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03 de maio de 2022 - 17:04

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As sociedades e as tecnologias estão sempre em mudança e evolução. Acompanhar todas essas transformações talvez seja um dos maiores desafios das empresas, independentemente do segmento em que atuam. Quando falamos em atendimento para geração millennials, as dificuldades aumentam e diversos fatores devem ser considerados para realizar processos comunicativos que gerem resultados positivos e efetivos. Nascidos entre os anos 1980 e 2000, as pessoas que compõem a geração millennials (ou geração Y) possuem características e hábitos peculiares que exigem abordagens de atendimento que agreguem valor, novas experiências e que sejam interativas. A seguir, listamos 3 erros normalmente cometidos pelas empresas ao se comunicarem com essa geração de consumidores e o que fazer para evitá-los. Curioso para descobrir? Então confira os tópicos abaixo!

1. Deixar de vender experiência

Um dos erros mais comuns cometidos pela comunicação das empresas é deixar de vender experiência. Se pensarmos na publicidade e propaganda tradicional veiculadas pela TV, por exemplo, vamos lembrar daquelas campanhas agressivas e enfáticas cujo foco estava na simples oferta de produtos e exposição de preços, com a estratégia de persuadir pela repetição. Hoje, por outro lado, as peças publicitárias têm um novo viés: apresentam valores morais e situações cotidianas, ou seja, conhecimentos e elementos com os quais os consumidores se identificam e pelos quais se interessam. E o que isso tem a ver com o atendimento para a geração millennials? Tudo! Conectado em rede o tempo inteiro, esse grupo possui amplo acesso à informação e, concomitantemente, recebe uma infinidade de conteúdos oriundos de diversas fontes. Para se destacar entre a concorrência e conquistar a fidelidade desses consumidores, é necessário vender experiências e não somente produtos e serviços. Isso implica um atendimento empático, rápido, eficaz e interativo, capaz de oferecer soluções efetivas.

2. Não focar em bem-estar

O segundo erro aqui destacado é a falta de foco em promover o bem-estar aos consumidores. Além de vender experiências positivas de consumo e atendimento, é preciso pensar no conforto e conveniência dos clientes. Essa necessidade está relacionada a algumas características dessa geração que configuram seu hábito de consumo e seu grau de exigência quanto aos serviços e produtos. Entre as muitas características, destacamos:

imersa na constante evolução tecnológica, está acostumada a ter mais facilidades em razão da tecnologia enquanto facilitadora da vida e de melhores situações socioeconômicas, em comparação a gerações anteriores;

com mais oportunidades e influenciada por filosofias pós-modernas, dedica-se mais aos estudos, ao entretenimento e demora mais a sair da casa dos pais;

com um universo de informações e conteúdo na palma das mãos, está conectada em rede a maior parte do tempo e realiza a maioria dos serviços online por meio do dispositivo móvel.

3. Ter uma presença digital abaixo da média

Por fim, destacamos a atuação online abaixo da média como outro erro comum no ambiente corporativo. O que isso quer dizer? Significa que a empresa, por alguma razão, não entende ser prioritariamente necessário investir em presença digital. Pensamentos como esse são facilmente combatidos por pesquisas recentes, como a divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, e replicada pela Agência Brasil, que informa que o celular se consolidou como o principal meio de acesso à internet. Antes de finalizarmos, é importante ressaltar as estratégias que as empresas devem adotar no atendimento para geração millennials: proporcionar novas experiências de atendimento, relacionada agilidade, praticidade, qualidade e, principalmente, valores agregados; promover bem-estar e conveniência ao consumidor por meio do atendimento, como oferecendo múltiplos canais integrados; atuar constante e estrategicamente nos ambientes digitais. O que achou deste conteúdo? Que tal compartilhá-lo com seus amigos, em suas redes sociais, e disseminar conhecimento?

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