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Como meios de pagamento impactam a experiência de compra

por: Afonso Bazolli
fonte: E-Commerce Brasil
31 de março de 2024 - 12:01

Como meios de pagamento impactam a experiência de compra-televendas-cobranca-3

De acordo com dados da consultoria Enext, a taxa média de abandono de carrinho de compra no e-commerce brasileiro é de 61%. Entre os principais fatores que geram esse abandono de carrinho, podemos citar o alto valor do frete, a sensação que o site não é seguro, cadastros longos e complexos e, principalmente, falta de opções de pagamento adequadas para o consumidor. Na maioria dos negócios, muitos desses obstáculos que atrapalham a conversão de venda podem ser resolvidos por meio de soluções tecnológicas inovadoras.

No artigo desta semana, vou explicar como solucionar uma dessas barreiras, melhorando assim a experiência de compra e, claro, aumentando as vendas e ticket médio do seu e-commerce.

Decidi abordar justamente o momento de maior conexão do cliente com a empresa, ou seja, a hora em que ele decide concluir a compra. Quando digo maior conexão, é porque é nesse momento que o consumidor decide se irá manter o relacionamento ou simplesmente encerrar a jornada de compra dele no site. Se até essa etapa do funil de vendas a experiência foi satisfatória, o momento do pagamento conclui a experiência de compra do cliente. Portanto, se a experiência for positiva, ela se somará às experiências positivas anteriores dentro daquele e-commerce. Mas se o consumidor passar por uma experiência ruim logo no final de sua compra, toda a jornada anterior poderá ser prejudicada.

Imagine quantos carrinhos já foram abandonados devido a transações de cartões de crédito não aprovadas. E quantos clientes insatisfeitos já devem ter migrado para a concorrência quando perceberam que a loja virtual apresentava pouquíssimas opções de meios de pagamentos? E o que dizer daqueles cadastros longos, demorados ou que fazem o cliente questionar a segurança do site? Você iria em frente ou cancelaria a compra? Sem dúvida, eu desistiria.

Como melhorar a experiência de compra

Para evitar que a experiência do cliente seja ruim, um passo primordial é ter uma página de checkout segura. E quando digo segura, quero dizer que o gateway de pagamento deve transmitir segurança ao cliente, deixando claro que a transação é segura.

Após se sentir seguro, o cliente precisa ter a oportunidade de escolha na hora de efetuar a compra, ou seja, as opções de métodos de pagamento precisam ser amplas. Lojas virtuais precisam oferecer diferentes formas para o cliente finalizar a compra, acompanhando a chegada de novas tecnologias e a evolução nas preferências dos consumidores. Você sabia, por exemplo, que a maioria dos jovens adultos de hoje (entre 18 e 29 anos) declara não gostar de usar cartão de crédito? É muito importante que os e-commerces estejam preparados para receber esse perfil de cliente.

Um meio de pagamento com alto potencial disruptivo é o parcelamento inteligente, através do Pix parcelado. Conhecido em outros países por Buy Now Pay Later, ele afeta a experiência do cliente de maneira muito positiva, uma vez que lhe dá a possibilidade de adquirir a compra parcelada de forma instantânea, altamente alavancado por tecnologia, e sem a necessidade de usar cartão de crédito.

Além disso, com o parcelamento inteligente, o cliente se depara com outras vantagens:

Agilidade: aprovação da compra em segundos;

Segurança: nada de riscos para o cliente e para o varejista, uma vez que a inadimplência fica toda com a empresa que aprovou a compra;

Ausência dos métodos tradicionais: não precisa de cartão de crédito nem de conta em banco (só conta digital!);

Zero juros: o que faz muita diferença nos dias de hoje.

Em média, varejistas que utilizam o parcelamento inteligente apresentam um aumento na taxa de conversão de entre 25% e 40%, e aumento no ticket médio de entre 30% e 50%.

Atualmente, há fintechs que oferecem esse serviço de parcelamento inteligente sem juros, descomplicando a jornada de compra e retirando alguns obstáculos que poderiam prejudicar a venda. Isso melhora a confiança e a interação do cliente com a marca, aspecto indissociável de uma boa experiência de compra.

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