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11 de maio de 2020 - 17:01

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A Comunicação Integrada de Markting (CIM) confere à empresa uma única voz, transmitindo uma mensagem clara e coesa, por meio de diferentes canais de mídia.

Em função das novas demandas multicanais dos consumidores, integrar as ações de comunicação é fundamental para alcançar resultados efetivos com as campanhas de marketing. Somente uma comunicação coerente e contínua, alinhada com o branding da marca, poderá trazer resultados satisfatórios.

Neste post trazemos todas as respostas sobre o assunto, da definição à prática. Confira!

O que é Comunicação Integrada?

A American Marketing Association (AMA) conceituou Comunicação Integrada como um planejamento desenhado para garantir que todos os contatos realizados (seja para divulgar produtos, serviços ou a própria empresa) sejam relevantes para o cliente e consistentes ao longo da jornada de compras.

Podemos complementar com uma fala de Philip Kotler, tido pela própria AMA como o marketeiro mais influente do mundo. Segundo ele, “a Comunicação Integrada de Marketing é abordar todo o processo de marketing a partir da perspectiva de quem o recebe”. Ou seja, o foco aqui é o cliente.

A partir desse conceito, na prática, é a capacidade de transmitir mensagens, independentemente do canal ou formato do conteúdo, usando o mesmo tom de voz, com todas as formas de comunicação alinhadas a um objetivo maior e único.

Significa dizer que todo o conteúdo produzido para o blog da empresa, as informações institucionais apresentadas no site, as estratégias de marketing direto, as mensagens que compõem o e-mail marketing, bem como as propagandas e as promoções realizadas nas redes sociais precisam usar a mesma linguagem.

Vale dizer que vai além da interação da empresa com os consumidores. O tom único da comunicação deve prevalecer também no contato com a imprensa, com os colaboradores, com o governo e com a sociedade.

Por fim, a CIM visa combinar ações de diferentes setores de comunicação da empresa, com o objetivo de entregar uma mensagem que fortaleça a marca e a cultura da organização.

Dessa maneira, engloba todos os porta-vozes da empresa, do assessor de imprensa ao redator de blogposts, passando pelo operador da central de atendimento.

Quais são as principais vantagens?

Adotar uma estratégia de Comunicação Integrada de Marketing traz muitos benefícios tanto para a empresa quanto para o cliente. Desde a uniformidade do discurso ao aumento da efetividade das promoções, se tornando uma vantagem competitiva.

Do ponto de vista da empresa

Para a empresa, podemos citar os seguintes benefícios:

efetividade da promoção: o impacto de uma mensagem unificada é maior do que o de várias mensagens desconexas;

diminuição de custos: a ação integrada previne desalinhamentos, evitando confusão e retrabalho, além de possibilitar o aproveitamento de peças gráficas em diferentes mídias e uma gestão única das diversas áreas de marketing;

alinhamento entre o marketing tradicional e o digital: por meio de estratégias complementares, uma vez que um não substitui o outro;

reforço no posicionamento: por meio de uma mensagem única e coesa, dando uma só voz à empresa, alinhada com sua missão, visão e seus valores;

fortalecimento da marca: influenciando a imagem que o público tem da empresa;

redução de tickets: com uma comunicação coerente, diminuem as dúvidas e questionamentos dos clientes.

Benefícios para o cliente

Já do ponto de vista do cliente, as vantagens são:

uniformidade da brand voice: ao encontrar informações consistentes e complementares nos diversos canais da empresa, o consumidor se sente mais seguro e esclarecido;

resolução de problemas: a comunicação integrada é muito mais eficiente na resolução de chamados, além de prever possíveis problemas;

informações relevantes: receber promoções e ofertas que levam em conta os seus interesses e a sua jornada pessoal de compras;

sensação de ser ouvido: uma vez que uma das premissas da CIM é compreender como o cliente recebe a mensagem.

Como fazer na prática?

O marketing é composto de 4 grandes áreas (4Ps): Produto, Preço, Praça e Promoção. Embora a comunicação se ocupe mais do último deles, realizando esforços para promover negócios, em se tratando de CIM, os efeitos vão muito além.

O mix de comunicação é formado por diversas peças — propaganda, vendas diretas, promoção, relações-públicas, marketing direto e digital — sendo cada um atrelado a um canal.

Consumidores multicanais

A CIM surge para atender a uma demanda imposta pela transformação digital dentro das empresas. A era da experiência trouxe consumidores mais exigentes, que transitam em múltiplos canais antes de realizarem uma compra.

Apesar do crescimento da presença digital, a comunicação online não pode perder contato com a que é feita no universo offline, devendo ser integrada e complementar. O que reforça uma forte tendência, o marketing omnichannel.

Dessa maneira, é fundamental considerar os 4Cs da Comunicação Integrada:

Coerência

Ligação lógica entre as mensagens transmitidas em todos os canais de comunicação.

Consistência

Esforços promocionais falam a mesma língua, mantendo o sentido do que a empresa deseja transmitir, suportando e reforçando sua marca. Sem contradições.

Continuidade

Comunicação integrada e consistente mesmo com o passar do tempo, por meio de uma sequência de mensagens encadeadas que conduzem o cliente pelo funil de vendas.

Complementaridade

Mensagens complementares entre si, formando uma comunicação completa, detalhada e relevante para o cliente, favorecida pela integração entre canais.

Qual é a importância de utilizar uma plataforma de gerenciamento?

Diante da multiplicidade de canais, realizar uma abordagem 360º e implementar uma comunicação integrada pode se tornar uma tarefa complexa.

Daí a necessidade de se apoiar nas ferramentas tecnológicas disponíveis, como as de automação de marketing e as plataformas para gerenciar a jornada do cliente e gerir campanhas.

Essas plataformas integradas possibilitam a coordenação de ações em diversos canais, por meio de uma única interface, facilitando o planejamento e a interação entre todas as áreas de comunicação, bem como o monitoramento dos resultados.

A comunicação é uma das áreas que mais vem sofrendo os impactos da transformação digital. Em meio ao excesso de informações zumbindo no ouvido dos clientes, apenas uma mensagem suficientemente clara e objetiva poderá sobressair.

A Comunicação Integrada (CIM) garante a entrega dessa mensagem coerente, em todos os canais em que o consumidor estiver presente.

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