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14 de agosto de 2022 - 11:39 - atualizado às 11:41

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A transformação digital está cada vez mais presente e as empresas estão cada vez mais preocupadas em entregar valor ao cliente a todo custo, principalmente as fintechs.

Diferentemente dos bancos tradicionais, as fintechs vieram para transformar o relacionamento com o cliente e mudar a perspectiva que muitos consumidores possuem do setor bancário.

Com o uso do chatbots, por exemplo, as startups financeiras conseguiram alcançar um maior índice de satisfação dos clientes, oferecendo serviços mais ágeis pelo próprio aplicativo, sem a necessidade de resolver alguma demanda fisicamente. E é claro que essa ação otimizou muito o tempo dos clientes, o que é uma grande vantagem ao aderir esse serviço.

De fato, o uso da inteligência artificial otimizou muitos processos no mercado financeiro. O potencial dos chatbots, principalmente, ao utilizar uma automação personalizada para se comunicar com consumidores e prestar um atendimento mais eficiente e próximo ao seu cliente. Mas, para aplicar essa ferramenta nas startups financeiras, é preciso saber de algumas dicas para agregar cada vez mais valor ao serviço que você oferece aos seus consumidores! Quer saber mais? Continue a leitura!

Relacionamento com o cliente

Engana-se quem pensa que as fintechs não prezam pelo bom relacionamento com o cliente. Aliás, em sua maioria, elas são muito engajadas com o seu público e interagem muito pelas mídias sociais.

Serviço personalizado

O mercado financeiro está crescendo junto ao digital, por isso, serviços personalizados e pacotes diferenciados para cada tipo de cliente, têm tornado a operação mais dinâmica e os processos menos burocráticos para ambos os lados.

Atendimento 24h

Um atendimento eficiente, portanto, precisa estar disponível para os consumidores a qualquer instante e é por isso que os chatbots têm sido grandes aliados no atendimento ao consumidor. Principalmente quando surge alguma dúvida que pode ser solucionada rapidamente, sem o auxílio de agentes humanos.

Atendimento Humanizado

E por falar em agentes humanos, não é porque estamos no meio digital que o atendimento precisa seguir a mesma linha e ser robotizado. Muito pelo contrário! Atendimentos via internet, podem e devem ser feitos de maneira humanizada e empática ao cliente. Por isso, oriente os agentes a usarem uma comunicação mais solícita e agradável com os seus consumidores.

Experiência do Cliente

A experiência do cliente agora é uma prioridade das empresas que atuam no meio digital. Logo, as fintechs não ficam fora dessa! Suas operações estão sempre focadas em como otimizar e melhorar a experiência dos seus consumidores com seus produtos e serviços. Portanto, o uso de chatbots nessa estratégia é fundamental para transformar o relacionamento com o cliente!

Inovação

A grande premissa das fintechs se resume à inovação! Por isso, é comum ver serviços diferenciados e propostas tentadoras ao contratar serviços por esse canal. Aliás, segundo uma pesquisa da Simply, de todas as fintechs existentes, 3 segmentos possuem a maior concentração nesse meio, sendo eles: meios de pagamento, crédito e backoffice.

Os clientes do setor financeiro estão cada vez mais exigentes. Por isso, as fintechs devem se esforçar para oferecer o melhor serviço e atendimento. Sem contar com as reclamações que muitas vezes batem recorde no mercado. Afinal, juros abusivos e tarifas mais altas do que o normal, podem deixar os consumidores insatisfeitos e optarem pelo cancelamento do serviço.

No entanto, as fintechs surgiram em meio a altos juros bancários e à escassez de crédito, o que trouxe maior confiabilidade dos clientes pelas propostas interessantes e serviços mais baratos. Por isso, a boa notícia é que além de 100% tecnológico, as startups financeiras já conquistaram o coração dos brasileiros e estão cada vez mais fortalecidas no mercado financeiro.

Contudo, não se pode deixar de mencionar que boa parte desse sucesso se deve ao grande feito dos chatbots nesse meio e que a evolução das fintechs está só começando.

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