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Chatbot gerando valor: impacto da tecnologia em empresas

por: Afonso Bazolli
fonte: Hi Platform
22 de abril de 2025 - 17:03

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Você sabia que um Chatbot pode otimizar boa parte dos processos em uma cadeia de valor? A gente te explica como isso acontece a seguir.

O que é cadeia de valor?

Nas empresas, uma cadeia de valor representa todas as atividades, interações, processos e pessoas que fazem parte da operação, do início da produção até o pós-venda.

É essa cadeia que define o valor mínimo que pode ser cobrado por um produto e também a lucratividade da empresa.

Independente da estratégia de negócios utilizada, seja por diferenciação ou liderança em custos, a economia nos gastos durante a cadeia de valor é um processo obrigatório para o crescimento de toda organização.

Essa otimização de gastos atinge cada vez mais áreas, e a automatização de processos ganhou força nos últimos anos com o avanço das tecnologias. E foi em meio a essa evolução que surgiu o chatbot.

Abrangência e relevância de um Chatbot na Cadeia de Valor

Segundo uma pesquisa da FGV sobre custos de empresas com TI, cada vez se torna mais caro o custo por funcionário nas empresas. Isso porque cada vez mais existem menos funcionários e mais tecnologias agregadas ao trabalho, aumentando assim a produtividade.

A mesma pesquisa indica que as empresas investem em média 8% do faturamento líquido com tecnologia. Você tem noção desse valor na sua empresa? É um indicador importante de acompanhar.

Quando falamos em quanto um chatbot pode afetar a sua cadeia de valor, temos que considerar todas as suas possíveis vertentes e funcionalidades, já que ele tem o potencial de garantir uma produtividade maior para diversos setores.

1. Chatbot no Suporte

O uso mais clássico para um chatbot é na área de suporte, em que o robô visa tirar dúvidas de clientes com problemas simples, aumentando a assertividade das ações dos atendentes.

E quanto a benefícios, quando falamos em suporte falamos também em:

Redução de custos de telefonia;

Melhor escalabilidade na área (cada atendente conseguirá lidar com mais clientes);

Menor taxa de insatisfação por falta de atendimento (e consequentemente menos custos com gestão de crise de marca);

Maior produtividade dos funcionários por meio da automatização de acesso às bases de dados; e muito mais.

2. Chatbot no Financeiro

Semelhante ao suporte, o financeiro tem muitos ganhos no uso de um chatbot, já que a maioria de suas demandas são simples e baseadas no acesso de dados do cliente e compartilhamento, sobrando assim as atividades de análise de casos mais complicados.

As reduções de custos na cadeia de valor incluem:

Maior satisfação dos clientes por meio da experiência rápida;

Maior produtividade;

Consultas em tempo real de dados pessoais (experiência do cliente);

Atendimento 24h por dia para demandas menos complexas; e muito mais.

3. Chatbot para Recursos Humanos

Dependendo do tamanho da empresa, surgem cada vez mais demandas internas de funcionários que são repetitivas e que acabam exigindo muito da equipe que atende isso.

Dentre as melhorias no processo, o chatbot ajuda com:

Solicitação de férias, envio de atestados, holerites, alteração e consulta de documentos pessoais, dentre outras ações mais automatizadas;

Melhor gestão do tempo da equipe para demandas de satisfação do colaborador (Employee Experience);

Automatização de pesquisas de satisfação; e muito mais.

4. Chatbot para Pré-Vendas, Vendas e Pós-Vendas

Uma das mais recentes funções atribuídas a um chatbot é o auxílio aos profissionais de vendas, isso porque a demanda por automação é cada vez maior, e todas as áreas têm uma grande influência nos gastos totais da empresa.

É importante lembrar que em nenhum momento o chatbot irá substituir o trabalho de um humano, mas sim reduzir tarefas repetitivas e otimizar a produtividade do funcionário.

Com isso em mente, vamos conferir as vantagens:

Qualificação de leads e redirecionamento de contatos (Roleta de vendas, Cliente ativo, Atendente especialista, dentre outras formas);

Captação automática de dados do cliente;

Retorno automático no WhatsApp (importante para manter o cliente quente);

Agendamento de reuniões; e muito mais.

5. Chatbot para Marketing

Em paralelo ao time de vendas, o time de marketing começa a sentir os efeitos da automatização mais recentemente. Os benefícios se conectam aos de outros setores, principalmente na área de vendas, já que o objetivo é a conversão. Saiba mais sobre Chatbot para Marketing aqui.

WhatsApp, Facebook e Instagram estão liberando cada vez mais funcionalidades que podem apoiar o time com metas de leads e otimização do Custo de Aquisição de Clientes (CAC), uma das métricas mais importantes para a saúde financeira da empresa.

A Hi é parceira oficial do Facebook e Instagram, e também Business Solution Provider do WhatsApp, o que torna a nossa plataforma apta a criar conexões oficiais com as APIs desses canais. Além de conexão com o cliente, seu time de Marketing também merece segurança. Conheça nossa plataforma!

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