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Como vender pelo WhatsApp e Telefone. Manual de sobrevivência!

por: Afonso Bazolli
fonte: Foco Consultoria
30 de junho de 2021 - 17:02

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Tive uma primeira semana de quarentena intensa! Minha empresa é especializada em consultoria e treinamento de prospecção e vendas por telefone e WhatsApp. Ajudo pequenas e médias empresas de diferentes segmentos a atingir seus melhores resultados.

Nos últimos dias, a pergunta que mais ouvi foi:

O que eu faço para a minha empresa não parar?

Para ajudar meus clientes me coloquei à disposição para: orientar, apoiar ou simplesmente ouvir. E neste artigo reuni algumas ações e ideias sobre “o que fazer”.

Antes de começar preciso dizer que neste momento de isolamento estas são as perguntas que tem orientado meu trabalho:

O que está sob meu controle AGORA?

O que vou melhorar ou aperfeiçoar AGORA?

O que tenho tempo para fazer AGORA que antes não tinha?

Uma das respostas que faz mais sentido pra mim…

É hora de cuidar dos meus relacionamentos! E isso inclui os meus clientes.

Por isso oriento as empresas que comecem contando para seus clientes como podem acessar seus produtos e serviços remotamente. E pra isso o WhatsApp pode te ajudar. Envie uma mensagem objetiva se colocando à disposição e informando seus canais de venda e atendimento remoto. Faça o mesmo nas redes sociais da sua empresa.

Também recomendo que você fale com seus principais clientes para ouvir como ele está passando por este momento. Faça uma ligação! A sua conexão emocional é maior no contato por telefone do que enviando uma mensagem. Lembrando que estamos todos mais disponíveis para atender uma ligação e conversar. Faça o teste!

Se preferir pode aproveitar estas ligações para fazer pós-venda ou atualização de dados de cadastro (para quem trabalha com ferramentas digitais ter o e-mail correto é essencial). E nada como ter boas informações para que em um momento oportuno você consiga voltar a PROSPECTAR.

Também pode usar estes contatos para coletar depoimentos, engajar seu cliente em outra ação de marketing, falar sobre novidades e lançamentos. Aproveite bem a disponibilidade do seu cliente e fuja do tema pandemia!

Nos meus contatos (sim, eu também estou cuidando dos meus relacionamentos) tenho tido oportunidade para reforçar que meu trabalho de consultoria e treinamentos além de presencial também pode ser online. E com isso tenho conseguido enxergar novas oportunidades!

Já que é tempo de melhorar ou aperfeiçoar relacionamentos olhe para sua base de clientes. Quem são os clientes mais rentáveis da sua empresa?

Esta informação te indica onde estão suas FUTURAS MELHORES OPORTUNIDADES COMERCIAIS e também quem são os clientes que você simplesmente não pode perder. Atenção redobrada para insatisfações ou reclamações daqueles com melhor relação faturamento x margem.

Se você ainda tem dúvidas se as suas vendas podem ser fomentadas por telefone ou WhatsApp leia esta dicas:

Preciso dizer que para alguns negócios o aplicativo é uma ferramenta de venda e para outros uma ferramenta de apoio a vendas. É essencial que o profissional que use o WhatsApp tenha esta percepção, pois o aplicativo não é a ‘salvação para todas as vendas’. O telefone em algumas situações é mais que recomendado. Simples assim!

Abuse do recurso de status, mas cuidado com listas de transmissão. Elas têm limites na quantidade de mensagens enviadas e o mau uso pode ocasionar o bloqueio do seu número. Sugiro trabalhar listas segmentadas por produto/serviço ou perfil de cliente.

Ah! Cuidado também com o compartilhamento de vídeos. Há notícias de que o WhatsApp pode restringir o tempo dos vídeos compartilhados neste momento de quarentena.

Já usa o WhatsApp Business? Então, você já sabe que ele tem funcionalidades como: mensagem automática, respostas rápidas e etiquetas que ajudam na organização e profissionalização dos seus contatos.

Use links de pagamento/maquinha online pra ter mais segurança financeira e não precisar manusear os cartões. Para usar este recurso não precisa ter loja virtual. Você pode mandar o link pelo WhatsApp e com isso evitar golpes e otimizar as entregas. Fale com sua operadora de cartão se eles têm este serviço.

Por fim, mas não menos importante aproveite para ajustar processos de relacionamento com clientes. Olhe para o seu pós-venda, por exemplo!

No mais, cuide de você e da sua equipe!

Respira fundo e concentre-se em fazer AGORA o que só depende de você!

Se precisar de ajuda na sua empresa conte comigo!

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