Antes de qualquer coisa, o que é um cliente fiel?
Muitos confundem fidelidade com hábito de consumo. Para compreender melhor, confira o seguinte exemplo.
Uma dona de casa costuma comprar determinada marca de café para sua família. Quando vai ao supermercado, procura até achar e adquire sempre a mesma.
Se ela for uma cliente fiel, caso um dia vá ao seu supermercado preferido e não encontre a marca que adora, não compra outra opção. Ela prefere se deslocar para outro estabelecimento e procurar aquela em que confia.
Já uma cliente habitual, não só comprará outra marca no caso de desabastecimento como, se houver uma promoção tentadora, também fará a substituição do produto sem pensar duas vezes.
E o mesmo vale para serviços ou vendas consultivas B2B ou B2C. O cliente fiel sempre procura a solução que melhor atende às necessidades de sua empresa, mesmo que seja um pouco mais cara.
E quanto aos consumidores finais, dois exemplos famosos de marcas com uma fidelidade extrema de seus clientes, são a Apple, com os famosos Macs, e as motocicletas Harley Davidson.
Os clientes da Apple costumam enfrentar horas na porta de lojas para serem os primeiros a comprar determinados lançamentos, e os ídolos das Harley Davidson cultuam a marca quase como uma religião.
Os dois casos mostram clientes leais, que não apenas preferem uma marca, mas a recomendam, podendo até virar advogados delas.
E para chegar a esse nível de dedicação exige bastante esforço e a elaboração de uma boa campanha para fidelização. Porém, antes de aprender como fazer uma, confira o que exatamente é e quais as vantagens dessa estratégia.
O que é uma campanha de fidelização?
A campanha de fidelização de clientes é um conjunto de processos definidos com a intenção de reter os clientes já adquiridos visando que eles continuem comprando seus produtos ou serviços. Uma das estratégias para a fidelização de clientes mais eficientes está na construção de um relacionamento a longo prazo e na experiência personalizada.
Quais os objetivos de uma campanha para fidelização de clientes?
Uma campanha de fidelização de clientes tem como principal objetivo aumentar as vendas e a retenção dos clientes de forma constante e a um custo baixo para a companhia. Dito isso, uma boa ação promove o relacionamento entre empresa e clientes, estimula novas compras e evita que os consumidores considerem trocar de marca.
Um detalhe sobre campanhas de fidelização de clientes é que elas aumentam as receitas da empresa de várias formas:
estimulam os clientes a comprarem valores maiores (ticket médio);
Faz com que os consumidores se sintam inclinados a comprar mais vezes;
os clientes tendem a se relacionar por um tempo maior com você.
Por estimular compras com valores maiores, mais recorrentes e por um período mais longo, as campanhas de fidelidade possuem o potencial de fazer sua receita crescer.
Entretanto, esses não são os únicos objetivos dessa estratégia. Isso porque ela também ajuda a conquistar clientes, e por vários motivos:
como normalmente são auxiliadas por sistemas de CRM (Gestão do relacionamento com o Cliente), você consegue informações sobre seus clientes atuais, o que permite traçar perfis de clientes potenciais e oferecer exatamente o que eles procuram;
clientes fiéis costumam indicar seu produto ou serviço para outros clientes;
clientes habituais ou esporádicos podem se tornar fiéis, devido às vantagens oferecidas por sua campanha de fidelidade.
Como você pode perceber, os objetivos são bem mais complexos do que simplesmente aumentar suas receitas.
Um dos segredos das campanhas de fidelização de clientes é conhecê-los tão bem que sua empresa é capaz de surpreendê-los, ao criar ofertas que se encaixam perfeitamente em seus desejos e necessidades, na hora certa!
Quais as vantagens de uma campanha para fidelização de clientes?
Uma ação de fidelização de clientes traz diversas vantagens para os negócios. Entre as principais, podemos citar:
maior exposição e conhecimento da marca;
propaganda boca a boca em redes sociais;
Maior interação com marca, gerando afinidade;
criação de novos pontos de contato com os clientes, geralmente, por meio de e-mails, do site da campanha e do próprio cartão de fidelidade;
acúmulo de informações valiosas sobre os consumidores;
geração de valor para a marca.
Quer conhecer o que Philip Kotler tem a dizer sobre fidelização de clientes? Então leia este texto de nosso blog: fidelização de clientes — Kotler ensina tudo para você!
Dicas para fazer uma campanha de fidelização de clientes de sucesso
A primeira coisa que o empresário ou gestor deve ter em mente é que fidelização não se faz apenas com campanhas desse tipo.
Pelo contrário, a fidelização leva tempo e é uma atitude, uma cultura que deve estar implantada na empresa para conhecer melhor os clientes e atender suas necessidades de forma surpreendente.
Portanto, todo plano de marketing de uma empresa deve ter elementos de fidelização. Posto isto, vamos às dicas para fazer sua campanha de fidelização de clientes:
escolha prêmios que seu cliente realmente valoriza e deseja;
defina regras claras de como acumular os pontos;
crie um site na internet para a troca dos pontos por prêmios;
contrate um designer profissional para que a identidade visual corporativa do seu negócio seja corretamente retratada, tanto no site como nos outros materiais de comunicação;
aplique o CRM e seus conceitos ao idealizar a campanha;
aproveite ao máximo as informações coletadas;
crie um cartão fidelidade bonito e com materiais de qualidade;
use as informações coletadas para corrigir rumos, caso necessário;
contrate um advogado ou conte com o apoio do departamento jurídico para respeitar todas as normas legais (bastante complexas) deste tipo de ação de marketing.
O que fazer para fidelizar o cliente?
Agora que você já sabe o que é campanha de fidelização e quais os benefícios dessa prática, confira estas dicas extras para encantar seus consumidores:
preze pelo atendimento da mais alta qualidade;
forneça uma experiência de compra inesquecível;
tenha uma equipe muito bem treinada e pronta para resolver problemas;
foque na satisfação do cliente;
seja transparente e flexível na comunicação;
crie programas de fidelidade com ofertas e benefícios exclusivos;
antecipe as necessidades e desejos do cliente;
exercite empatia e identificação na hora do atendimento
faça seu cliente se sentir aceito e compreendido;
esteja aberto a sugestões e críticas.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.