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Como ser mais criativo com o e-mail marketing

por: Afonso Bazolli
fonte: Akna
16 de março de 2022 - 17:01

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Usar e abusar da criatividade na hora de elaborar seus comunicados pode lhe render ótimos resultados! Uma comunicação diferenciada, com elementos surpresas para sua lista, ajudará a atrair atenção e impulsionar resultados de cliques.

Entretanto, ser criativo com o e-mail marketing exige que você conheça muito bem a sua base. Não é possível encontrar soluções criativas ou uma comunicação diferenciada sem antes ter seus contatos bem desenhados no imaginário, sabendo como eles comportam e que tipo de informação querem obter de você.

Nosso texto irá se focar em aspectos mais práticos e ideias que você pode seguir para ser mais criativo com o e-mail marketing. Repetimos que o requisito é conhecer muito bem o que a sua audiência quer saber, além de como eles querem ser abordados.

Um exemplo claro disso é um negócio cujo assunto é sério, como um serviço financeiro. Dificilmente utilizar saídas que parecem muito criativas, como o uso de memes e virais da internet em sua comunicação, serão efetivas para o seu público. A criatividade, neste sentido, pode acabar saindo pela culatra.

Sendo assim, considere que nossa primeira dica é investir tempo em conhecer muito bem quem é o seu público. Além disso, indicamos que você combine o que é proposto neste texto com nossas indicações de nossa publicação sobre como escrever bons títulos de e-mail marketing.

1. Vá além de cupons de desconto genéricos

Todo mundo gosta de receber cupons de desconto, mas essa técnica pode acabar sendo repetitiva e bem previsível. Utilizar dessa ferramenta com frequência pode acabar com a mágica da coisa, fazendo com que seus contatos esperem o próximo código promocional para enfim fechar uma compra.

O ciclo vicioso pode acontecer com bastante facilidade, então você deve regular a frequência dessas ofertas e pensar em saída um pouco mais criativas na hora de dar um cupom.

Nossa ideia é investir em ofertas personalizadas para seus clientes ou pessoas interessadas em seus produtos. Por exemplo, se um alto número de pessoas adquiriu certos produtos ou acessou páginas específicas de seu site (sem fechar uma venda), você pode usar a personalização ao seu favor e mandar um cupom especialmente para esses contatos!

A oferta de um cupom como esse não possui o mesmo efeito de enviar um e-mail para sua lista geral com um código “SEXTA15OFF”. Estamos falando de uma experiência personalizada e intimidade com seus contatos!

Esse tipo de personalização faz com que seu contato se sinta mais valorizado, conhecido por sua empresa. Fica muito mais fácil desenvolver um relacionamento com sua audiência mostrando que você observa seus interesses e entrega aquilo que é realmente relevante.

2. Tenha uma linguagem única

Ter uma linguagem bem definida para sua empresa, sendo um verdadeiro destaque em comparação com outros players do mercado, também exige certo nível de cautela.

Como falamos anteriormente, talvez não seja a melhor ideia do mundo se um serviço financeiro se basear em memes e humor para a sua comunicação. O trabalho criativo elaborado em peças e e-mails pode até ser incrível, mas é preciso pensar se isso faz sentido para a audiência e se as pessoas desejam ser impactadas por um comunicado sobre este assunto, utilizando esse linguajar.

3. Utilize a estética ao seu favor

Outra possibilidade de desenvolver um trabalho de comunicação com e-mail marketing mais criativo é usando o design ao seu favor.

Seja uma newsletter, um conteúdo recorrente ou até mesmo um de seus e-mails da régua de relacionamento, a disposição do texto e outros elementos escolhidos para compor a mensagem importa muito para a experiência de seu contato.

Aqui vale relembrar que os elementos principais de sua mensagem devem receber destaque (usando tons contrastantes, tamanhos diferenciados) respeitando uma ordem visual de relevância.

Você pode usar fotografias cativantes, imagens que despertam a curiosidade e imaginação ou criar um e-mail que forneça uma verdadeira experiência estética para o seu contato, dependendo claro daquilo que você oferece e em como isso se encaixa com sua marca.

Só tome cuidado ao adicionar muitos elementos gráficos (como imagens e ilustrações) que possam ser mal interpretados por provedores ou serem “pesados”, impedindo o rápido carregamento. Lembre-se também que sua mensagem pode ser lida em diversos dispositivos, com telas em dimensões diferentes.

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