Apr
26
25 de abril de 2022 - 17:04

Como-o-varejo-fisico-deve-engajar-clientes-frente-ao-digital-televendas-cobranca-2

A pandemia mudou a percepção e o comportamento dos consumidores. Após meses de distanciamento social, surge um novo desafio para o varejo físico: compreender qual será seu papel com clientes muito mais digitais e e-commerces cada vez mais fortalecidos.

Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), será necessário que as lojas pensem em novas formas de engajamento. “A pandemia acelerou um comportamento digital já esperado antes, pois apenas reforçou que consumir pela internet pode ser mais cômodo e prático em muitas situações. Além de estarem mais conectadas, as pessoas também estão mais inseguras e será essencial entender suas necessidades e expectativas”, comenta Felisoni.

É fato que o volume de compras realizadas no comércio eletrônico será muito maior, mas não substitui a experiência física, segundo o especialista em varejo. “Os canais não precisam competir entre si, mas se integrar. “Deixar o cliente decidir por onde quer comprar e como quer receber. Se prefere a praticidade do digital, comprar sem sair de casa ou um atendimento na loja física, tirar dúvidas pessoalmente e testar ou provar um produto. Essas escolhas dependem de sua disponibilidade, preferências e necessidades”, pondera.

“Mais do que nunca, estamos falando sobre omnichannel no setor, em que os canais se completam e o varejo físico está inteiramente ligado à experiência de compra do cliente, aliando tecnologia e o toque humano. Neste ponto, oferecer uma experiência lúdica e sensorial fará toda a diferença”, completa Felisoni.

Para aprimorar essa experiência, a tecnologia se torna uma forte aliada, possibilitando a criação de espaços dentro da loja para um engajamento seguro, ambientações personalizadas, novas soluções de checkout ou mesmo imersão por realidade aumentada. O uso de dados, por

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: