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09 de agosto de 2022 - 17:04

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Afinal, o autoatendimento traz mesmo benefícios no relacionamento com o cliente?

A maioria das empresas teve um grande aprendizado no ano de 2020: a pandemia do coronavírus mostrou que a tecnologia traz soluções que beneficiam o relacionamento entre as empresas e seus clientes.

Personalização, funcionalidades relevantes e facilidade de interação são, mais do que nunca, elementos-chave para alavancar o seu negócio.

Em um cenário onde novas estratégias de relacionamento com o cliente tiveram que ser criadas, o foco nas plataformas de autoatendimento garantiu mais autonomia, qualidade e agilidade nas operações de diversas empresas no Brasil e no mundo.

Como manter uma boa experiência de atendimento com uma alta demanda

Soluções que já vinham sendo desenvolvidas há alguns anos, como os chatbots com inteligência artificial e URAs inteligentes, trazem inúmeros benefícios no relacionamento com o cliente.

Você já conhece alguns deles?

Os benefícios do autoatendimento para o relacionamento com o cliente

Disponibilidade integral: a tecnologia de autoatendimento permite que sua empresa ofereça centenas de atendimentos simultâneos sem fila de espera.

Isso significa que o consumidor pode esclarecer dúvidas 24 horas por dia e realizar procedimentos a qualquer momento, sem a necessidade de esperar o horário comercial;

Redução de custos: com o autoatendimento, a área de atendimento passa a depender de menos pessoas, podendo, assim, reduzir os gastos com operadores.

Além disso, sistemas de gerenciamento em nuvem também possuem custos reduzidos, fazendo com que a gestão do atendimento exija menos investimento;

Automação de processos: o autoatendimento reduz o volume de trabalho manual nos processos de atendimento ao cliente, que é mais lento e passível de erros e retrabalho, além de oferecer melhor escalabilidade do atendimento;

Autonomia para o consumidor: o autoatendimento aumenta a satisfação dos clientes por garantir mais autonomia.

Não é mais necessário tempo de espera em chamadas telefônicas ou filas para resolver uma demanda, e, em um mundo onde tempo se tornou o bem mais precioso, isso agrega muito valor;

Diversidade de canais de atendimento: um dos maiores benefícios do autoatendimento é sua associação a uma estratégia omnichannel, que garante um atendimento personalizado de qualidade em diferentes canais, como chatbot, telefone, aplicativo, SMS, redes sociais etc.

O que é “experiência do cliente” e como sua empresa pode melhorá-la?

Experiência do ciente é um conjunto de memórias e sentimentos que ocorrem quando há interação entre a sua empresa e o seu cliente.

Esta interação e os sentimentos que ela aflora carregam emoções e expectativas durante toda a relação cliente/empresa.

A experiência do cliente é importante, pois cria um vínculo de confiança entre você e o seu cliente.

Oferecer uma experiência positiva ao seu cliente traz inúmeros benefícios para a empresa.

Mas não se trata de um projeto de execução rápida: é necessário planejamento para garantir que as boas experiências do consumidor se tornem parte da cultura organizacional e da estratégia corporativa.

Por meio da gestão da experiência do cliente, você busca administrar as experiências que os seus clientes vivenciam em todas as etapas dentro da sua empresa.

Ter uma estratégia bem definida faz com que os seus clientes reconheçam valor nas interações que você tem com eles, e isso torna a jornada agradável e inesquecível

Autoatendimento em estratégias omnichannel

Dentro da estratégia omnichannel, os já tradicionais canais de comunicação com o cliente, como o telefone, o SMS e o e-mail são complementados por ferramentas online como o WhatsApp, o live chat e as redes sociais.

Como as ferramentas de autoatendimento estão imersas no ambiente digital, os clientes podem ajudar uns aos outros, compartilhar experiências — sejam elas boas ou ruins — e deixar suas recomendações.

O software de gestão da estratégia omnichannel permite monitorar a experiência do cliente nos mais diversos canais e beneficia o atendimento com base nessas informações, auxiliando a enxergar com clareza a jornada do cliente.

Quer saber mais sobre como o autoatendimento pode trazer benefícios no relacionamento com o cliente?

Entre em contato com um consultor Tactium e faça parte das mais novas tendências em atendimento ao consumidor.

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