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05 de dezembro de 2021 - 12:01

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Hoje em dia muito se fala em Inteligência Artificial, e esse conceito pode parecer algo muito distante de sua realidade e de difícil aplicação prática. Mas isso não é verdade. Por isso, vou te contar nesse artigo como você pode usar a Inteligência Artificial nas áreas de Marketing e Vendas e assim aumentar sua base de clientes.

Desmistificando a Inteligência Artificial

Muitas pessoas acreditam que a Inteligência Artificial é algo muito distante da sua realidade. Mas, se fizermos uma rápida análise do seu dia-a-dia, já podemos encontrar a IA em muitas atividades.

Digamos que você entra em algum e-commerce e tem a opção de chat ou compra por WhatsApp. Neste caso, é um robô com inteligência artificial que irá iniciar o seu atendimento.

Muitas vezes não nos damos conta, mas a Inteligência Artificial está presente em quase todas as nossas operações atualmente, principalmente no mundo digital.

A inteligência humana é um sistema que permite programações e automatizações baseadas em padrões e em bancos de dados, e que simulam os comportamentos humanos.

Por exemplo, um chatbot com inteligência artificial consegue entender a sua intenção, a partir do momento que você fala um “Olá”. Com base no padrão definido, ele irá te responder, simulando um diálogo com um atendente humano.

A inteligência artificial pode ir de sistemas e padrões mais simples até os mais complexos. Mas para te ajudar na sua estratégia de marketing e vendas, automações simples já trarão vários benefícios para o negócio. Veja os exemplos abaixo.

Exemplos práticos de aplicação da IA

Vou trazer alguns exemplos práticos de como a Inteligência Artificial pode ser aplicada nas áreas de Marketing e Vendas da sua empresa.

Chatbot para atendimento

O chatbot é o principal uso da inteligência artificial nas empresas. Com um chatbot você consegue ter um atendimento otimizado e tirar todas as dúvidas do seu cliente.

Por exemplo, você pode personalizar o seu chatbot para quando o cliente estiver demorando muito na página do carrinho de compras. Neste caso, o bot abrirá automaticamente a janela de conversa e perguntará se o cliente está com alguma dúvida. Isso pode ajudar a diminuir o abandono de carrinhos e aumentar suas vendas.

Apenas a sinalização de existência de um chatbot para atendimento já traz mais confiança do cliente sobre a marca, pois ele sabe que será assistido em qualquer dúvida. Além disso, os clientes buscam cada vez mais um atendimento humano. Os chatbots com inteligência artificial, por exemplo, permitem essa comunicação mais próxima com o cliente.

WhatsApp Business API

O WhatsApp tem ganhado cada vez mais espaço nas estratégias digitais das empresas. Seja para o envio de ações de marketing, seja para a venda de fato.

Graças ao WhatsApp Business API você consegue incorporar um pouco da Inteligência Artificial na ferramenta. Além disso, também tem a possibilidade de integração com outras ferramentas de IA — por exemplo, os chatbots.

Com o WhatsApp Business API você consegue criar automações de atendimento e mensagens instantâneas. Quando integrado a outras plataformas, as possibilidades de uso são inúmeras. Você pode fazer disparo ativo de mensagens promocionais, personalizadas com o perfil do cliente. Também é possível criar perguntas e respostas frequentes e muitos outros usos que vão te ajudar (e muito) a aumentar as vendas do seu negócio.

IA para qualificação de leads

O uso da Inteligência Artificial permite qualificar os leads que entram em seu site e solicitam contato. Por exemplo: com um chatbot, você pode criar algumas perguntas pré-definidas, a fim de entender se aquele possível cliente de fato tem fit e interesse em seu produto.

Essa pré-qualificação ajuda a diminuir retrabalhos da equipe de vendas e aumenta a produtividade da equipe como um todo.

Relacionamento com o cliente

Além de ser usada para atrair e qualificar seus clientes, a Inteligência Artificial também pode ajudar na retenção e no relacionamento.

Com o uso da IA, você pode criar um canal de atendimento para sanar dúvidas ou resolver problemas, por exemplo. Ou seja, o cliente tem à disposição um canal 24 horas por dia, 7 dias na semana.

Além disso, caso o cliente dê o aceite, você pode fazer campanhas de promoção, novidades, melhorias, entre diversas outras opções.

Benefícios da Inteligência Artificial para a empresa

A Inteligência Artificial, assim como outras tecnologias, veio para automatizar e otimizar processos. Reforço que todos os usos e aplicações práticas da IA que citei vão impactar positivamente nas suas vendas e trazer outros benefícios para o negócio.

Além disso, a inovação é necessária para acompanhar os movimentos do mercado. Cada dia mais os consumidores e seus concorrentes estão apostando em novas tecnologias.

Devo lembrar que a Inteligência Artificial ajuda na produtividade da equipe. Afinal, ela faz com que haja mais tempo para atividades estratégicas, otimizando o resultado da empresa como um todo.

Se você ainda não investe nesse tipo de tecnologia, sua empresa pode estar ficando atrás dos concorrentes. A transformação digital já é passado: quem não está apostando nessas inovações tecnológicas, está perdendo cada dia mais espaço no mercado.

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