Jul
22

Como combater o presenteísmo dentro de sua empresa

por: Afonso Bazolli
fonte: Softium
21 de outubro de 2019 - 17:06

Como-combater-o-presenteismo-dentro-de-sua-empresa-televendas-cobranca

Ter que lidar com as faltas dos funcionários no ambiente de trabalho é algo muito comum e extremamente prejudicial para os resultados. Mesmo quando a falta não acontece, os efeitos podem ser indesejáveis. Assim, outra situação exige atenção: o presenteísmo.

Esse quadro pode prejudicar a performance da equipe e o alcance do desempenho desejado. Além disso, é ainda mais comum do que o absenteísmo e, portanto, merece atuação especial por parte da gestão.

Para que não restem dúvidas, veja o que é e como lidar com o presenteísmo em seu empreendimento.

O que é presenteísmo e como ele ocorre?

Um funcionário que trabalha mesmo doente ou com dores ou que não está completamente concentrado em suas tarefas engrossa as estatísticas de presenteísmo. Basicamente, isso acontece quando o colaborador está fisicamente no trabalho, mas não dispõe da concentração necessária.

Ele é diferente do absenteísmo porque não inclui uma perda do dia útil. Por outro lado, a equipe não está totalmente completa, já que os funcionários não estão atuando em sua plena capacidade.

Quais são os impactos?

Quando o presenteísmo toma conta do ambiente, a perda de produtividade é um dos principais fatores. Seja por causa da maior possibilidade de erros ou pela desmotivação, as tarefas são cumpridas com menor eficiência.

Se essa situação acontece de maneira recorrente, as chances de encarar o turnover são grandes. Isso diminui a coesão da equipe, aumenta os custos e, novamente, reduz a capacidade de atuação do empreendimento.

Para piorar, é algo que pode chegar até o cliente. Um atendimento de call center que encara esse problema, por exemplo, provavelmente não conduzirá o consumidor de forma satisfatória e diferenciada.

Como combater tal fato em sua empresa?

Felizmente, esse é um efeito que pode ser controlado e eliminado. Com as ações certas, se torna possível diminuir os riscos de sofrer com os impactos negativos. Para ter sucesso no combate, veja algumas estratégias para aplicar:

Mostre o sentido do trabalho

Para que as pessoas se conectem com suas atividades e se façam mais presentes ao agir, é muito importante que percebam sentido no que estão fazendo.

Com isso, a dedicação ocorrerá de forma mais natural, principalmente se ela tiver feedback e consciência da importância do que faz e dos resultados que seu trabalho traz para os clientes e também para a empresa.

Fique atento à saúde física e mental

Para tanto, inclusive, é indispensável dar atenção à saúde física e mental dos colaboradores. Ter um setor voltado para a medicina do trabalho, por exemplo, evitará o desenvolvimento de doenças decorrentes da função. Quem faz ações repetitivas terá menos problemas de coluna ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Além de tudo, é preciso cuidar da saúde mental. Buscar diminuir os níveis de estresse e combater a depressão são aspectos fundamentais para prevenir e eliminar o presenteísmo.

Avalie acúmulos de função

Um fator que pode contribuir para que os funcionários cheguem aos seus limites físicos e emocionais é o acúmulo de funções. Ter uma pessoa fazendo o trabalho de várias gerará, em algum ponto, perda de motivação e de desempenho.

Portanto, é indispensável que os colaboradores tenham atividades bem definidas e condizentes com suas capacidades. Com um bom equilíbrio de responsabilidades, os efeitos são melhores.

Estimule a motivação

O presenteísmo tem tudo a ver com a falta de motivação e interesse. Funcionar no chamado piloto automático é comum nesses casos e, portanto, vale a pena criar ações motivacionais.

Determine metas e programas de recompensa, realize novos treinamentos e fortaleça a comunicação. Busque estabelecer um ambiente em que as pessoas queiram estar, pois isso melhorará os resultados.

O presenteísmo gera diversos impactos na performance empresarial e, portanto, deve ser combatido. Com o foco na saúde e na motivação, os efeitos serão muito melhores.

O seu negócio tem encarado esse problema? Participe nos comentários e compartilhe as suas experiências!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: