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Consumidor 3.0: como atendê-lo?

por: Afonso Bazolli
fonte: GVP
17 de fevereiro de 2020 - 17:02 - atualizado às 17:34

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Com o passar dos anos e com os avanços tecnológicos das últimas décadas, o perfil dos consumidores passou por mudanças significativas. Para se adaptarem ao meio e ao mercado atual, os clientes desenvolveram características que levaram a mudanças expressivas na forma como as empresas interagem com o seu público.

Hoje, estamos diante do consumidor 3.0, que cresceu dentro da internet, na chamada “Era Digital”. Para esse público, as redes sociais e os demais canais online representam as melhores formas de comunicação com as companhias. Praticidade, rapidez e assertividade são pontos inquestionáveis para o consumidor 3.0.

Então, para atendê-lo de forma eficaz basta ter um perfil nas redes sociais? A resposta é não. Na sequência deste artigo, vamos apresentar dicas de como atender bem o consumidor 3.0, superando as suas necessidades e expectativas. Não perca!

Conheça o perfil do consumidor 3.0

Antes de traçar uma boa estratégia de atendimento, é importante que a empresa conheça o perfil do consumidor 3.0. Assim como os demais clientes, esse público também busca boas condições de compra, com preços acessíveis, mas isso já não é prioridade em muitas situações.

Um atendimento rápido, esclarecedor, educado e assertivo é capaz de atrair o consumidor 3.0 para sua empresa mesmo que a concorrência ofereça um preço menor. Claro que é importante investir em preços competitivos e em produtos de alta qualidade para despertar o interesse do consumidor 3.0 e retê-lo, mas o atendimento ao cliente deve fazer parte das prioridades do seu negócio.

Confira algumas características desse público:

- O consumidor 3.0 é altamente informado e conta com os recursos tecnológicos para ampliar os seus conhecimentos, inclusive sobre sua empresa, produtos ou serviços;

- É amplamente conectado;

- Valoriza as empresas que oferecem vantagens exclusivas, como promoções e descontos;

- Busca a opinião de outros clientes antes de fechar um negócio;

- Considera a internet um local seguro para pesquisas e compras online;

- Espera ter uma experiência memorável. Assim, no futuro, o consumidor 3.0 se tornará um propagador espontâneo da empresa.

Saiba como promover um atendimento de excelência

Como vimos, o consumidor 3.0 espera que as empresas ofereçam um atendimento de excelência, se possível em seus canais favoritos, como redes sociais, chats e aplicativos móveis. Mas, é importante ressaltar que esse público, com perfil digital, também valoriza outros meios de interação mais tradicionais, como telefone e e-mail.

Por isso, para promover um atendimento diferenciado para o consumidor 3.0 é preciso investir em um bom sistema multicanal. Com a plataforma GVP, por exemplo, é possível integrar canais estratégicos para a operação, como chat, e-mail, telefone (com URA, CTI e discador), SMS, redes sociais e automação de processos via Robot. Além disso, o software também permite a integração com outros recursos importantes para a consolidação da sua empresa, como CRM, ERP e e-commerce.

Essa integração oferecida pela plataforma GVP ajuda a sua marca a atrair e reter o consumidor 3.0, oferecendo a ele um atendimento de qualidade, ágil, assertivo e móvel, pontos considerados primordiais por esse público.

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