Aug
21

Conheça as principais técnicas de vendas por telefone

por: Afonso Bazolli
fonte: Novax Telecom
20 de agosto de 2019 - 17:04

Conheca-as-principais-tecnicas-de-vendas-por-telefone-televendas-cobranca-1

Os consumidores são bombardeados diariamente com uma série de anúncios de produtos e serviços, por e-mail, SMS, redes sociais e, também, por telefone. Dessa forma, para atrair a valiosa atenção desse público é necessário utilizar técnicas de vendas efetivas.

Em um mercado extremamente competitivo, em que existem milhares de empresas oferecendo o mesmo produto ou serviço, são as técnicas de vendas e a qualidade no atendimento telefônico que vão definir o sucesso da negociação, além de oferecer um diferencial competitivo.

É importante lembrar que não existe uma fórmula mágica para o vendedor seguir. No entanto, algumas técnicas de vendas, utilizadas no momento da abordagem, podem auxiliar a aumentar as vendas e fidelizar clientes.

3 técnicas de vendas que vão impulsionar os resultados da sua equipe comercial

Veja, a seguir, três técnicas de vendas que vão ajudá-lo a encantar o cliente no primeiro contato telefônico.

1. Adapte e personalize seu atendimento

A personalização é necessária em qualquer tipo de contato com o público e não é diferente no atendimento telefônico. Os consumidores valorizam um atendimento humanizado, ou seja, não faz mais sentido utilizar métodos ultrapassados que envolvem uma abordagem mecânica e impessoal.

É preciso entender que o vendedor irá se deparar com clientes dos mais variados perfis, que demandam linguagens e abordagens diferentes. O vendedor deve ter o feeling de identificar essas peculiaridades e adaptar o seu atendimento com foco no perfil do cliente.

2. Conquiste a confiança do cliente

Com acesso a cada vez mais informações sobre a empresa e sua concorrência, os consumidores estão mais dispostos a fazer negócios com quem conhecem e confiam. Dessa forma, é essencial criar um vínculo com o cliente.

Embora o atendimento telefônico pareça mais impessoal, é possível estabelecer essa relação, construindo um rapport com o prospect. O termo, originário da psicologia, diz respeito à técnica de criar uma ligação de empatia com o cliente, o que favorece a construção de um vínculo de confiança entre as duas partes.

Mas, como isso é possível? Saiba ouvir o cliente e identificar suas principais “dores”, ou seja, entenda qual a necessidade dele. Demonstre estar preocupado com a satisfação dele e não com a venda em si.

3. Agregue valor ao cliente

Após adaptar a linguagem ao perfil do seu cliente e criar uma relação de confiança com ele, chegou a hora de identificar a melhor solução para a necessidade dele. Cabe ao vendedor agregar valor na experiência de compra do consumidor, desde o primeiro contato com a empresa.

Oferecer assistência além do que pede o script de atendimento, conduzir uma conversa descontraída e demonstrar interesse genuíno no cliente e na resolução de seu problema são exemplos de práticas que vão proporcionar uma excelente experiência de compra.

Saiba como uma plataforma de voz facilita suas análises e vendas

O melhor caminho para identificar quais técnicas de vendas funcionam melhor para o seu negócio é acompanhar indicadores do próprio atendimento da sua empresa.

Por meio de um controle de ligações é possível identificar falhas, pontos que podem ser aprimorados, bem como os pontos fortes que podem guiar novas estratégias.

Percebendo essa necessidade, a Novax Telecom desenvolveu uma plataforma de voz completa com gestão 100% via web e em tempo real.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: