Oct
23

Como melhorar a qualidade do atendimento ao cliente idoso

por: Afonso Bazolli
fonte: Novax Telecom
22 de outubro de 2019 - 17:06

Como-melhorar-a-qualidade-do-atendimento-ao-cliente-idoso-televendas-cobranca

Um dos maiores desafios das empresas é aumentar e manter a qualidade do atendimento ao cliente, sem contar a complexidade que é oferecer um serviço diferenciado para várias faixas etárias. Afinal, as expectativas de atendimento mudam de geração para geração.

Para atender da melhor forma possível, a empresa deve entender profundamente as diferenças e especificidades dos clientes na hora de se comunicar, além de possuir amplo conhecimento sobre as necessidades de cada um deles de acordo com a idade.

A melhor idade deseja atendimentos mais personalizados. Por não terem se habituado com toda a tecnologia e modernização disponível, uma boa parte dos idosos tem dificuldade para usar dispositivos móveis e outros aparelhos eletrônicos tão usados no relacionamento com o cliente. Por isso, o atendimento deve ser claro e prático para que esse público não se sinta perdido ou insatisfeito.

De acordo com a pesquisa realizada pelo grupo Opinium em parceria com a Zendesk, os consumidores com mais de 55 anos de idade são menos otimistas em relação ao atendimento ao cliente: enquanto 57% das pessoas entre 18 e 34 anos acham que o serviço melhorou, esse número cai para 40% entre os idosos.

Como melhorar a qualidade do atendimento ao cliente idoso?

Com esses dados em mãos, fica a dúvida: mas como então conseguir agradar os mais experientes, já que possuem a pior experiência?

De fato, agradar as pessoas com mais idade é um desafio muito maior. Um jovem entre 18 e 30 anos, por exemplo, quando efetua uma compra, na maioria das vezes ele se importa somente com o produto, já as pessoas com mais idades se importam muito mais com o pós-venda do que a mercadoria em si.

Antes de começar a pensar de que forma vai melhorar o seu atendimento ao cliente idoso é preciso reconhecer o que eles esperam do relacionamento com empresas e marcas.

O que os clientes de terceira idade esperam de um call center?

Diariamente, os call centers recebem milhares de ligações envolvendo dúvidas, reclamações e pedidos. Quando se trata de qualidade do atendimento ao cliente idoso, ele espera receber gratificação por parte do atendente e um tratamento diferenciado.

Os idosos são leais e esperam ser atendidos com calma, atenção e respeito. É preciso demonstrar interesse no que eles têm a dizer e escutá-los, mesmo que a ligação seja extensa. Use e abuse de cordialidade durante o atendimento telefônico.

É importante ressaltar que o cliente da melhor idade tem atendimento prioritário, com um call center organizado e com dados armazenados sobre os clientes é possível identificá-los e priorizá-los na fila de espera.

Dificuldades para falar e ouvir são características comuns entre os idosos. Além disso, você pode se deparar com problemas como esquecimento ou demora nas respostas.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: