May
09

Cinco dicas para fidelizar clientes nas vendas online

por: Afonso Bazolli
fonte: E-Commerce Brasil
08 de maio de 2024 - 17:04

Cinco dicas para fidelizar clientes nas vendas online-televendas-cobranca-2

O e-commerce brasileiro não para de crescer e é claro que cada vez mais pessoas estão pensando em empreender no mercado digital. E como todo começo, trabalhar com vendas online desperta muitas dúvidas em quem não tem experiência com esse universo.

Para te ajudar nessa missão de trabalhar com vendas online, o conteúdo de hoje é descomplicado e cheio de dicas para você aprender como vender na internet e ter sucesso nas vendas, independentemente do seu nicho de mercado. Vamos lá?

Vale a pena trabalhar com vendas online?

Vender pela internet pode não ser uma tarefa tão simples para quem está dando os primeiros passos no mercado digital. E às vezes, tudo o que a gente precisa é de alguém que desembaralhe essas informações e nos mostre o caminho certo para encarar a concorrência, não é mesmo?

Mas uma coisa é certa. Trabalhar com vendas online pode ser uma ótima alternativa tanto para quem está abrindo uma loja virtual quanto para quem já tem uma loja física e quer vender ainda mais.

Vantagens em trabalhar com vendas online

Quem já faz parte do setor sabe que um negócio para vender na internet pode ter grandes vantagens em relação aos tradicionais negócios físicos. Vamos conferir agora dois deles:

sua loja virtual funciona 24 horas – e você pode vender a qualquer hora e em todos os dias do ano

você pode segmentar sua audiência em diferentes cidades e estados, já que não há limites geográficos que impeçam as vendas

Outro ponto que é totalmente vantajoso é que, se comparados a de uma loja física, os custos fixos de vender pela internet são bem menores, até porque a atividade não exige espaço para deixar à mostra suas mercadorias.

Muito bom, não é mesmo?

Mas agora vamos falar do que realmente importa…

Conheça cinco dicas infalíveis para trabalhar com vendas online e fidelizar clientes

1. Compartilhe dicas sobre seu nicho de mercado

Já parou para pensar como uma empresa se torna autoridade em um assunto ou área?

Conquistar um nicho de mercado e ser referência para uma audiência específica são pontos bastante positivos para os resultados da sua empresa.

O segredo para ter sucesso em um nicho de mercado é descobrir quais necessidades não estão sendo supridas por outras empresas e trazer isso a seu favor.

Um exemplo de como fazer isso é se posicionar como autoridade no assunto e compartilhar dicas sobre o seu nicho de mercado através de conteúdos no seu site, blog ou nas redes sociais.

Ao se tornar uma autoridade, as pessoas vão ouvir o que você tem a dizer. Assim, você atrai o público pelo interesse sobre assuntos que domina e ainda consegue mostrar seus produtos e serviços.

2. Defina estratégias para seus canais de venda

Os canais de venda pela internet são espaços onde lojistas anunciam e vendem produtos e serviços. Ter bem definidas as estratégias para cada canal de venda é um passo importante para trabalhar com vendas pela internet.

E talvez a dica mais importante seja: conheça bem a sua audiência. Afinal, são as pessoas que usam seus produtos que decidem o melhor local para se engajar com sua marca.

Um conteúdo mais divertido, por exemplo, tem uma boa performance nas redes sociais, que estão sempre cheias de desafios.

Já no seu site/e-commerce, é interessante oferecer um conteúdo mais objetivo, direto ao ponto. Nesse canal, as pessoas querem mais informações sobre os produtos que você vende, como a cor, o preço e o tamanho do item.

3. Fique de olho na sua estratégia de precificação

Precificar produtos e serviços se baseando na intuição e nos preços da concorrência está longe de ser uma boa prática.

Isso porque a estratégia de precificação errada pode comprometer o sucesso do negócio. A sua estratégia de precificação deve levar em conta alguns pontos:

o valor mínimo para dar lucro

o preço máximo para se manter competitivo

a precificação praticada pela concorrência

Ter estratégias coerentes de precificação é fundamental para manter a saúde financeira de qualquer empresa.

Para isso, analise os preços da concorrência, experimente usar o markup e calcule a margem de contribuição dos seus produtos. A combinação dessas metodologias vai conseguir oferecer as informações de que você precisa para tomar decisões conscientes.

4. Cuide do pós-venda

Embora nem sempre seja lembrado com a atenção que merece, o pós-venda tem um papel fundamental no e-commerce. Mais do que garantir um bom atendimento, o pós-venda pode ter benefícios incríveis e:

fidelizar clientes que já compram na loja

incentivar recomendações a novos clientes

antecipar possíveis problemas na jornada de compra

evitar avaliações negativas

Não espere que alguém tenha uma dúvida ou um problema para decidir como será o seu suporte.

Um pós-venda eficiente vai fazer diferença nas suas vendas, acredite!

A espera pelo produto, por exemplo, é um dos momentos de maior expectativa para quem compra na internet. Então, que tal tornar esse período mais tranquilo?

Toda postagem de encomendas gera um código de rastreio para que você acompanhe a entrega. Compartilhe esse código com o cliente.

Vale também oferecer um atendimento receptivo, com respostas claras e completas sempre que clientes entrarem em contato, facilitar os processos de troca e devolução.

5. Encontre a melhor logística

Mesmo com tantas novidades surgindo, algumas coisas não mudam: a agilidade na entrega e o valor do frete são fatores determinantes para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, influenciam diretamente na decisão de compra dos clientes.

Ter o apoio de uma boa gestão logística garante uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes, além de reduzir custos na operação, evitar o abandono de carrinho e tornar melhor a experiência de quem pretende compra na sua loja virtual.

Dessa forma, uma plataforma de fretes surge como uma excelente alternativa para quem tem um negócio online e quer oferecer frete com preço irresistível. Trata-se de uma plataforma 100% gratuita de cotação e compra de etiquetas de frete com diversas transportadoras.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: