Mar
22
21 de março de 2018 - 18:08

Como-voce-fala-com-seu-consumidor-um-pequeno-guia-de-boas-praticas-no-atendimento-televendas-cobranca

Por: Yara Aguiar

Com a atual situação econômica do país, muitas empresas têm buscado diferenciais para manter seus clientes e sofrer o mínimo com os impactos da crise.

Atualmente, temos uma gama enorme de marcas que oferecem um mesmo produto ou serviço, dificultando o trabalho de fidelização do cliente. Se o seu serviço ou produto não atingir as expectativas do consumidor, ele simplesmente irá buscar uma outra marca que lhe agrade mais.

Com isso, muitos empresários se questionam: onde posso mostrar que sou diferente? Onde meu investimento não será perdido?

Aqui vai uma dica muito legal: Invista no atendimento da sua empresa. Uma boa forma de manter seus clientes é oferecer um bom pós-vendas e um atendimento diferenciado, que faça aquele consumidor se encantar com a sua empresa.

O atendimento é a oportunidade que a empresa tem de reverter a insatisfação do cliente. No Brasil, o consumidor já está habituado a morosidade do atendimento, da solução do problema. Quantas vezes nos deparamos com problemas ou dúvidas e só de pensar em ligar para a empresa já ficamos com preguiça?

Por isso, nesse artigo vamos dar algumas dicas que podem garantir a satisfação do seu cliente.

Não peça para que o cliente busque outros canais de atendimento da empresa

Atenda o consumidor no canal onde ele te procurar. Além do consumidor não se sentir “jogado” de um lado para o outro, isso gera menos retrabalho para a empresa e o tempo pode ser aplicado em outras atividades.

Caso o setor com o qual ele entrou em contato não seja o correto, ao invés de pedir para que ligue para outro telefone ou busque outro local, tente você mesmo transferir, ou anote seu contato. Peça para que o setor responsável da empresa entre em contato com ele.

Além de economizar tempo e trabalho, você deixa um consumidor mais feliz!

Não responda de forma automática

O consumidor gastou o tempo dele para entrar em contato, elaborou um texto para relatar todo um problema de insatisfação que a empresa gerou. Responder de forma robótica dá a ele a sensação de “sou apenas mais um”.

Uma resposta personalizada, que se dirija diretamente ao cliente, que aborde de forma única seu problema, é um diferencial. Ele se sente especial e abraçado por sua empresa, e isso com certeza gera maior satisfação com o atendimento.

Resolva o problema do cliente o quanto antes!

Quanto mais rápido o problema daquele cliente for solucionado, maior a probabilidade de satisfação. Lembre-se que muitas vezes o consumidor indica a empresa pelo o atendimento que recebeu.

Quantas vezes já ouvimos ou falamos “Comprei de empresa ‘X’, meu produto veio com defeito, mas eles trocaram tão rápido! Recomendo a empresa pois sei que se der problema, o suporte é ótimo”.

Cuidado com a linguagem e postura ao falar com o cliente

Não é muito chato quando ligamos para algum lugar e somos atendidos dessa forma: “Sra, vou estar encaminhando a sua solicitação para o setor responsável providenciar a solução em até 3 dias úteis”? Agora imagine essa frase com um tom desanimador.

Primeiro, esqueça o “vou estar encaminhando, vou estar fazendo”. Gerundismo é horrível e deixa uma péssima impressão quanto ao atendimento de sua empresa.

Fique atento ao seu tom ao falar com o cliente. Ninguém gosta de ser atendido por alguém desanimado e sem o mínimo interesse no seu problema. Trate seus clientes da forma como você gostaria de ser tratado.

Por fim, existem mil maneiras de encantar o seu cliente, tudo vai depender do objetivo da empresa. E lembre-se sempre: Toda empresa tem problemas, mas boa mesmo é aquela que consegue resolvê-los!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: