Você sabia que um Chatbot pode otimizar boa parte dos processos em uma cadeia de valor? A gente te explica como isso acontece a seguir.
O que é cadeia de valor?
Nas empresas, uma cadeia de valor representa todas as atividades, interações, processos e pessoas que fazem parte da operação, do início da produção até o pós-venda.
É essa cadeia que define o valor mínimo que pode ser cobrado por um produto e também a lucratividade da empresa.
Independente da estratégia de negócios utilizada, seja por diferenciação ou liderança em custos, a economia nos gastos durante a cadeia de valor é um processo obrigatório para o crescimento de toda organização.
Essa otimização de gastos atinge cada vez mais áreas, e a automatização de processos ganhou força nos últimos anos com o avanço das tecnologias. E foi em meio a essa evolução que surgiu o chatbot.
Abrangência e relevância de um Chatbot na Cadeia de Valor
Segundo uma pesquisa da FGV sobre custos de empresas com TI, cada vez se torna mais caro o custo por funcionário nas empresas. Isso porque cada vez mais existem menos funcionários e mais tecnologias agregadas ao trabalho, aumentando assim a produtividade.
A mesma pesquisa indica que as empresas investem em média 8% do faturamento líquido com tecnologia. Você tem noção desse valor na sua empresa? É um indicador importante de acompanhar.
Quando falamos em quanto um chatbot pode afetar a sua cadeia de valor, temos que considerar todas as suas possíveis vertentes e funcionalidades, já que ele tem o potencial de garantir uma produtividade maior para diversos setores.
1. Chatbot no Suporte
O uso mais clássico para um chatbot é na área de suporte, em que o robô visa tirar dúvidas de clientes com problemas simples, aumentando a assertividade das ações dos atendentes.
E quanto a benefícios, quando falamos em suporte falamos também em:
Redução de custos de telefonia;
Melhor escalabilidade na área (cada atendente conseguirá lidar com mais clientes);
Menor taxa de insatisfação por falta de atendimento (e consequentemente menos custos com gestão de crise de marca);
Maior produtividade dos funcionários por meio da automatização de acesso às bases de dados; e muito mais.
2. Chatbot no Financeiro
Semelhante ao suporte, o financeiro tem muitos ganhos no uso de um chatbot, já que a maioria de suas demandas são simples e baseadas no acesso de dados do cliente e compartilhamento, sobrando assim as atividades de análise de casos mais complicados.
As reduções de custos na cadeia de valor incluem:
Maior satisfação dos clientes por meio da experiência rápida;
Maior produtividade;
Consultas em tempo real de dados pessoais (experiência do cliente);
Atendimento 24h por dia para demandas menos complexas; e muito mais.
3. Chatbot para Recursos Humanos
Dependendo do tamanho da empresa, surgem cada vez mais demandas internas de funcionários que são repetitivas e que acabam exigindo muito da equipe que atende isso.
Dentre as melhorias no processo, o chatbot ajuda com:
Solicitação de férias, envio de atestados, holerites, alteração e consulta de documentos pessoais, dentre outras ações mais automatizadas;
Melhor gestão do tempo da equipe para demandas de satisfação do colaborador (Employee Experience);
Automatização de pesquisas de satisfação; e muito mais.
4. Chatbot para Pré-Vendas, Vendas e Pós-Vendas
Uma das mais recentes funções atribuídas a um chatbot é o auxílio aos profissionais de vendas, isso porque a demanda por automação é cada vez maior, e todas as áreas têm uma grande influência nos gastos totais da empresa.
É importante lembrar que em nenhum momento o chatbot irá substituir o trabalho de um humano, mas sim reduzir tarefas repetitivas e otimizar a produtividade do funcionário.
Com isso em mente, vamos conferir as vantagens:
Qualificação de leads e redirecionamento de contatos (Roleta de vendas, Cliente ativo, Atendente especialista, dentre outras formas);
Captação automática de dados do cliente;
Retorno automático no WhatsApp (importante para manter o cliente quente);
Agendamento de reuniões; e muito mais.
5. Chatbot para Marketing
Em paralelo ao time de vendas, o time de marketing começa a sentir os efeitos da automatização mais recentemente. Os benefícios se conectam aos de outros setores, principalmente na área de vendas, já que o objetivo é a conversão. Saiba mais sobre Chatbot para Marketing aqui.
WhatsApp, Facebook e Instagram estão liberando cada vez mais funcionalidades que podem apoiar o time com metas de leads e otimização do Custo de Aquisição de Clientes (CAC), uma das métricas mais importantes para a saúde financeira da empresa.
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