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03 de outubro de 2022 - 17:03

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O uso de chatbots é uma tendência de mercado que só vem ganhando força nos últimos anos. É crescente o número de empresas adeptas dessa ferramenta e que têm obtido bons resultados em marketing, vendas e atendimento ao cliente.

Os chatbots permitem estabelecer um relacionamento com o público, otimizando as estratégias de prospecção e fidelização de clientes.

O que é Chatbot

O que é chatbot pode ser definido como um software que simula conversas entre duas pessoas. Trata-se de um robô conversacional que troca mensagens com usuários humanos. As interações ocorrem de maneira automatizada com uso de recursos de Inteligência Artificial.

Qual a origem do Chatbot?

O primeiro chatbot data do ano de 1966, quando o cientista e pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Joseph Weizenbaum, desenvolveu o software Eliza.

Eliza era um chatbot projetado para conversar com humanos a partir de respostas previamente definidas.

Esse primeiro robô conversacional conseguia reconhecer aproximadamente 250 tipos de frases.

Como funciona o Chatbot?

Os Chatbots funcionam a partir de uma plataforma para troca de mensagens instantâneas, como WhatsApp, Telegram, Messenger e Skype.

Há, basicamente, duas possibilidades para um chatbot operar. A primeira delas é por meio de respostas pré-definidas em seu banco de dados.

Tais respostas serão enviadas para os usuários à medida em que determinados comandos e palavras-chave forem acionados.

A outra modalidade é através de Inteligência Artificial e Machine Learning. Quanto mais os usuários conversarem com o chatbot, mais “inteligente” ele fica, sendo capaz de enviar respostas personalizadas e mais precisas.

Chatbots desse tipo têm a capacidade de identificar a intenção da conversa, não se limitando a reconhecer palavras-chave.

Para que serve o Chatbot?

O Chatbot é uma ferramenta que serve para automatizar o atendimento, sem precisar dispor de atendentes humanos 24/7. Com os chatbots, é possível atender demandas de baixa complexidade, otimizando tempo e esforços, além de provendo retorno rápido para os clientes.

Opções de uso do chatbot

Os chatbots podem ser úteis de diversas formas. Veja a seguir algumas das principais opções de uso desse tipo de ferramenta:

Prospecção de novas oportunidades de negócio;

Qualificação de leads com conteúdos relevantes;

Envio de lembretes de abandono de carrinho, no caso de e-commerces;

Integração de informações úteis sobre seus produtos ou serviços presentes no site da empresa;

Coleta e análise de feedback dos clientes;

Execução de estratégias de pós-venda e fidelização.

Chatbot vs e-mail marketing: qual é melhor?

Para as estratégias de marketing e relacionamento, muitas empresas ainda ficam na dúvida sobre qual ferramenta é a melhor: o chatbot ou o e-mail marketing?

O uso de um não necessariamente deve excluir a necessidade de outro. Ambas as ferramentas possuem suas vantagens.

No chatbot, por exemplo, as chances são maiores de o usuário abrir uma mensagem que você disparar. Além disso, os robôs de mensagens instantâneas são a preferência de usuários mais jovens.

Por outro lado, o e-mail marketing permite nutrir os leads com conteúdos mais ricos e aprofundados.

A escolha da ferramenta mais adequada vai depender das características do seu público-alvo e das estratégias de qualificação e relacionamento que você quer adotar.

Quanto custa um Chatbot?

O valor do investimento para desenvolver e implementar um chatbot na sua empresa depende do tipo de software que você quer usar e das funcionalidade que você deseja integrar à plataforma.

Tendo isso em vista, os preços costumam variar de 10 a 70 dólares por mês por agente de atendimento.

Qual o melhor Chatbot?

Existem várias opções de chatbots disponíveis no mercado. Confira a seguir algumas delas e veja qual é melhor para a sua empresa:

Zendesk

Take

Landbot.io

Engati

Yalo

HiBot

Bom, agora que você já conhece mais sobre chatbots, que tal investir em uma ferramenta dessa para a sua empresa?

Depois de começar a usar chatbots em seu negócio, é fundamental acompanhar os resultados e comparar seus KPIs de vendas antes e depois desse projeto.

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