, autoatendimento, chatbots e ferramentas que auxiliem nesse sentido.

O que é atendimento proativo?

Já o atendimento proativo é aquele iniciado pela empresa. Ele ocorre quando a organização entra em contato por algum motivo específico, como mandar informações sobre produtos, oferecer novidades, promoções e outras questões para garantir um relacionamento mais próximo.

Então, nesse caso o atendimento proativo ocorre quando a interação parte da empresa e não do cliente, tendo em vista um objetivo específico, como nos casos que comentamos.

Porém, vale esclarecer que o atendimento proativo não significa que apenas a empresa irá entrar em contato, o cliente também pode iniciar a interação, para suporte ou afim de informações. Mas, nesse caso, o time já deve estar preparado para se antecipar aos problemas e trazer soluções com agilidade.

Quais os benefícios do proativo e reativo?

Para começar a falar dos benefícios desses tipos de atendimento, precisamos primeiro destacar que é necessário primeiro fazer uma análise, para entender qual é o modelo que mais combina com o seu negócio. Tudo irá depender da estratégia que será adotada para garantir a qualidade no serviço de atendimento. Veja agora os benefícios de cada tipo de atendimento:

Benefícios do atendimento reativo

A vantagem de obter um atendimento reativo está na liberdade oferecida ao cliente para liderar a interação conforme sua necessidade. Assim, o time de atendimento consegue se adaptar ao processo atendendo às expectativas dos consumidores.

Benefícios do atendimento proativo

A principal vantagem do atendimento proativo está na antecipação dos problemas, tentando evitar que o colaborador chegue a entrar em contato sem que tenha a solução já garantida. Além disso, a empresa também consegue manter uma relação mais próxima com o consumidor, gerando uma imagem mais positiva para a marca.

Conclusão

Como vimos no texto, para definir qual atendimento, proativo ou reativo, será mais estratégico para seu negócio vai depender uma análise de público. Assim, definido é possível centralizar os registros em um mesmo local para ser possível fazer o acompanhamento.

A JobHome é especialista em atendimento com excelência, nossa equipe é treinada e especializada para garantir que nossos clientes tenham uma experiência marcante e inesquecível. Fale com um de nossos especialistas e conheça mais sobre nossas soluções!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: