Os consumidores são bombardeados diariamente com uma série de anúncios de produtos e serviços, por e-mail, SMS, redes sociais e, também, por telefone. Dessa forma, para atrair a valiosa atenção desse público é necessário utilizar técnicas de vendas efetivas.
Em um mercado extremamente competitivo, em que existem milhares de empresas oferecendo o mesmo produto ou serviço, são as técnicas de vendas e a qualidade no atendimento telefônico que vão definir o sucesso da negociação, além de oferecer um diferencial competitivo.
É importante lembrar que não existe uma fórmula mágica para o vendedor seguir. No entanto, algumas técnicas de vendas, utilizadas no momento da abordagem, podem auxiliar a aumentar as vendas e fidelizar clientes.
3 técnicas de vendas que vão impulsionar os resultados da sua equipe comercial
Veja, a seguir, três técnicas de vendas que vão ajudá-lo a encantar o cliente no primeiro contato telefônico.
1. Adapte e personalize seu atendimento
A personalização é necessária em qualquer tipo de contato com o público e não é diferente no atendimento telefônico. Os consumidores valorizam um atendimento humanizado, ou seja, não faz mais sentido utilizar métodos ultrapassados que envolvem uma abordagem mecânica e impessoal.
É preciso entender que o vendedor irá se deparar com clientes dos mais variados perfis, que demandam linguagens e abordagens diferentes. O vendedor deve ter o feeling de identificar essas peculiaridades e adaptar o seu atendimento com foco no perfil do cliente.
2. Conquiste a confiança do cliente
Com acesso a cada vez mais informações sobre a empresa e sua concorrência, os consumidores estão mais dispostos a fazer negócios com quem conhecem e confiam. Dessa forma, é essencial criar um vínculo com o cliente.
Embora o atendimento telefônico pareça mais impessoal, é possível estabelecer essa relação, construindo um rapport com o prospect. O termo, originário da psicologia, diz respeito à técnica de criar uma ligação de empatia com o cliente, o que favorece a construção de um vínculo de confiança entre as duas partes.
Mas, como isso é possível? Saiba ouvir o cliente e identificar suas principais “dores”, ou seja, entenda qual a necessidade dele. Demonstre estar preocupado com a satisfação dele e não com a venda em si.
3. Agregue valor ao cliente
Após adaptar a linguagem ao perfil do seu cliente e criar uma relação de confiança com ele, chegou a hora de identificar a melhor solução para a necessidade dele. Cabe ao vendedor agregar valor na experiência de compra do consumidor, desde o primeiro contato com a empresa.
Oferecer assistência além do que pede o script de atendimento, conduzir uma conversa descontraída e demonstrar interesse genuíno no cliente e na resolução de seu problema são exemplos de práticas que vão proporcionar uma excelente experiência de compra.
Saiba como uma plataforma de voz facilita suas análises e vendas
O melhor caminho para identificar quais técnicas de vendas funcionam melhor para o seu negócio é acompanhar indicadores do próprio atendimento da sua empresa.
Por meio de um controle de ligações é possível identificar falhas, pontos que podem ser aprimorados, bem como os pontos fortes que podem guiar novas estratégias.
Percebendo essa necessidade, a Novax Telecom desenvolveu uma plataforma de voz completa com gestão 100% via web e em tempo real.
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