Feb
20

Como evitar operadores ociosos? Confira!

por: Afonso Bazolli
fonte: 3C Plus Now
19 de fevereiro de 2020 - 17:05

Como-evitar-operadores-ociosos-confira-televendas-cobranca-1

A produtividade em Call Center é um tema recorrente aqui, em nosso blog. Em um segmento que depende tanto de pessoas motivadas e com produção em alta, como evitar operadores ociosos?

Já comentamos como realizar avaliações, quais são os indicadores importantes deste mercado, porém, com ociosidade no dia a dia, nenhum resultado será positivo, não é mesmo?

O primeiro passo é identificar e combater o problema. Os motivos podem ser muitos e as estratégias para combater a ociosidade também.

O que pode estar causando ociosidade? Continue conosco para saber mais!

Muitos operadores!

Temos uma tendência em acreditar que um Call Center cheio de operadores será muito mais produtivo e terá muito mais retorno, mas nem sempre está é a melhor estratégia. É fundamental que você tenha operadores suficiente para suprir sua demanda HOJE!

Pé no chão e conhecimento de causa são fundamentais. Como é sua rotina, suas metas? Quantos operadores você precisa para suprir essa demanda? Exagerar no quadro de funcionários é bonito na teoria, mas na prática significa pouco trabalho para muita gente, o que acarreta em ociosidade no dia a dia de trabalho.

Falta de investimento em tecnologias para o segmento

Tecnologia faz toda a diferença na produtividade. Telefonia VoIP e Discador Automático são duas tecnologias que você precisa conhecer.

Flexíveis, ambas ajudam na redução de custos e na otimização da rotina do operador, gerando mais produtividade.

O uso de discadores ineficientes ou de ferramentas inadequadas geram transtorno, chamadas lentas, uma rotina de trabalho manual e um ambiente desmotivado. Além de, claro, os resultados serem sempre abaixo do esperado.

Aqui em nosso blog já comentamos tudo o que você precisa saber sobre VoIP e como você pode melhorar sua performance com o Discador.

Falta de metas e objetivos claros

Para a produtividade, é comum que os gestores de Call Center criem algumas metas para toda a operação.

Como estão os objetivos da sua equipe? Estão claros? Reais e alcançáveis? Deixar que seu planejamento estratégico vire uma simples lista de tarefas impossível de ser terminada não é algo que fará bem para seus operadores.

Os colaboradores não sabem direcionar o atendimento, não conseguem vender os produtos ou solucionar os problemas dos clientes. No fim, uma conversa muito mais lenta e longa é necessária para que este profissional finalize seu trabalho.

Estruturar metas em um Call Center é importante, exige cuidado e esforço.

Como evitar a ociosidade?

Analise as necessidades reais do seu Call Center: este é o primeiro passo. Qual é a demanda que suas campanhas exigem? Quais são suas metas e quantos operadores você realmente precisa para alcançá-las com espaço para crescimento?

Ter um quadro de funcionários seguro com planejamento bem definido é necessário para a produtividade no dia a dia.

Além disso, conte com o suporte da tecnologia e busque ferramentas que sejam efetivas no dia a dia. VoIP, Discadores Automáticos, PABX, CRM, bons headsets e computadores: consulte especialistas e saiba o que você deve levar para dentro do seu Call Center.

Sua equipe é sua mão de obra!

Entregar para seus operadores o melhor ambiente de trabalho não é diferencial, é regra. Porém, criar um meio de trabalho motivado, dinâmico, é função do gestor.

Motive sua equipe, converse com seus funcionários e os ouça. Quando todos se sentem parte da empresa, vestindo a camisa e batalhando juntos pelas mesmas metas e objetivos, todo o Call Center ganha.

Além disso, invista em treinamentos e equipamentos de ponta. Só uma equipe em constante aprendizado acompanhará o mercado e irá se sentir pronta para novos desafios.

Tenha um bom mailing

Em casos de Call Center ATIVO, ter um bom mailing é fundamental para evitar a ociosidade.

Se a taxa de completamento do mailing está baixa, seu operador está ocioso aguardando ou uma operação cair, no caso do Discador Automático, ou uma nova chamada, no caso de ligações manuais.

Caixas postais, números inexistentes, contatos errados: são vários os pontos que podem comprometer o mailing e deixar o processo de trabalho do operador muito mais demorado e com alta ociosidade.

Para manter o mailing sempre em dia, já comentamos aqui sobre higienização e como ela é importante.

Viu como não é tão difícil detectar alguns erros do dia a dia que deixam nossa produtividade baixa?

Coloque em prática as dicas e melhore o desempenho no seu Call Center. Baixe também nosso eBook exclusivo e gratuito sobre o assunto!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: